Quando cortar o umbigo de bananeira Para retirá-lo da bananeira é preciso aguardar até mais ou menos 15 dias depois que a última penca de banana se abrir. Quando houver uma distância média de 15 centímetros entre o coração e a última penca de banana já é possível cortá-la com mais facilidade.
Ao testar, retire uma banana do cacho: se for difícil de descascar, ainda não está pronta. A textura da fruta também é um bom indicador: a casca deve parecer fina e a banana, um pouco macia ao toque. A banana está no ponto ideal quando o cacho é bem preenchido e as flores secas na ponta dos frutos se soltam facilmente.
Quando os frutos começarem a se formar no final da primavera/princípio do verão, você deverá mover quaisquer folhas que estejam sombreando-as, pois os frutos precisam de luz solar completa para amadurecer. Se você não puder mover as folhas para fora do caminho, apenas podar de volta o que for necessário.
A eliminação do coração da bananeira proporciona aumento do peso do cacho, melhora a sua qualidade e acelera a maturação dos frutos, reduz os danos por tombamento das bananeiras, além de ser uma prática fitossanitária no controle do tripes e do moko.
A bananeira produz um fruto que é denominado de banana e que é bastante apreciado por toda a população, sendo normalmente consumido in natura. Apesar de bastante difundido, o fruto não é bem conhecido pela população no que diz respeito, principalmente, à sua estrutura.
Para retirá-lo da bananeira é preciso aguardar até mais ou menos 15 dias depois que a última penca de banana se abrir. Quando houver uma distância média de 15 centímetros entre o coração e a última penca de banana já é possível cortá-la com mais facilidade.
O que acontece com a bananeira depois de dar frutos?
Depois que colhemos o cacho, a bananeira é cortada em pedaços e passa a ter uma nova função: fornecer ao solo água e nutrientes para que um novo pé cresça e produza seu cacho.
Autores. De uma forma geral, nas regiões de clima tropical e nas áreas irrigadas é possível a colheita do primeiro cacho de 11 a 13 meses; em clima subtropical e sem irrigação, a primeira colheita ocorre depois de 15 a 18 meses; e em regiões mais frias, de 21 a 24 meses após o plantio da muda no campo.
É importante que o toco fique com o corte inclinado, para não acumular água. A explicação é do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.
Os frutos maduros apresentaram teor máximo de sólidos solúveis totais quando colhidos entre 105 e 120 dias de idade do cacho, estando os teores, em todas as épocas, condizentes com os valores obtidos por Ayub (1990) e acima do obtido por Carvalho (1984), exceto nos frutos colhidos com 90 dias.
Assim, a melhor alternativa testada foi a manutenção de 10 a 12 folhas por planta, para se obterem adequado número de frutos e desenvolvimento dos mesmos, a fim de conciliar produção e fitossanidade do bananal.
A época mais favorável para o plantio das mudas da bananeira é o final da seca, quando as chuvas são esparsas, pois se trata de uma cultura que, até os três primeiros meses após o plantio, exige quantidades menores de água.
Um truque eficaz é separar as bananas do cacho. Removendo cada uma da mesma base, você ajuda a prolongar a durabilidade da fruta e, além disso, guardar as bananas na geladeira pode retardar o processo de amadurecimento.
A bananeira foi cortada antes da colheita, quando a floração ainda estava em evolução. O cacho, então, seguiu seu desenvolvimento normal, saindo da planta. Contudo, é importante destacar que o cacho de bananas, provavelmente, não irá completar seu ciclo de produção. Portanto, não atingirá o ponto de consumo dos frutos.
No entanto, é importante observar que cada bananeira só produz um cacho de cada vez. Após a maturação e colheita de um cacho de bananas, a bananeira irá produzir um novo broto lateral, conhecido como "chupão". Esse chupão irá se desenvolver em uma nova bananeira, que também produzirá um cacho de bananas.
Cada bananeira produz de uma só vez, de 5 a 15 pencas e cada fruta madura pesa, em média, 100 gramas com uma composição de 75% de água e 25% de matéria seca. A bananicultura no Brasil também desenvolve um papel social importante.
O escapo floral forma-se 5 a 8 meses após a formação dos brotos. Como a "bananeira" é cortada após a colheita do cacho, deve-se ter especial cuidado, nesta operação, para não danificar os brotos mais jovens. A banana é cultivada dentro de um balde de água. O tempo de vida médio de um bananal é de cerca de 25 anos.
Um jeito fácil de descobrir se uma banana está madura é tocando na casca, já que a sua textura pode dizer muito sobre o estado da fruta. Quando você aperta suavemente uma banana madura, ela deve ceder um pouco, como apertar uma almofada macia. Isso significa que a banana está no ponto certo para ser consumida.
A banana-da-terra está madura quando a casca começa a ficar preta. Quando está amarela, ela ainda está de vez e tem o gosto levemente adocicado. Quando está verde, ela tem gosto neutro que remete à batata ou mandioca.
Quantos dias um cacho de banana leva para amadurecer?
No verão, depois que o cacho começa a se desenvolver, ele demora cerca de 75 dias até atingir o ponto de colheita. Já no inverno, a fruta demora até 150 dias para ser colhida.
Não é só cortar o cacho e deixar a bananeira como está, é preciso um manejo correto para otimizar a produção, evitar doenças e alimentar o solo de todo o sistema. Desta forma todas as plantas se beneficiam!
A eliminação de folhas aos quatro, seis e dez meses, de modo geral e em condições normais, é suficiente para cobrir o período de formação do bananal (primeiro ano); em cultivos já formados, a desfolha deve ser feita sistematicamente, antes do desbaste e após as adubações.
Além do artesanato, o tronco também pode ser cortado em pedaços pequenos e deixado sobre o solo para decomposição e usado na adubação. Com a decomposição natural do material orgânico, o solo ganha nutrientes, beneficiando o cultivo de novas plantas.