O ápice do trabalho de parto é a sensação de vontade de fazer cocô! Essa sensação diz à mulher que a dilatação está completa e que já é hora de empurrar. E quando as contrações atingem 5 minutos entre elas, é o momento certo de ir para maternidade.
Como saber se é vontade de fazer cocô ou contração?
A vontade e sensação de fazer cocô é real. Isso se dá quando o bebê já se encontra no canal vaginal, pressionando o final do intestino e o reto, fazendo com que a sensação seja muito parecida com o ato de evacuar. E isso inclusive pode ou não acontecer, e é completamente normal.
Quando o parto está próximo da vontade de fazer cocô?
Sim, é muito normal! Não só é normal, como é esperado que a mulher sinta vontade de evacuar durante o trabalho de parto. Normalmente essa sensação acontece pela descida do bebê no canal vaginal e consequente compressão do reto – que fica justamente atrás do canal de parto.
A gestante sente uma dor constante na parte inferior das costas ou no abdome, ficando mais forte conforme aumenta a dilatação. No final da gestação, o colo começa a dilatar e ficar fino, causando a perda do tampão mucoso. A partir disso, a mulher irá notar a saída de uma secreção de muco amarronzado ou avermelhado.
E um outro fator que acontece com a queda da progesterona é o intestino soltar, então você começa a ir no banheiro várias vezes por dia. E tendo alguma sensação de cólica, como se tivesse com uma cólica intestinal mesmo, isso é muito comum.
A dilatação do colo do útero é medida através do exame de toque vaginal. "É uma distância que em geral a gente mede em centímetros, mas não é precisa, é uma coisa mais subjetiva", afirma Tedesco. A dilatação de 10 centímetros é, geralmente, considerada a dilatação total.
No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo. As contrações também se tornam mais frequentes, até que elas vêm em intervalos de três a cinco minutos.
Como o fundo do útero fica mais espesso e sobe durante o parto, vão caber cada vez menos dedos. Quando couberem cerca de 3 dedos, as mães podem pensar em ir para o hospital a dilatação deve estar em cerca de 5 centímetros. E quando couber apenas 1 dedo terá dilatação total.
Quantos dias demora a partir de 1 cm de dilatação?
A partir de 1cm de dilatação quanto tempo para o parto? Não há um tempo fixo e determinado para que o parto ocorra a partir de 1 cm de dilatação, pois a dilatação varia de mulher para mulher.
Progressivamente, o bebé é empurrado em direção ao canal de parto e as contrações vão-se tornando mais intensas e dolorosas. Durante a fase inicial, a mulher atinge os 3 cm de dilatação e geralmente a bolsa de águas “rebenta”.
A gravidez não deve alterar a quantidade de vezes que a mulher vai ao banheiro para defecar. Também não é comum que a gestante fique com o intestino solto ao longo dos 9 meses. É importante estar atenta à consistência das fezes, adverte Dr. Leite: “o problema maior é o endurecimento delas”.
Quando o bebê está prestes a nascer Ele mexe muito?
O neném quando ele tá dentro da nossa barriga e a gente tá entre a vigésima semana até uma trigésima quinta semana ele se movimenta muito, porque ele tem espaço lá dentro, tem uma boa quantidade de líquido dentro da do nosso útero, isso faz com que ele tenha uma mobilidade ótima, que ele se movimente e com isso a gente ...
É muito comum, inclusive, que essas contrações comecem à noite devido ao aumento da produção de melatonina (causado pelo relaxamento), e a mulher amanhecer sem sentir nada. Na grande maioria das vezes, durante esse período o colo do útero vai amolecendo e afinando. O tampão pode sair e o intestino ficar mais solto.
Quando o parto se aproxima da vontade de fazer cocô?
O ápice do trabalho de parto é a sensação de vontade de fazer cocô! Essa sensação diz à mulher que a dilatação está completa e que já é hora de empurrar.
Como eu sei que estou entrando em trabalho de parto?
O início do trabalho de parto é identificado por meio de sinais como contrações uterinas ritmadas, dilatação do colo do útero e mudança da sua espessura, além da perda do tampão mucoso e o rompimento da bolsa.
Durante o estágio inicial do trabalho de parto, as contrações são sentidas como cólicas menstruais. Quando o processo de nascimento começar verdadeiramente as contrações se tornam regulares. Nos estágios iniciais, geralmente ocorrem em intervalos de 15 a 20 minutos e duram entre 30 e 45 segundos.
Uma das maneiras de saber se você está dilatando é observar o muco cervical. À medida que o colo do útero se dilata, o muco cervical pode mudar em textura e quantidade. Torna-se mais fino, elástico e, por vezes, adquire uma tonalidade rosada, indicando o início do processo de dilatação.
A mulher pode ter cerca de 1, 2 cm de dilatação tranquilamente sem risco de parto iminente por algumas semanas, às vezes até o final da 41ª semana de gestação.
Dilatação de 1cm, sem nenhum outro sinal ou sintoma, não traz preocupação. O mais importante é ficar atenta aos sinais de trabalho de parto (contrações com intervalos cada vez menores) e voltar ao hospital (ou contactar o seu médico ou enfermeiro de confiança), se necessário.
“No início das contrações de trabalho de parto, o colo não inicia dilatando de imediato. Primeiro, ele afina, tornando-se menos espesso. Para, na sequência, começar a dilatar e ampliar sua abertura para permitir a passagem do bebê na hora do parto”, explica Naira Scartezzini, obstetra e ginecologista.
O exame de toque é utilizado para se verificar a dilatação do colo, que chega até 10 cm. “O exame de toque também avalia a espessura do colo do útero da gestante – que pode ser grosso, médio ou fino, de acordo com a intensidade das contrações. Quanto mais fino está o colo, mais rápida a dilatação acontece.
Como saber se o colo do útero está aberto ou fechado? Todo esse trabalho é feito pelo médico que acompanha a gestação, normalmente o obstetra ou o ginecologista. Por meio de exames de imagem, como o ultrassom, esse especialista consegue fazer as medidas do colo do útero e checar se está tudo bem.
Além destas contrações, que podem ser apenas um indício que o momento do nascimento se aproxima, dias antes do parto pode sair da vagina da gestante um muco grosso amarelado, com aspecto de clara de ovo, e com sinas de sangue (tampão mucoso). Este é mais um sinal de que o momento do bebê nascer está próximo.
A dilatação ideal para o parto normal é de 10cm. A partir dos 4cm ou 5cm de dilatação começa a fase ativa (o final do trabalho de parto). Nessa fase, as contrações acontecem a cada 5 minutos e duram entre 30 e 40 segundos.