Os tornados podem ocorrer a qualquer hora do dia e em qualquer época do ano, embora sejam mais comuns na primavera, especialmente em maio e junho na América do Norte.
Os mais de 800 tornados relatados até agora fazem 2024 ser um dos anos mais ativos para o fenômeno já registrados. Mais de 50 mil casas e empresas estão no escuro em Iowa, Wisconsin e Illinois, segundo o PowerOutage.us. Fortes ventos, granizo e alguns tornados podem ocorrer ao longo do estado do Texas até Vermont.
A cidade de Greenfield, em Iowa, nos Estados Unidos, foi atingida por um tornado na 3ª feira (21. mai. 2024). De acordo com autoridades locais, várias pessoas morreram e ficaram feridas.
Tornado arrasta casas após tempestade nos EUA; uma pessoa morreu; vídeo flagra momento
Quando tempo dura um tornado?
A duração de um tornado é outra importante característica desse fenômeno. A partir do momento em que entram em contato com o chão e a depender da sua velocidade, os tornados não duram mais do que alguns minutos: de dez a 20 minutos em média. Tornados mais intensos, no entanto, podem ter duração de uma até três horas.
Actividade dos tornados nos Estados Unidos. As zonas mais escuras indicam a zona conhecida como Tornado Alley. Esta abundância de tornados é possível pelo encontro de massas de ar frio vindas do Canadá e de ar quente vindas do golfo do México.
A previsão de uma La Niña em 2024 aumenta o risco de furacões intensos. A combinação de fatores climáticos pode resultar em extremos prejudiciais, como seca na Amazônia e no Pantanal. A intensificação dos furacões e o aquecimento do Atlântico são desafios diante das mudanças climáticas.
A temporada de furacões no Atlântico vai do início de junho ao final de novembro. Esses eventos podem ser devastadores tanto materialmente quanto em termos de riscos para as pessoas, especialmente nos estados do sul dos EUA.
Um radar meteorológico pode detectar furacões? Quando um furacão está a aproximadamente 325 km ou 200 milhas da costa, um radar meteorológico baseado em terra pode detectá-lo. Esses radares fornecem dados atualizados sobre a intensidade da chuva, movimento e velocidade da tempestade tropical.
O campeão em tornados no mundo são os Estados Unidos. A região central do país é conhecida como Alameda dos Tornados, faixa que inclui Texas, Oklahoma e Kansas, que juntos registraram 15,3 mil tornados de 1950 a 2009.
A melhor proteção individual é constituída por abrigos subterrâneos, como um porão, já que o efeito de sucção dos tornados só ocorre a partir da superfície do solo. Se a sua residência não tem porão, fique em corredor interno e deitado próximo ao chão.
Um tornado em particular, chamado de Tri-State, foi o mais violento de todos. Esculpindo um caminho de 350 km pelo sudeste do Missouri, sul de Illinois e sudoeste de Indiana, ele detém o recorde de trilha mais longa já registrada.
O que esperar de um furacão em Orlando? A temporada de furacões na Flórida vai de junho a novembro, e por conta disso a região tem vários protocolos para lidar com as tempestades, tornados e furacões. Alertas de emergência são comuns nesses casos, e fazem parte da resposta deles a esses fenômenos.
Ventos de até 215 km/h atingiram, principalmente, os estados do Texas, Arkansas, Oklahoma e Kentucky. Quase 500 mil pessoas ficaram sem eletricidade na região central do país devido às tempestades, segundo o site Poweroutage.us, que agrega dados sobre a rede elétrica americana.
Se a trajetória atual for confirmada, o Beryl se tornará a primeira tempestade a atingir a costa dos EUA nesta temporada de furacões no Atlântico de 2024.
A: A temporada de furacões no Atlântico está oficialmente 1 de junho através 30 de novembro , com o pico da temporada considerado de meados de agosto a meados de outubro.
A temporada de furacões no Atlântico vai de 1º de junho a 30 de novembro. Se você está planejando uma viagem para os EUA, especialmente para lugares como a Flórida, Texas e Carolina do Norte, é bom ficar ligado nesse período.
É verdade que está vindo um furacão para o Brasil?
O Atlântico Sul, portanto, não apresenta condições favoráveis à formação das tempestades tropicais. E o fenômeno meteorológico conhecido como tesoura ou cisalhamento do vento é raro nos países próximos à, Linha do Equador que é o caso do Brasil.
Embora sejam raros, houve casos históricos de furacões atingindo o Brasil. Um dos exemplos mais notáveis é o Furacão Catarina, que atingiu a região sul do Brasil em março de 2004. O Furacão Catarina foi um evento único e surpreendente, pois foi o primeiro furacão registrado no Oceano Atlântico Sul.
Segundo ele, o Brasil não tem condições climáticas favoráveis para formação de furacões, sendo assim, são baixas as probabilidades de uma catástrofe como o Furacão Beryl (categoria 5), que causou destruição no Caribe, acontecer por aqui.
Tornados geralmente têm um tempo de vida de alguns minutos e raramente duram mais do que uma hora, e são menores que os furacões. Tornados são ventos ciclônicos que giram com uma velocidade muito grande em volta de um centro de baixa pressão.
Os Estados Unidos também são campeões em receber tornados. Segundo a Agência Oceânica e Atmosférica Americana (NOAA) e o Serviço Meteorológico Nacional, responsáveis por medir a intensidade, monitorar e emitir os alertas à população sobre as tempestades, são cerca de 1,2 mil tornados por ano.
O Brasil não apresenta as condições necessárias para a ocorrência dessas tempestades tropicais. As águas oceânicas não demonstram temperaturas superiores a 26ºC. Normalmente a porção mais quente delas encontra-se no litoral nordestino, contudo, não alcança a média necessária.