O ácaro no colchão costuma provocar coceiras, espirros, olhos lacrimejando, tosse e outras reações alérgicas. O micro-organismo ainda pode piorar condições respiratórias como asma ou rinite alérgica, e a mordida de ácaro também pode pode gerar vermelhidão, inchaço e descamação da pele.
Pode ser uma infeção por ácaros, e neste caso deve ser rapidamente estabelecido um tratamento anti-parasitário para evitar a propagação de uma epidemia. Como o cancro também é uma causa rara, mas possível, de prurido noturno, o diagnóstico precoce permite uma gestão adequada e um melhor prognóstico.
Estou me coçando muito na hora de dormir. O que fazer?
Para um diagnóstico adequado da causa dessa coceira noturna, consulte um clínico geral ou dermatologista para orientar o tratamento mais indicado. Consulte um Dermatologista para esclarecer todas as suas dúvidas. Não espere, cuide-se com os melhores profissionais.
O que significa coceira no corpo na hora de dormir?
Dermatologistas explicam que doenças alérgicas como a rinite, a asma e até a conjuntivite estão ligadas diretamente aos colchões repletos de ácaros. Elas podem se manifestar por meio de reações que trazem coceira imediata ao corpo todo, não só em adultos, como nas crianças também.
Os colchões carregados de ácaros e poeiras, por exemplo, estão relacionados ao surgimento de doenças na pele que, consequentemente, vão te provocar coceiras após se deitar.
Toda vez que eu vou me deitar para dormir meu corpo pinica | O que pode ser?
Porque quando deito no colchão fico me coçando?
O que causa ácaro no colchão? O colchão tende a ser um local de proliferação de ácaros por que eles adoram superfícies quentes e úmidas e se reproduzem com rapidez nestes ambientes. O calor do corpo, a umidade da pele e as células mortas criam o ambiente perfeito para o micro-organismo.
Isso pode ocorrer por diferentes motivos, como alergias, irritação, ressecamento, picadas de insetos e mais. Conforme a causa da coceira de pele, ela pode iniciar sozinha ou estar acompanhada de outros sinais e sintomas, como vermelhidão no local, caroços, manchas, bolhas e feridas.
As causas mais comuns das coceiras são distúrbios da pele: Pele seca (consulte xerodermia e ictiose) Dermatite atópica (às vezes chamada eczema) Dermatite alérgica de contato (uma erupção cutânea alérgica resultante do contato direto com uma substância em particular)
O prurido pode ser leve e tolerável, mas pode também causar privação do sono, fadiga, sintomas depressivos e até ideias suicidas. A coceira tende a ter maior intensidade no período noturno. Ela habitualmente é generalizada, mas pode ter distribuição específica nos membros, palmas e plantas dos pés.
A coceira, o principal sintoma, ocorre devido à ação direta da movimentação do ácaro no interior da pele e à hipersensibilidade que o paciente pode desenvolver. Essa coceira é mais percebida durante a noite, pois é nesse período que os ácaros depositam seus ovos na pele.
Pessoas com Diabetes apresentam prurido na pele com taxas mais elevadas do que aquelas sem a enfermidade. Em última análise, a coceira pode levar a arranhões excessivos, o que pode causar desconforto e dor.
Coceiras que não cessam podem ser um sinal de doenças dermatológicas, infecciosas, metabólicas ou até psicológicas. Dependendo da causa, a coceira por vir sozinha ou acompanhada de outros sintomas como vermelhidão, caroços, manchas, bolhas ou feridas.
Sintomas. Os sintomas se assemelham aos de uma alergia comum. Em geral há coceira e vermelhidão, e algumas pessoas apresentam urticárias e problemas ligados ao sono.
Como já falamos anteriormente, os ácaros são seres microscópios, sendo praticamente impossível observá-los a olho nu. Por isso, o principal meio de descobrir se seu colchão está com ácaros é se atentar a presença de sintomas, como coceira, dificuldade para dormir, problemas alérgicos e outros listados acima.
Outra forma de tirar os ácaros do colchão é com vinagre. Misture 200 ml da substância com 4 litros de água e aplique na superfície. Passe suavemente uma escova de cerdas macias e depois um pano limpo e seco. Finalize com o aspirador de pó para remover os restos do parasita e suas fezes.
Alergias como asma, rinite, urticária e dermatite podem piorar durante a noite e atrapalhar a qualidade do seu sono. Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais. A produção de alguns hormônios cai, favorecendo o aparecimento das reações alérgicas.
Os primeiros indícios físicos costumam ser uma coceira frequente, especialmente na palma da mão e na sola do pé, e o cansaço crônico. Às vezes, esses sintomas somem após um tempo. Conforme o fígado é destruído, surgem manifestações como pele e olhos amarelados (icterícia), inchaço da barriga e dor abdominal.
Às vezes, em casos de pacientes com certas doenças no sangue, como linfoma de Hodgkin ou linfoma cutâneo de células T, eles podem sentir uma forte coceira na pele. Isso também pode acontecer se a pessoa tiver problemas nos rins.
Prurido é um sintoma que causa um importante desconforto e é uma causa extremamente frequente de consulta dermatológica. O prurido provoca escoriações que podem se tornar inflamadas, degradação cutânea e possivelmente infecções secundárias. A pele se torna liquenificada, descamativa e escoriada.
Isso pode surpreendê-lo, mas: A coceira também pode estar associada a câncer de pele. Na verdade, pesquisas mostram que o câncer de pele coça cerca de 40% das vezes, diz o dermatologista Gil Yosipovitch, MD, diretor do Miami Itch Center da Escola de Medicina Miller da Universidade de Miami.
Nas leucemias, o prurido é mais comum nas formas linfocíticas em relação às mieloides, e predomina nos quadros crônicos. A gravidade da coceira se correlaciona com estágios avançados e, dessa forma, a coceira intratável deve sempre ser investigada.
De modo geral, o linfoma de Hodgkin costuma aparecer em pessoas mais jovens, entre 15-25 anos e os sintomas mais comuns são aumento dos linfonodos (popularmente conhecidos como caroços ou ínguas) na região do pescoço e axilas; prurido (coceira); sudorese noturna e cansaço.
Os colchões carregados de ácaros e poeiras, por exemplo, estão relacionados ao surgimento de doenças na pele que, consequentemente, vão te provocar coceiras após se deitar.
O formigamento no corpo, também chamado de parestesia, é a sensação de estar recebendo várias agulhadas na pele ao mesmo tempo. Dependendo da intensidade, pode ser bem desagradável. Procure um dermatologista para ajudar a descobrir a origem dos sintomas e prescrever um tratamento adequado.
São usados cremes corticosteroides ou anti-histamínicos tomados por via oral para controlar a coceira. São administrados antibióticos por via oral se os ácaros tiverem se enterrado sob a pele. A sarna é tratada com a aplicação de cremes contendo permetrina ou uma solução de lindano.