As principais causas de trepidação no volante do carro incluem: desequilíbrio ou desgaste dos pneus, problemas de alinhamento da suspensão, problemas no sistema de freios (como pastilhas de freio desgastadas ou rotor desgastado) e problemas no sistema de direção (como juntas de direção gastas ou caixa de direção com ...
Em geral, o que deixa o carro vibrando são pneus e ou rodas desbalanceadas mas pode ser também o semieixo — peça responsável por transferir o movimento do câmbio para as rodas. Por essa razão, esse item merece atenção redobrada ao perceber a trepidação no carro.
Quando o carro está com problemas no amortecedor e passa por irregularidades no asfalto, a roda fica “pulando”, e sobe e desce rapidamente. Além de também significar um desgaste acentuado e irregular dos pneus.
Esta é a principal razão do carro vibrando: falta de balanceamento e alinhamento. O primeiro é o responsável pelo equilíbrio de massa nas rodas, o que melhora a dirigibilidade do veículo e garante maior estabilidade.
Isso ocorre devido a problemas de alinhamento ou suspensão. Ou seja, peças desbalanceadas, desgastadas, sinais de deformação ou bolhas na borracha e roda empenada podem ser a causa do volante tremendo.
CARRO BALANÇANDO EM ALTA OU EM BAIXA VELOCIDADE VEJA O QUE PODE SER
O que faz trepidar o volante do carro?
As vibrações no volante podem estar relacionadas ao fato de os pneus terem sido montados de maneira errada. No entanto, falta de balanceamento, rodas amassadas e até mesmo problemas com peças da suspensão também podem fazer o volante trepidar.
Volante tremendo é um problema, inclusive perigoso
O mesmo vale para problemas que podem acometer as pastilhas e os discos dos freios. Ainda que seja uma leve trepidação, é bom resolver esse problema o quanto antes, evitando que a situação se torne ainda mais grave.
Quando o automóvel está balançando muito, seja para os lados ou para a frente e para atrás, o problema deve estar na suspensão. Seja em simples ondulações do asfalto, lombadas ou em alta velocidade em rodovias com asfalto em dia, os amortecedores não conseguirão manter a carroceria estável.
Realizar a manutenção preventiva do veículo é fundamental para evitar a trepidação no volante acima de 80 km/h. Mas, especialmente, para reduzir riscos à segurança e garantir uma condução suave. Além disso, problemas com o alinhamento e balanceamento das rodas também podem resultar em volante tremendo e puxando.
Se a trepidação ocorrer já com o veículo parado, as causas podem ser muitas. O motor talvez não esteja recebendo combustível ou ar suficiente. Outra causa comum para a vibração excessiva é a vela de ignição. Verifique se elas estão sujas ou se os cabos estão bem conectados.
Molas arreadas, rolamentos de rodas, buchas, batentes ou coxins danificados e falta de alinhamento da direção também prejudicam o desempenho do sistema de suspensão do veículo.
Quando apresentam problemas não fazem barulho e por isso é importante ficar de olho no sinal mais comum de defeito: perda de altura. Outros sinais comuns de necessidade de manutenção são pintura desgastada, ferrugem, trincas ou elos batendo. Esses sinais são os alertas mais comuns sobre a necessidade de ir ao mecânico.
A falta de regulação dos pneus do carro também podem virar uma causa comum para a derrapagem, ou até mesmo vias irregulares. É importante lembrar que diminuir a velocidade nessa situação não significa colocar toda sua força no freio. Isso, inclusive, pode acabar piorando a retomada do controle do veículo.
Em muitos casos, a causa da trepidação pode estar em outros componentes do carro, além do volante em si. Desde problemas simples como desequilíbrio ou desgaste dos pneus, até problemas mais complexos no sistema de freios, suspensão, direção, motor ou transmissão.
Ela é responsável por transmitir os movimentos do volante para as rodas dianteiras, permitindo que o motorista controle a direção do veículo de forma eficiente e precisa.
Como saber se o carro está precisando de alinhamento e balanceamento?
Os sinais de que é hora de fazer o alinhamento incluem o desgaste desigual dos pneus, o veículo puxando para um lado em estradas retas, volante desalinhado, dificuldade em retornar o volante após curvas, choque da roda com objetos na estrada, passagem por buracos significativos e mudanças na posição da suspensão.
- Avarias no motor: problemas com a transmissão, a embraiagem, a má compressão ou cilindros em mau estado podem causar vibrações. - Travões: as pinças do travão e os tambores entupidos podem provocar vibrações. Os discos deformados também provocam estes problemas ao travar.
Quando ao arrancar o veículo trepida a causa pode estar?
A trepidação do carro pode se dar por problemas no motor, como o propulsor que não recebe gasolina ou ar o suficiente por sujeira ou entupimento dos filtros.
Para isso, é importante ter em mente que com o passar do tempo, os pneus vão se desgastando e não mantêm o seu formato. Devido a esse desgaste, as medidas da circunferência mudam, o que cria um desbalanceamento que pode causar diversos problemas no carro.
Ruídos anormais – Quando os amortecedores estão gastos, pode escutar um som de impacto ou pancada. Este som é provocado pelo contacto de metal com metal quando o amortecedor ou suporte bate num obstáculo. Para além disso, estes ruídos podem ser o resultado de componentes de montagem do amortecedor ou suporte gastos.
Barulhos altos, especialmente quando o carro passa por estradas irregulares, também são sinais de que o coxim do amortecedor está ruim. Afinal, após um bom tempo rodando com as mesmas peças, o desgaste pode levar ao surgimento de ruídos fortes na suspensão.
Isso é sinal de que algum componente da suspensão pode não estar funcionando corretamente. Traga o seu carro em nossa oficina o quanto antes para que possamos avaliar e corrigir eventuais problemas na sua suspensão. Evite correr riscos desnecessários!!!
O que deve ser feito quando o veículo apresenta tremedeiras no volante em velocidades maiores?
Será muito simples perceber o volante trepidando ou jogando o carro para algum dos lados, ainda mais se você não fizer força. Caso note isso, vá ao seu mecânico o quanto antes para fazer uma checagem mais detalhada e ajustar esse problema. Em geral, isso pode ser problema de alinhamento e balanceamento.
O que é balanceamento? Por que balancear? O objetivo do balanceamento do pneu é distribuir o peso igualmente em toda a circunferência do pneu, evitar vibrações e aumentar a vida útil do pneu.