De modo geral, o balanceamento do veículo deve ser feito sempre que o pneu é trocado, caso sejam notadas vibrações no volante em velocidades mais altas, desgaste irregular dos pneus ou ruídos estranhos provenientes das rodas e seus componentes. Preventivamente, o serviço pode ser feito a cada 10.000 km rodados.
Se perceber que o volante está inclinado para um lado, é um sinal de desalinhamento. 2. Carro "puxando" para um lado ou para o outro: Se o veículo não mantém uma trajetória reta e exige esforço do motorista para corrigir a direção, é um indicativo de que o alinhamento está desregulado.
Vibração no volante: Se o volante vibrar enquanto você dirige, mesmo em estradas lisas, isso pode ser um sinal de desequilíbrio das rodas. Puxando para um lado: Se o seu carro puxar para um lado quando você soltar o volante, isso pode indicar um problema de alinhamento.
Veículos com problemas de alinhamento ou balanceamento de rodas não só causam desgaste irregular nos pneus (causa raiz número um dos casos de desgaste irregular), mas comprometem o conforto da viagem e a segurança. Dependendo da severidade do caso, outros componentes da suspensão podem sofrer desgaste prematuro também.
Qual o preço para fazer o alinhamento e o balanceamento? O valor do alinhamento e balanceamento pode variar bastante de acordo com a oficina mecânica, região e modelo do veículo. No entanto, o serviço de alinhamento e balanceamento pode custar, em média, entre R$80 e R$250.
Não é preciso balancear todas as vezes em que o carro é alinhando. O balanceamento das rodas não está ligado ao alinhamento. A prática deve ser realizada quando o volante estiver vibrando, duro demais, quando o motorista fizer a troca dos pneus ou quando a quilometragem estipulada para ela for alcançada.
O desgaste do veículo por falta de manutenção é uma realidade. Não realizar alinhamento e balanceamento pode gerar danos. Saiba mais! Um dos principais problemas no carro desalinhado e desbalanceado é o desgaste irregular dos pneus.
Em outras palavras, quando você dirige, o carro deve andar sempre em linha reta. Se ele “puxa” para algum lado, é um sinal de carro desalinhado. 2- Confira o desgaste Outra tática muito comum para verificar se você está com o carro desalinhado é olhando o desgaste nas rodas.
Assim, o serviço de alinhamento e balanceamento de pneus pode custar entre R$ 100 e R$ 300, dependendo do tipo de veículo e também de onde o serviço será feito.
Um carro desalinhado e desbalanceado tem sua estabilidade comprometida, consome mais combustível e corre maior risco de se envolver em acidentes de trânsito, especialmente em condições adversas de pista.
Como saber se o carro precisa de alinhamento e balanceamento?
Existem alguns fatores de como saber se o carro precisa de alinhamento. O tremor é um indicativo claro de que o carro precisa desse tipo de manutenção. A dificuldade de controle da direção também é um sinal, principalmente em situações em que ele realiza movimentos imprevistos, como se estivesse “puxando para o lado”.
Se a direção puxar para a esquerda ou a direita, é sinal de desalinhamento. Uma dica é, em um lugar amplo, plano e vazio, acelerar o carro até 20 km/h e soltar a direção rapidamente para ver se o carro puxa para um lado. Também é recomendável verificar após uma batida mais forte das rodas em algum buraco ou meio-fio.
O tipo de alinhamento que seu veículo precisa depende do seu sistema de suspensão e da forma como ele distribui a potência para as rodas. Se você tiver um veículo com tração nas quatro rodas, precisará obter um alinhamento nas quatro rodas.
Quando fazer a cambagem? É indicado verificar a necessidade do serviço de cambagem, pelo menos, a cada 10 mil ou 15 mil km rodados. Essa verificação é chamada manutenção preventiva, que antecipa possíveis problemas e garante o bom funcionamento do sistema de suspensão do veículo.
Recomenda-se que o alinhamento seja realizado entre 5 mil a 10 mil quilômetros rodados. No manual do proprietário do automóvel deve constar exatamente em qual prazo deve ser realizada essa revisão.
Um teste simples é acelerar o carro até 60 km/h em uma via com pouco movimento e frear até ele parar. Se o volante “puxar”, é hora de ir para a oficina. O teste também pode ser feito com uma velocidade de 20 km/h em uma rua vazia.
Os sinais podem ser notados quando o carro tende a puxar para a direita ou esquerda com o volante parado, ou quando o veículo começa a apresentar vibrações estranhas que podem ser percebidas no volante, piso ou até nos bancos.
De modo geral, isso acontece porque, quando a direção está fora do lugar, os pneus não tocam o chão de forma uniforme, o que pode levar ao desgaste prematuro. Além disso, outro sinal que muitos motoristas ignoram é um aumento no consumo de combustível.
A falta de balanceamento das rodas pode acarretar, também, o desgaste irregular dos pneus. Isso não é incomum, mas acontece de forma mais acentuada em carros com falta de balanceamento.
Sempre que houver substituição ou conserto nos pneus; Se o veículo apresentar vibrações no volante; Sempre que houver substituição de elementos do conjunto rodante, como pastilhas de freio, rolamento da roda e peças da suspensão; A cada 10 mil quilômetros rodados.
O balanceamento do automóvel faz parte do processo de manutenção preventiva, garantindo que as rodas girem sem vibrações. Já o alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas, evitar acidentes e garantir uma direção mais tranquila ao motorista, além de economizar combustível.
A perda do balanceamento ocorre por diversos fatores. Um exemplo é em casos de freada brusca, ou até mesmo quando os pneus encostam na água, causando desgaste em um dos lados – o que provoca o desbalanceamento.
Como saber se a cambagem está ruim? Para saber se a cambagem está ruim – ou seja, se há algum desajuste -, não é preciso ir até uma oficina mecânica – o próprio condutor pode identificar se há algo anormal aparente e que prejudique o desempenho deste componente.