"A presença de Deus no barco, não significa ausência de tempestade, Mas significa que o barco não vai naufragar". Não importa o que aconteça com o barco no trajeto para o outro lado, o melhor lugar é sempre onde Jesus está.
Jesus entrou no barco e os seus discípulos o seguiram. E eis que levantou-se no mar uma grande tempestade, de modo que as ondas cobriam o barco. Jesus, porém, estava dormindo. Mas os discípulos foram acordá-lo, dizendo: — Senhor, salve-nos!
O trecho acima descrito é uma das passagens mais lindas da Bíblia e muito tem a nos fazer refletir e ensinar. Primeiramente dizer que Deus está no barco conosco, ou seja, que nesta vida jamais estaremos só, nem desamparados, se ao lado dele estivermos.
TONY ALLYSSON - DEUS ESTÁ NO BARCO - ACOUSTIC TRIO (LIVE SESSION)
Porque Jesus estava dormindo na popa do barco?
O Senhor dormindo na traseira do barco foi uma provação de fé para os discípulos de Jesus. O alvo do Senhor não era assustá-los e afligi-los, mas fazê-los crescer na fé.
Deus não quer que você viva com medo dentro de um barco onde Jesus descansa. Jesus está descansando porque ele sabe que tudo está bem, mesmo quando grandes circunstâncias se levantam contra você. Fale aos ventos, as ondas e montanhas e prove tempo de grande bonança!
A segunda é que mesmo diante de toda situação e que nos leva muitas vezes a situações de desespero nos fazendo questionar a nossa fé, não devemos pular do barco, pois este, mesmo com toda tempestade ainda é o lugar mais seguro. O barco representa aqui a tua família, a tua Igreja, não desista dos teus sonhos.
A nossa fé é o termômetro, portanto, o que está à nossa vista, o que conseguimos tocar não é para nós sinal de fé. Para viver a fé precisamos ir mais além, mesmo que nada comprovemos nem vejamos, nem sintamos. Não conseguimos ver Jesus literalmente, mas sabemos que Ele está muito perto de nós e age na nossa vida.
Jesus andando sobre as águas é um dos milagres de Jesus, relatado em Mateus 14:22–33, Marcos 6:45–52 e em João 6:16–21. A história conta como, logo após alimentar os 5.000, Jesus enviou os discípulos por barco até a outra margem do Mar da Galileia e ficou para trás, sozinho, para orar.
Jesus estava atravessando o lago da Galiléia, saindo de Carfanaum e indo para Gadara. Ele dormia, estava cansado, porque naquele mesmo dia havia curado muitos enfermos. A tempestade era típica daquela região. Os pescadores entraram em desespero assim que a tempestade começou, acordaram Jesus e Ele fez o mar se acalmar.
A música 'Ele Está No Barco' de Gerson Rufino é uma poderosa metáfora sobre a presença de Jesus em momentos de adversidade. A letra narra um episódio bíblico conhecido, onde Jesus acalma a tempestade enquanto está no barco com seus discípulos.
Entenda que Deus fará o uso de todas as coisas, as boas ou as ruins, para cumprir propósitos derradeiros do coração dEle. Isso significa que Deus está no controle de tudo.
Quando Deus está no controle tudo muda , o que vem pra nos ferir perde a direção, as palavras do contra perdem o sentido , e a maldade não chega . Isso não é ter sorte , é ter Deus .
Onde fala na Bíblia que Deus não perdeu o controle?
Assim diz o Senhor: Eu não perdi o controle da tua vida, está tudo no meu tempo. Não há nada atrasado. "Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus." — Salmos 46:10 ❤🙏🌻
Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este ia se enchendo de água. Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: "Mestre, não te importas que morramos?" Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: "Aquiete-se!
Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse aos discípulos: “Passemos para a outra margem!” Eles despediram a multidão e levaram Jesus, do jeito como estava, consigo no barco; e outros barcos o acompanhavam. Veio, então, uma ventania tão forte que as ondas se jogavam dentro do barco; e este se enchia de água.
O barco na Bíblia é frequentemente associado à jornada espiritual, representando a travessia de um estado de vida para outro. Ele simboliza a busca por Deus, a fé, a confiança e a superação dos desafios.
Quando Jesus entra no relacionamento, tudo muda. Ele transforma o vazio em plenitude, a tristeza em alegria, a dor em cura, a solidão em companhia. Então deixe Jesus entrar no seu barco, no seu coração, na sua vida. Deixe ele fazer a diferença.
Mas a presença dele no barco é garantia de chegada ao final. Até porque antes da chegada ele ja repreendeu a bravura do vento e ja deu calmaria a furia do mar.
Enquanto a proa diz respeito à frente do barco, a popa se refere à parte traseira. De um lado, está a proa encarregada de cortar as ondas e garantir que o barco entregue o desempenho mais satisfatório possível. Do outro, está a popa, principal responsável por controlar a direção e a estabilidade da embarcação.
Quando Jesus saiu do barco, viu a grande multidão, teve compaixão dela e curou os enfermos. Ao entardecer, os discípulos foram até ele e disseram: “Este lugar é isolado, e já está ficando tarde. Mande as multidões embora, para que possam ir aos povoados e comprar comida”.
Ela revela a nossa limitação e fragilidade, mas também pode nos ensinar lições preciosas. É nos violentos temporais que podemos alcançar as revelações mais profundas sobre o poder e o amor divinos. As tempestades não vêm para nos derrotar, e sim para nos fortalecer.