Quando precisa fazer recall?
Não há prazo limite para a realização do reparo ou substituição de componente ou produto defeituoso. Rapidez – Para garantir a própria segurança e a de terceiros, o Procon-SP recomenda ao consumidor atender ao chamado do fornecedor o mais rapidamente possível.Como saber se o carro precisa de recall?
Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito da sua tela e insira seus dados. Após o login, você deve localizar em "Outros Serviços" o item "Veículos" rolando a barra para baixo até "Seu carro está com um chamado de recall? Acesse aqui para consultar mais detalhes" e clique em "Acessar serviço".Quando dar recall?
Caso o fabricante venha a ter conhecimento da existência de defeito após a inserção desses produtos ou serviços no mercado, é sua obrigação comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores por meio de um recall.Quando acontece o recall?
Quando um produto ou serviço for considerado defeituoso, de acordo com a lei de consumo brasileira, o fornecedor deve confirmar o defeito e, imediatamente, apresentar todas as informações necessárias acerca dos problemas identificados.COMO RESOLVER PROBLEMA DE RECALL NO SEU VEICULO
O que acontece se eu não fizer o recall do veículo?
Segundo a Lei Federal 14.071, de 2020, bem como a Lei 14.229, de 2021, o automóvel que tiver alguma campanha de recall pendente – ou seja, sem ser atendida em uma concessionária autorizada, não poderá ser licenciado.Precisa fazer recall para transferir?
Recall impede a transferência de veículo? Sim! De acordo com a Lei Federal 14.071 de 2020 e a Lei 14.229 de 2021, o proprietário tem um ano após a convocação para atender o chamado.O que fazer quando a concessionária não faz o recall?
Procure o Procon imediatamente, se o seu veículo foi chamado para recall, mas a peça que precisa ser substituída está em falta, é um direito do consumidor ser prontamente atendido e ter o recall do veículo feito. O motorista deve guardar o comprovante de que o reparo foi realizado.Pode apreender veículo por falta de recall?
Com a nova Lei de Trânsito, que entrou em vigor em abril de 2023, a falta de comparecimento ao recall impede não apenas o licenciamento do veículo, mas também a transferência de propriedade. Dessa forma, o proprietário que não atender ao chamamento de recall não poderá passar seu automóvel para um novo comprador.O que diz a lei sobre recall?
12 a 14 da Lei 8.078/90). O recall visa, ainda, a retirada do mercado, reparação do defeito ou a recompra de produtos ou serviços defeituosos pelo fornecedor. O recall deve ser gratuito, efetivo e sua comunicação deve alcançar todos os consumidores expostos aos riscos.Quando aparece recall no documento?
O veículo que não responder ao chamado após um ano da notificação, terá o chamado de recall incluso no CRLV, impedindo assim o licenciamento. Que só será efetivado após a comprovação da realização do reparo.Precisa agendar para fazer recall?
SAIBA COMO AGENDAR UM RECALLVocê pode agendar um recall ou outros serviços usando o Agendamento Online, sem a necessidade de confirmações adicionais. Assista ao vídeo para saber o passo-a-passo.
O que fazer quando aparece recall no Detran?
A empresa responsável pelo Recall poderá realizar o aviso por meio de carta simples e ainda comandar o envio de notificações adicionais, sejam eletrônicas, sejam por correspondência, optando por carta simples, carta registrada ou carta com aviso de recebimento digitalizado.Quanto custa fazer um recall?
O recall é sempre gratuito e não tem prazo de validade. Confira essas e outras dicas para não ser enrolado e garantir que seu carro não represente um risco. Apesar do nome complicado, o recall é uma convocação para reparo de carros que têm algum defeito de fabricação que possa gerar um risco à saúde ou segurança.Pode fazer recall atrasado?
Se o comprador de um carro usado descobre que ele não foi levado ao recall e o prazo estabelecido pelo fabricante está vencido, ele teria que pagar pelo reparo? Não: fábrica e concessionárias são obrigadas a realizá-lo durante toda a vida útil do automóvel, porque não existe prazo de validade para recall.Tem que pagar para fazer recall?
Desse modo, o recall é um direito garantido pela legislação brasileira. Isso ajuda a enfatizar porque este serviço não deve ser cobrado do proprietário do veículo – cabe ao motorista a obrigação de levar o veículo até a concessionária para que o reparo necessário possa ser feito.Tem prazo para fazer o recall?
Atualmente também existem aplicativos que ajudam a localizar e descobrir possíveis recalls do seu veículo, além de sites, o link abaixo, para consulta: https://www.gov.br/pt-br/servicos/realizar-consulta-sobre-recall-de-veiculos. O recall não tem prazo de validade.O que fazer quando o veículo possui recall?
Para conseguir licenciar e transferir o veículo, o proprietário deve procurar a concessionária, substituir a peça ou fazer a manutenção que o Recall indica. Depois, a concessionária deverá informar a fábrica que o Recall foi realizado e a fabricante do veículo realizará a baixa do Recall no sistema.Como tirar recall não atendido do documento?
Como regularizar a situaçãoPara retirar a notificação de recall e conseguir gerar o CRLV, é preciso entrar em contato com a concessionária, agendar a regularização do recall e, então, levar o veículo para realizar o reparo ou troca de peça.
É possível transferir carro com recall?
No ano passado, uma nova legislação dizendo que: “se até um ano depois de publicado, da fábrica chamar os carros para o recall, o carro não for na concessionária, o Detran não emite mais o documento necessário para a transferência.Quanto tempo a concessionária tem para dar baixa no recall?
A principal mudança é que o não comparecimento a uma campanha de recall, no prazo de 1 ano, contado a partir do chamamento, será registrado no documento do veículo (CRLV), quando for feito o novo licenciamento.Quanto tempo demora para liberar o recall?
Atualmente, não há recalls ou programas associados com seu veículo. Após a concessionária informar para a GM que o serviço do Recall foi realizado, pode levar até 72 horas para que ele apareça na lista de completos.O que acontece após 1 ano se o cliente não atender ao chamado de realização de recall?
Levar o carro para o recall agora é lei!A lei 14.071/2020, em vigor no país desde abril de 2021, determina a obrigatoriedade de atender ao recall. Sem isso, após um ano, a transferência do veículo fica bloqueada.