Quando a temperatura normal do seu corpo aumenta, é sinal de que ele está tentando combater algum processo inflamatório ou infeccioso. Em todo o mundo, a febre é uma das queixas mais frequentes entre as pessoas que buscam o pronto atendimento médico.
Em geral, a febre é um sintoma passageiro e ao perceber esse quadro o paciente deve buscar auxílio médico para descobrir qual é a real causa do problema. Medir a temperatura várias vezes ao dia ajuda a identificar se a condição está melhorando ou piorando.
A febre que vai e volta, conhecida também como febre intermitente, é um tipo de febre que aparece somente em algumas horas do dia, vai embora e, depois, retorna novamente, e que pode ter diversas causas, principalmente relacionadas a infecções, como malária, leptospirose, Zika ou tuberculose, por exemplo.
Por esse motivo, aliás, a febre nem sempre precisa ser tratada, sabia? Há casos em que ela é um sintoma autolimitado, ou seja, se resolve espontaneamente em até três dias2.
Temperatura do banho na febre | Drauzio Comenta #48
Quando a febre está passando?
Quando a temperatura do corpo aumenta, microrganismos invasores, como vírus e bactérias, têm dificuldade para continuar se multiplicando e morrem. Depois de combater esses microrganismos, o corpo precisa voltar para sua temperatura normal e, para isso, o suor é a forma mais eficaz2.
A maior parte das pessoas recupera-se de febres comuns naturalmente, com o tempo, conforme o sistema imunológico age. Mas como o estado febril traz sintomas desagradáveis, muitos apelam para medicamentos desnecessariamente.
Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.
Dependendo da idade da pessoa, de outros sintomas e de estados clínicos conhecidos, o médico pode pedir para a pessoa ir para avaliação ou recomendar tratamento em casa. Geralmente, as pessoas devem consultar um médico se a febre durar mais de 3 ou 4 dias, independente de outros sintomas.
Verdade! O elevamento da temperatura corporal é um processo natural do nosso organismo que o deixa em estado de prontidão e ajuda a lutar contra as infecções. Esse aumento da temperatura aumenta a produção das células de defesa, reforçando o combate a vírus e bactérias.
Ambiente Confortável: Por fim, vestir roupas leves e manter o ambiente bem ventilado contribui para a dissipação do calor corporal. Da mesma forma, utilizar ventiladores ou ar-condicionado pode ajudar a criar um local mais confortável para quem está com febre.
Ou seja, é aquela febre que vai e volta. Esse breve retorno à normalidade acontece pelo menos uma vez a cada 24 horas. Uma causa que pode levar a febre intermitente é o contato do ser humano com as bactérias intermitentes, como é o caso da malária, da tuberculose e da leptospirose.
Entenda! A chamada febre intermitente é aquela que se caracteriza pelo efeito “vai e volta. Ou seja, ela está presente em apenas algumas horas durante o dia. A febre intermitente parece ser apenas uma febre comum, mas tem fatores peculiares que podem configurar algumas doenças13.
Com isso em mente, se seu filho estiver agindo normalmente durante o dia (brincando, comendo e tomando líquidos, por exemplo), não há problema em deixá-lo dormir3. Em linhas gerais, dormir com febre não é visto como algo perigoso.
A temperatura normal do corpo varia entre 36º C e 36,7º C, podendo ser mais baixa pela manhã e mais alta no fim da tarde ou à noite. Geralmente, alterações de até um grau podem ser absolutamente aceitáveis.
No caso da febre, ela costuma ser mais alta à noite devido aos hormônios que controlam a temperatura do corpo e que são mais ativos durante esse período. Essas situações de aumento da tosse e da febre à noite também podem ocorrer com adolescentes e adultos, pelos mesmos motivos acima mencionados.
Mito. Na maioria das vezes, os quadros febris são causados por infecções, principalmente as virais, como resfriados, gripe, dengue, febre amarela ou covid, por exemplo; outra causa são as infecções bacterianas, como pneumonias, otites e meningites.
A temperatura corporal tende a ser mais baixa pela manhã, mas aumenta um ou dois graus ao fim do dia. Para algumas pessoas, as febres causadas pela Covid-19 tendem a aumentar à noite, assim como nossas temperaturas normalmente flutuam.
Valor máximo já atingido pelos termômetros foi de 56,7ºC, no Vale da Morte, na Califórnia, em 1913. As primeiras semanas de julho foram marcadas pela onda de calor intenso no hemisfério norte, com direito ao recorde de dia mais quente já registrado na história.
Mito. A febre é um mecanismo de defesa do corpo e por isso algumas pessoas acreditam que tomar medidas para baixar a temperatura pode atrapalhar a resposta imune do organismo, o que não é verdade. Se a pessoa com febre está se sentindo mal, é importante tomar medidas para reduzir a temperatura e o desconforto.
Como a febre é um mecanismo de defesa do corpo e o aumento da temperatura ajuda no combate a vírus e bactérias, o ideal é deixá-la fazer o seu trabalho. Isso mesmo! A febre é apenas um sintoma, não é uma doença e só precisa de controle nos casos em que compromete o estado geral do paciente.
De manhã, registramos uma temperatura mais baixa e, com o tempo, ela sobe um pouco. “Consideramos normal entre 35.3ºC e 37.7ºC”, complementa a médica. A partir de 37.8ºC, entende-se que o aumento da temperatura é anormal e, por isso, chamamos de febre.