Quando usar a palavra consigo?
Segundo o professor, o uso do pronome está gramaticalmente correto caso haja formalidade na conversa. No português oral do Brasil, o mais usual é 'contigo', mas em terras lusitanas, 'consigo é um tratamento formal na terceira pessoa. ' Logo, 'ir consigo', por exemplo, significaria 'ir com o senhor.É correto usar consigo mesmo?
Rigorosamente, consigo só poderia ser "com si mesmo". Assim sendo, falar "consigo mesmo" seria redundante, uma espécie de pleonasmo, mas não pode ser considerado um erro. O uso dos pronomes "mesmo" e "próprio" caracteriza, portanto, um reforço.Qual a classificação da palavra consigo?
Esse é um PRONOME OBLÍQUO TÔNICO, assim como CONTIGO, CONSIGO, CONOSCO e CONVOSCO.É correto dizer "contigo"?
Errado: Ele veio com tigo hoje? Correto: Ele veio contigo hoje? Explicação: Nesse caso, não existe explicação. Os pronomes são: comigo, contigo, consigo, conosco e convosco.Dica 158: Contigo e consigo
Quando usar consigo e si?
Os pronomes si e consigo são reflexivos e, por este motivo, referem-se ao sujeito da oração, por exemplo: Maria gosta de elogiar a si. O pronome “si” faz referência ao sujeito “Maria”. Maria gosta de falar consigo.É certo usar comigo?
Bom, a forma certa de escrita é comigo, visto que mim é um pronome pessoal oblíquo e não pode ser usado em conjunto com a preposição com sem a contração.É errado dizer "eu vi ela"?
ha ha é o pronome oblíquo. por isso a explicação é essa, o correto é eu a vi. ou eu via, porque a é o pronome oblíquo. então olhe para a oração, eu vi ela.Qual o plural de consigo?
O pronome pessoal consigo é um pronome reflexivo e representa apenas, no português Brasil, a 3. ª pessoa do singular ou do plural: «O rapaz não trouxe a namorada consigo.» A forma comigo é a única que representa a 1ª pessoa do singular.É correto falar tudo bem contigo?
O professor Pasquale afirma que, na língua portuguesa, as duas formas estão corretas.É correto dizer consigo mesmo?
No português brasileiro, a junção da preposição com + pronome oblíquo si resulta em consigo. Apesar disso, é muito comum que as pessoas aqui utilizem "com si" em vez de consigo no dia a dia. Por exemplo: «Seja mais paciente com si mesma», em vez de: «Seja mais paciente consigo mesma».Quando usar o consegue?
Usa-se consegue* para dizer que ela pode, ou ele pode! Está ainda no presente imperativo, na 3ra pessoa do singular, e mostra que ela ou ele têm ainda a possibilidade de fazer ou de conseguir... Portanto, "eu consegui* ir ao mercado", "ela consegue* ou ele consegue* ir a pé até casa".Qual é a palavra que não tem rima?
Também não têm rima palavras como cérebro, víbora, câncer, nuvem, órfã, mil outras. De vez em quando aparece um esperto exumando um vocábulo seiscentista, ou distorcendo de leve uma pronúncia pra aconchambrar um verso periclitante.Como é que se escreve "eu consigo"?
- eu. consigo.
- tu. consegues.
- ele, ela, você consegue.
- nós. conseguimos.
- vós. conseguis.
- eles, elas, vocês. conseguem.
Como se escreve "traz consigo"?
Traz - com “z” e sem acento, é conjugação do verbo trazer na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo. Exemplos: O dinheiro não traz felicidade – para quem não sabe o que faz com ele. Tenho paciência e penso: todo o mal traz consigo algum bem.É correto utilizar na qual?
Então, para usar o artigo adequado, você precisa identificar o substantivo que está sendo substituído por qual. Essa contração também pode ser feita com os artigos femininos “a” e “as”. Dessa forma, teremos: “na qual”, “da qual”, “nas quais” e “das quais”.Quando se usa o consigo?
Consigo é um pronome reflexivo – significa com si mesmo - ou seja, é aplicado quando o sujeito e o objeto da oração são a mesma pessoa. Quando tratamos as pessoas em 3ª pessoa (você, Vossa Senhoria, Vossa Excelência, senhor, doutor, etc.) não devemos usar consigo, e sim, com você.Qual a classe gramatical da palavra consigo?
pronome pessoal de dois génerosFlexão do pronome si, quando se emprega com a preposição com. 2. Em companhia da pessoa a quem ou de quem se fala (ex.: ele levou consigo os seus pertences; eu vou consigo até ao portão).