Quando o funcionário perde o direito ao vale-transporte?

O funcionário tem desconto no vale-transporte quando ele não comparece ao trabalho, seja por causa de férias, atestado médico, algum tipo de licença, porque compensou banco de horas ou porque faltou ao trabalho por motivos pessoais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em beneficiocerto.com.br

Quando o funcionário perde o direito do vale-transporte?

Mas, além disso, existem outras situações que podem incidir no não recebimento desse benefício. Dentre eles, está o caso de funcionários que não utilizam nenhum meio de transporte público para ir trabalhar, realizando o percurso com um veículo automotor, motocicletas, bicicletas, ou até mesmo a pé.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

Quando não é devido o vale-transporte?

Qualquer colaborador que use meios de transporte público para chegar ao trabalho. Valem metrôs, trens, ônibus e outros. Funcionários que usam o carro como meio de trabalho não estão elegíveis a receber o benefício.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

Quando a empresa pode descontar o VT?

Legalmente, o empregador pode descontar até 6% do salário base do empregado para a contribuição do vale-transporte. Esse limite visa proteger o trabalhador, garantindo que uma parte significativa do seu salário não seja comprometida com o custo de transporte para o trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oitchau.com.br

O que diz a CLT referente ao vale-transporte?

Art. 31. O valor efetivamente pago e comprovado pelo empregador, pessoa jurídica, na aquisição de Vale-Transporte, poderá ser deduzido como despesa operacional, na determinação do lucro real, no período-base de competência da despesa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

É Obrigatório Pagar Vale Transporte e Vale Alimentação? #bbadv

Quais as regras do vale-transporte?

Segundo a lei, para pagar pelo vale-transporte, o empregador pode descontar até 6% do salário fixo do empregado. Veja o que diz o art. 4º: O empregador participará dos gastos de deslocamento do trabalhador com a ajuda de custo equivalente à parcela que exceder a 6% (seis por cento) de seu salário básico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.convenia.com.br

O que é considerado uso indevido do vale-transporte?

O uso indevido do vale-transporte pelo trabalhador configura falta grave, sendo admissível a dispensa por justa causa considerando-se, inclusive, a reincidência da conduta, na forma do artigo 112, parágrafo 3º do Decreto Decreto 10.854 /2021, que regulamenta a Lei 7.418 /95 e artigo 482 , alínea a, da CLT .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando o funcionário pega atestado pode descontar o vale-transporte?

O trabalhador pode ter desconto no vale-transporte? O funcionário tem desconto no vale-transporte quando ele não comparece ao trabalho, seja por causa de férias, atestado médico, algum tipo de licença, porque compensou banco de horas ou porque faltou ao trabalho por motivos pessoais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em beneficiocerto.com.br

Como fica o vale-transporte com a demissão?

Caso solicite, o valor deve ser ressarcido no mesmo mês do desligamento, desde que o aviso prévio não seja cumprido. Caso o colaborador cumpra o aviso prévio, o desconto não poderá ser realizado, pois a jurisprudência entende que ele comparecerá ao trabalho, e o Vale-Transporte é utilizado para esse trajeto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gestaosat.com

O que acontece com o VT após demissão?

O vale-transporte, que é um benefício obrigatório, é pago sempre de forma antecipada para que o colaborador utilize o crédito para se locomover entre a casa e o trabalho. Por isso, geralmente, não existe nenhuma pendência de pagamento do VT quando um colaborador é desligado, já que o valor é pago antecipadamente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sodexobeneficios.com.br

Como fica o vale-transporte na nova lei trabalhista?

É o parágrafo único do artigo 4° da já mencionada lei que instituiu a criação do vale-transporte que indica que “o empregador participará dos gastos de deslocamento do trabalhador com a ajuda de custo equivalente à parcela que exceder a 6% (seis por cento) de seu salário básico”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tangerino.com.br

Qual a condição em que o empregador fica isento de pagar vale-transporte?

O art. 39 da Lei 10.741/2003 garante aos maiores de 65 anos a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semiurbanos. Tal gratuidade geralmente também é assegurada aos portadores de deficiência por meio de leis estaduais ou municipais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiatrabalhista.com.br

Quando o funcionário pega vale-transporte e não usa?

