As tintas à base de óleo ou solvente costumam ter um prazo de validade de 15 anos, por exemplo. Já as acrílicas ou à base de água possuem uma durabilidade um pouco menor, de 10 anos. Entretanto, caso a lata de tinta esteja aberta, independentemente do tipo, o prazo é de 2 anos.
Observe se há interrupções, listras ou áreas em branco nas impressões. Isso pode indicar que a tinta não está fluindo corretamente. Bolinhas na tinta: Verifique a tinta no reservatório. Se notar pequenas bolinhas flutuando, isso indica que a tinta está estragada.
Então, como descartar resto de tinta solidificada? Use uma espátula para remover todo o material. Enrole-o em um jornal e descarte junto aos rejeitos encaminhados ao aterro sanitário.
A tinta tem validade de dois anos depois de aberta. Para obter a melhor durabilidade possível, recomendamos que ela não seja completamente diluída assim que for usada. A tinta diluída não pode ser reutilizada, perdendo as propriedades e até causando mau cheiro.
Tintas vencidas, podres ou estragadas!?🤮( Não jogue fora ). Faça isso😉!
Onde jogar tinta vencida?
Envolva o resto de tinta num jornal e descarte no lixo comum. Outra dica é despejar a tinta em um pouco de areia e aguardar a secagem para depois descartar junto com os resíduos úmidos.
A cebola é um dos produtos naturais que melhor absorve odores. Pegue um recipiente e coloque nele uma cebola fatiada e um pouco de água. Em seguida, coloque no cômodo com cheiro de tinta. Você vai notar que aos poucos ela vai absorvendo e fazendo o odor sumir.
Cebola. Para evitar o cheiro forte de tinta durante a pintura do ambiente, coloque uma cebola grande cortada, dentro de uma panela com água fria e deixe no espaço. Em pouco tempo, os odores serão absorvidos pela cebola. A cebola ajuda a reduzir o cheiro de tinta durante a pintura.
Normalmente, a maioria pede para diluir com até 30% de água, mas isso pode variar. Ao verificar a quantidade indicada para o tipo de tinta escolhido, você deve acrescentar a água na própria lata ou galão, misturando bem com o mexedor. Depois, é só aplicá-la.
Hoje em dia, o prazo médio de validade das tintas é de três anos para as feitas à base de água e de quatro anos para as com base de solvente. Ou seja, você pode comprar aquela cor esdrúxula e ainda ter tempo para decidir se vai colocar na parede.
A loja que vende a tinta vencida é primeiro, autuada, e pode pagar multa de até 3 milhões de reais posteriormente, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
A longevidade, porém, depende da armazenagem correta e da conservação da embalagem. A Folha apurou que a durabilidade pode dobrar em relação ao prazo de validade que, em média, é de três anos, para tintas à base de solvente, e de dois anos, para a versão látex, à base de água.
A tinta vencida ainda pode ser utilizada se estiver em boas condições e se seguir algumas precauções: Verificação: Verifique se a tinta vencida não apresenta sinais de deterioração, como cheiro forte, textura grossa ou separação de componentes.
A qualidade de uma boa tinta é identificada muito antes da cor. Através de critérios técnicos são analisados rendimento, cobertura, brilho, secagem e lavabilidade das tintas. Tudo isso realizado pelo Programa Setorial da Qualidade – Tintas Imobiliárias.
Quais os sintomas de intoxicação por cheiro de tinta?
Esse cheiro de tinta pode desencadear reações alérgicas em pessoas sensíveis, provocando sintomas como espirros, coceira nos olhos, erupções cutâneas e dificuldade respiratória, provocando não apenas desconfortos desagradáveis, mas, também, prejuízo financeiro com consultas médicas e compras de medicamentos.
O que fazer com a tinta quando ela está com mau cheiro?
Coloque algumas bolsas de carvão ativado no ambiente. Elas ajudarão a absorver os odores da tinta. Bicarbonato de Sódio: O bicarbonato de sódio é outro absorvente de odores. Polvilhe-o sobre a parede e deixe agir por algumas horas ou até mesmo durante a noite.
Lavar bem a sua pele. Administrar oxigênio ou, em casos graves, ventilação mecânica se houver problemas respiratórios. Administrar cuidados no hospital até que se recupere. Prescrever um medicamento para prevenir uma infecção.
Para os quartos, a questão vai muito além do gostar ou não do cheiro, já que é extremamente perigoso dormir em um quarto recém-pintado. Quem já passou por essa situação sabe muito bem que o cheiro de tinta pode demorar dias para sair.
O cheiro da tinta não é realmente perigoso se a exposição a este for de curta duração. Haveria motivo para preocupações se os bebés estivessem sujeitos a tal exposição numa base diária e durante um longo período de tempo. No entanto, o cheiro de tinta fresca pode ser irritante e desagradável.
As tintas, na maioria das vezes, contêm materiais altamente prejudiciais ao meio ambiente e, por isso, não se pode simplesmente jogá-las no lixo comum ou em uma caçamba comum.
A exposição à venda de produtos com prazo vencido de validade também constitui crime contra as relações de consumo. É o teor do art. 7º, inciso IX da lei 8.137/90. A pena é de detenção de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, ou multa, admitindo-se a modalidade culposa para reduzir a pena de 1/3 ou a multa à quinta.