Se a sensação de boca seca persiste por alguns dias, é recomendado que se consulte um médico, já que a xerostomia pode ser um sintoma de diabetes e de síndrome de Sjögren. Por ano, a Rede D'Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência.
Na medicina, o termo xerostomia é utilizado para designar a sensação de boca e garganta seca – que pode acontecer por diversos fatores, como desidratação, apneia do sono, respiração pela boca, hábito de fumar, consumir álcool e não cuidar da saúde bucal. Apesar de parecer inofensivo, na verdade, o quadro é preocupante.
A boca seca pode também decorrer de deficiências nutricionais, como a falta de vitamina A e a riboflavina (vitamina B2). Há vários sintomas presentes na ocorrência da boca seca: Secura na boca e na garganta. Saliva mais viscosa.
Boca seca: dentista explica causas e tratamento da xerostomia
Qual é o motivo da boca muito seca?
A gravidez pode causar uma série de problemas de sono, tais como insónia, dificuldade em adormecer, ressonar e apneia do sono. Estas duas últimas condições podem causar uma respiração de boca aberta que, por sua vez, seca a boca e torna mais difícil a produção de saliva.
Os tipos de medicamento que afetam as glândulas salivares são os seguintes: Anti-histamínicos: Esta categoria de medicamento afeta a produção de saliva. Entre eles estão: Benadryl, Claritin, Zyrtec, etc. Antidepressivos: As pessoas que tomam antidepressivos também apresentam problemas de boca seca.
Utilize produtos ricos em ativos reparadores e hidratantes, como vitamina E, pantenol, manteiga de karité e manteiga de cacau. Eles ajudarão a restaurar e reparar a barreira labial. Evite o contato dos lábios com a saliva, pois ela possui pH ácido e contribui para o ressecamento da região.
Duas das principais causas de boca seca para as pessoas com diabetes são os efeitos colaterais dos medicamentos e os níveis elevados de açúcar no sangue. Outras causas, não relacionadas diretamente com diabetes, mas que podem agravar o problema são: má hidratação, respiração pela boca e tabagismo.
Você deve ter se perguntado: qual é a relação de problemas na tireoide com a sensação de boca seca? Em linhas gerais, o ataque na glândula causa inflamação na região, que pode evoluir para hipertiroidismo ou hipotiroidismo. E a xerostomia é um dos sintomas que indicam alterações na tireoide.
Para prevenir e melhorar a produção salivar: – Faça a ingestão de líquidos durante o dia todo, evitando consumir água muito gelada; – Use gomas de mascar e produtos cítricos para estimular o fluxo de saliva. – Diminua o consumo de bebidas com cafeína (café /chá e refrigerantes).
A síndrome de Sjögren é uma doença autoimune do tecido conjuntivo comum e é caracterizada pela secura excessiva dos olhos, boca e outras membranas mucosas. Os leucócitos podem se infiltrar nas glândulas que secretam líquidos lesionando-as e, às vezes, outros órgãos podem ser lesionados.
O que significa ficar com a boca seca durante a noite?
O que causa a sensação de boca seca durante a noite? A primeira coisa que deve ter em conta é que o nosso corpo produz naturalmente menos saliva à noite, uma vez que não estamos a digerir comida, pelo há uma tendência para a boca ficar mais seca à noite. Também pode sentir a boca seca se dormir com a boca aberta.
Causas como ansiedade e stress podem gerar essa sensação de boca seca, procure hidratar bastante ingerindo bastante água e se possível introduzir em sua alimentação alimentos com teor mais cítrico como limão, tomate, laranja etc, caso você avalie persistir esse problema, procure realizar uma avaliação especializada ...
A ingestão de açúcar e sal em excesso pode interferir na produção de saliva e afetar o funcionamento adequado do organismo, resultando na diminuição da produção de saliva. Fumar e ingerir bebidas alcoólicas influenciam de maneira negativa no organismo, o que inclui a saúde bucal.
Ótimas opções de chá para boca seca são o chá de gengibre ou de camomila, que devem ser ingeridos em pequenos goles, várias vezes ao dia. Estas plantas estimulam a produção de saliva e exercem ainda um efeito benéfico em dificuldades de digestão, o que pode ser um problema associado a boca seca.
Sentir sede excessiva é indicativo de desidratação ou doença a ser investigada. É natural beber líquidos e, às vezes, o organismo nos pede um pouco mais de água. Sede excessiva e boca seca quando associados, é chamado pelos médicos de polidipsia.
A boca seca pode ser simplesmente um sintoma de que a pessoa está levemente desidratada e que precisa ingerir mais água, mas também pode acontecer em pessoas que estão muito estressadas ou passando por períodos de extrema pressão.
O lip balm, conforme a dermatologista, é o produto mais adequado para hidratar, regenerar e prevenir o ressecamento - alguns podem conter fatores de proteção solar (FPS) e substâncias benéficas labiais como manteiga de karité, ceramidas, glicerina de soja, ácido hialurônico, dexpantenol e vitamina E.
dificuldade em engolir, já que a falta de saliva afeta a mastigação da comida; mau hálito, pois a secura na boca causa a proliferação das bactérias ruins; lábios rachados, secos ou doloridos, pela falta de umidade na boca; dificuldade na fala, pois a saliva ajuda na dicção das palavras.
Às vezes, o ressecamento labial pode ser sintoma de alguma doença. A diabetes, por exemplo, gera muito açúcar na corrente sanguínea, que desequilibra o pH da boca e diminui a umidade nos lábios. Além disso, o ressecamento labial pode ser sinal de anemia ou da falta de certos nutrientes, como niacina e zinco.
No caso dos cálculos das glândulas salivares, as pessoas podem tomar analgésicos, beber mais líquidos, massagear as glândulas, aplicar compressas mornas e estimular o fluxo com suco de limão ou chicletes, balas azedinhas, ou uma combinação deles.