Repare na textura A primeira coisa a ficar realmente atento para identificar se o pedaço de gorgonzola que está na sua geladeira está ruim é verificar a textura. Esse tipo de queijo é bem macio e esfarela levemente quando você aperta. Se a textura muda, pode ser um indicativo de que ele já não está tão bom assim.
Os queijos geralmente possuem aroma suave, exceto os queijos especiais, como o Roquefort e o Gorgonzola, que apresentam cheiro bastante forte. Por isso, desconfie sempre que um queijo estiver com cheiro muito diferente do habitual. Se isso acontecer, evite consumi-lo, mesmo em sua forma cozida.
Normalmente os queijos possuem aroma suave, exceto os queijos especiais, como o Roquefort e o Gorgonzola, que apresentam cheiro bastante forte. Por isso, desconfie sempre que um queijo estiver com cheiro muito diferente do habitual. Se isso acontecer, evite consumi-lo, mesmo em sua forma cozida.
Os queijos azuis, onde se encontram os famosos roquefort e gorgonzola, são feitos com o fungo penicillium, responsável pelas veias azuis que cortam a pasta branca. Segundo a healthline, certos tipos de fungos produzem compostos chamados micotoxinas, considerados tóxicos para os humanos.
Quanto tempo o gorgonzola pode ficar fora da geladeira?
Embora permaneçam inalterados em temperatura ambiente, é recomendado que fiquem apenas caso não haja mudanças bruscas de temperatura, como uma manhã fria e tarde mais quente, por exemplo. Desde que não ultrapasse os 20ºC, eles podem ficar até dois dias fora da refrigeração.
Ciência Explica: Comer alimentos mofados faz mal para a saúde?
Porque o queijo gorgonzola fica amargo?
Longos períodos de maturação de queijos podem aumentar o pH do produto. Com isso, o processo de decomposição da proteína é acelerado. Como consequência, ocorre alteração no sabor do queijo (gosto amargo). É importante ressaltar que, no queijo tipo Gorgonzola, o amargor é característico até a 5ª semana de maturação.
Quanto tempo dura o queijo gorgonzola depois de aberto?
Além disso, segundo o chef, esses queijos devem ser consumidos em até três dias depois de abertos. Os queijos podem ser congelados? Depende! O gorgonzola é uma variedade que fica agradável mesmo depois do congelamento, porém os tipos mais elásticos, como muçarela e queijo prato, ficam com a textura prejudicada.
São esses esporos ou conídias , em forma liofilizada, que são adicionados ao leite ou aspergidos sobre a massa (como ocorre no queijo Roquefort original) na fabricação de queijos Azuis.
"Esse fungo produz uma das toxinas mais mortais conhecidas pela humanidade", adverte Hickey. "A toxina se acumula no fígado e pode causar câncer de fígado. Se não houver mofo na casca e a parte interna estiver selada e protegida, então, não tem problema."
O especialista orienta cortar cerca de 2,5 cm de comida ao redor e abaixo da área mofada. É importante tomar cuidado para não encostar a faca no mofo e contaminar o restante do alimento.
Há estudos que comprova que o queijo por conter uma taxa de cálcio grande é um excelente no combate do peso, acelerando o metabolismo, além de ser um dos alimentos que atua na formação óssea e suas cartilagens, resultando assim na prevenção da osteoporose.
De sabor e odor marcantes, o queijo tipo gorgonzola conhecido principalmente pelo “mofo” azul-esverdeado, formado pela presença do fungo Penicillium roqueforti, é um dos mais consumidos no mundo.
A resposta é mais simples do que parece: porque os fungos usados não são prejudiciais. Entre as milhões de espécies, apenas algumas são nocivas aos seres humanos. A maioria não faz mal nenhum, mas é importante saber antes de ingerir. Leia também: Você sabia que os furinhos dos queijos podem indicar coliformes fecais?
“Os queijos de leite cru inapropriados para o consumo ficam estufados nas laterais, tem gosto azedo e apresentam 'furinhos' ou olhaduras de contaminação, que são diferentes de olhaduras mecânicas”, explica Valéria.
Nádia pondera que o fungo e a sua toxina são imperceptíveis aos olhos humanos. “É uma substância cancerígena. Então, comer amendoim contaminado com aflatoxina em grande quantidade ou durante muito tempo pode, inclusive, levar ao câncer”, destacou.
Como identificar se o amendoim está contaminado com aflatoxina?
Na verdade, a única maneira de saber se um alimento contém aflatoxina é testando-o cientificamente, em laboratório ou usando um kit portátil especial. A aflatoxina é um veneno incrivelmente poderoso e é prejudicial ou mesmo mortal em concentrações muito baixas que são medidas em partes por bilhão (ppb).
Não dá para simplesmente cortar o pedaço com mofo e aproveitar o resto. Especialistas consultados pelo g1 não recomendam comer nem a parte aparentemente saudável desses alimentos, pois alguns mofos podem produzir substâncias invisíveis que são nocivas.
Fique atento à coloração. Nos queijos normais, o mais comum é reparar se mofou quando apresenta manchas brancas ou esverdeadas; no entanto, no caso dos queijos azuis, isso não vai te ajudar em nada. Por isso, repare se o queijo começou a ficar com manchas rosadas. Se for o caso, jogue fora.
O queijo Gorgonzola é um queijo azul italiano produzido com leite de vaca adicionado do fungo Penicillium roquefort, que cresce e esporula seu mofo em furos mecânicos (FURTADO, 2013). A cor deste queijo tende a ser modificada durante a maturação.
Roquefort e gorgonzola, após abertos, devem ser envolvidos em papel alumínio ou plástico filme e permanecer na geladeira. Isso mantém a cremosidade do queijo. E não misture vários tipos de queijo num único recipiente. Como são feitos com técnicas diferentes, pode afetar a validade do produto ou mesmo o sabor.
A água pode ser morna ou fria. Escove levemente, sem machucar a casca em formação. Cascas machucadas ou rachadas facilitarão a instalação de colônias de fungos de difícil remoção. Após lavar, deixe secar.
Não há necessidade de acertar a temperatura. O tempo de coagulação será maior do que quando o leite está a 35 a 36°C, cerca de 60 a 90 minutos. Caso a massa ainda não esteja no ponto, espere mais 5 – 10 minutos.