Caso o empregado não utilize integralmente os vales-transporte fornecidos em um determinado mês, ele não tem o direito de acumulá-los para serem utilizados em meses subsequentes. O benefício é válido apenas para o período em que foi fornecido, sem a possibilidade de ser transferido ou acumulado para outras finalidades.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vrmobilidade.com.br

Quando a empresa não é obrigada a pagar vale-transporte?

E para os trabalhadores que se deslocam com veículo próprio, é devido o vale-transporte? Nos termos da referida lei, a empresa não é obrigada a pagar o vale se o trabalhador possui veículo próprio (motocicleta ou automóvel) e utiliza-o para deslocamento ao trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode tirar vale-transporte do funcionário?

Em situações nas quais o empregado tiver recebido o vale antes da falta, o empregador pode: Solicitar a devolução do VT; Fazer a compensação do valor no próximo mês; Descontar a quantia do holerite do funcionário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em feedz.com.br

Quem vai trabalhar de moto tem direito ao vale-transporte?

“Constitui ato de improbidade o empregado requerer e receber vale-transporte quando ia trabalhar de motocicleta. O ato desonesto do reclamante abala a confiança existente na relação de emprego, além de fazer com o empregador tenha de pagar parte do vale-transporte”, justificou o magistrado Sérgio Pinto Martins.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em genyo.com.br

Tem que devolver o vale-transporte quando sai da empresa?

Sim, ao pedir demissão, é necessário devolver o vale-transporte não utilizado à empresa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

O que acontece com o vale-transporte acumulado?

Como explicamos anteriormente, os depósitos realizados para o uso de cartão vale-transporte são cumulativos, ou seja, caso não sejam utilizados no mês corrente, permanecem para o mês seguinte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vrmobilidade.com.br

Tem como tirar o dinheiro do vale-transporte?

A SPTrans informa que já está disponível a solicitação de transferência de créditos do Bilhete Único sem cadastro para o cartão cadastrado por meio do site https://sptrans.com.br/trocabilhete.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em capital.sp.gov.br

Pode descontar VT e VR na rescisão?

Sim, esse saldo referente ao vale-alimentação e refeição pode ser descontado do empregado no ato da rescisão. Mas apenas se comprovado que o valor excedente tenha decorrido de faltas ao serviço, ou que seja correspondente ao adiantamento de dias pelos quais não haverá mais atividade profissional, em função da demissão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em flashapp.com.br

Pode descontar vale-transporte em caso de falta?

Havendo ausência do empregado ao trabalho ou se o empregado não utilizar transporte público todos os dias, o empregador poderá exigir que o empregado devolva ou ressarça os vales-transportes não utilizados, ou pode-se ainda no mês seguinte, abater da quantidade do mês, os vales não utilizados no mês anterior.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em comunidadecontabilbrasil.com

Qual o limite de atestado por mês?

A lei não prevê uma quantidade máxima para o número de atestados. No entanto, quando o mesmo funcionário apresenta mais de um atestado dentro de 60 dias, todos pelo mesmo motivo, a empresa pode somar os dias de afastamento previstos nos documentos para saber se deverá ser responsável pelo pagamento do salário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

Quando o vale-transporte é bloqueado?

O que é? Esse serviço pode ser solicitado nos casos em que o cartão tenha sido perdido, roubado ou furtado e que o interessado tenha solicitado o bloqueio. Após ter recuperado o cartão, o interessado deve solicitar o desbloqueio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

O que diz a lei do vale-transporte?

Portanto, a CLT determina que o pagamento é obrigatório para profissionais que pegam transporte público para chegar ao local de trabalho. E determina especificamente todas as condições de pagamento, inclusive quanto pode ser descontado do salário do profissional que recebe o vale.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jobconvo.com

Como saber se o funcionário está usando o vale-transporte?

Para provar basta imagens do CFTV ou testemunhas de que o funcionário sempre vem trabalhar sem utilizar meio de transporte público.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conviver.sindiconet.com.br