Quando o juiz pode rever sua própria decisão?

1. Ao juiz é dado revisar, reconsiderar e revogar as suas próprias decisões interlocutórias, quando não submetidas ao crivo de instância superior, ou quando assim o justificar a superveniência de fatos, provas ou outras circunstâncias juridicamente relevante.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando cabe pedido de reconsideração de decisão?

Ela é empregada quando a parte interessada acredita que ocorreu um equívoco que pode ser retificado sem a necessidade de apelar a uma autoridade superior.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

Quando o juiz pode exercer juízo de retratação?

Em regra o juiz não pode se retratar da sentença proferida, exceto para corrigir de ofício ou a requerimento, inexatidões materiais ou erros de cálculo, ou por meio de embargos de declaração (provocação da parte), nos termos do disposto no artigo 494 do CPC.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando o juiz volta atrás da decisão?

Acontece que em algumas situações muito específicas, a lei prevê a possibilidade de o próprio juiz que deu a decisão rever suas convicções e reconsiderar seu posicionamento sobre aquela discussão. É o que se denomina de “juízo de retratação”. Isso significa, o próprio juiz se retrata.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lbzadvocacia.com.br

Tem como reverter a decisão do juiz?

Ainda que a sentença seja a decisão final do juiz, ainda é possível recorrer contra essa decisão. Assim, a parte insatisfeita poderá apresentar um recurso de apelação, buscando reverter a sentença. Esse recurso não será julgado pelo mesmo juiz, mas por desembargadores de um Tribunal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dsadvocacia.com.br

Quais situações o juiz poderá se retratar da sentença proferida - Prof. Zulmar Duarte

Quem pode mudar a decisão de um juiz?

As matérias que foram decididas em juízo não podem ser reexaminadas pelo mesmo magistrado, uma vez caracterizada a preclusão pro judicato, segunda a qual nenhum juiz decidirá novamente as questões já decididas, relativas à mesma lide (art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode o juiz modificar sua sentença depois de publicada?

Após a publicação da sentença, o juiz apenas poderá alterá-la para corrigir, de ofício ou a requerimento da parte, inexatidões materiais ou erros de cálculo; ou por meio de embargos de declaração, nos termos do art. 494 do Código Processual Civil.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ww2.stj.jus.br

É vedado ao juiz decidir novamente?

5. O art. 471 proíbe o juiz de decidir novamente as questões já decididas, re lativas à mesma lide, "salvo os casos previstos em lei". Além da hipótese de re lação jurídica continuativa, previu a lei a possibilidade de, mediante agravo de ins trumento (CPC, art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bdjur.stj.jus.br

Quem pode anular a sentença de um juiz?

494 fala que “Publicada a sentença, o juiz só poderá alterá-la: I – para corrigir-lhe, de ofício ou a requerimento da parte, inexatidões materiais ou erros de cálculo”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Quando o juiz dá uma sentença errada o que fazer?

Basta solicitar embargos de declaração e apontar o erro material. Então, o juiz faz a correção e pronto. Não existem grandes problemas em relação à isso. Já o erro formal trata-se de um erro relativizado, isto é, é um erro da forma do documento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Qual o prazo para o juiz se retratar?

241 . § 3º Interposta a apelação, o juiz poderá retratar-se em 5 (cinco) dias. § 4º Se houver retratação, o juiz determinará o prosseguimento do processo, com a citação do réu, e, se não houver retratação, determinará a citação do réu para apresentar contrarrazões, no prazo de 15 (quinze) dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Até quando pode ser feita a retratação?

Segundo a jurisprudência majoritária adotada pelo STJ – não há previsão em lei sobre o assunto, sendo a lacuna preenchida pela Doutrina e também pela Jurisprudência - a Retratação da Retratação será permitida somente se ocorrer dentro do prazo decadencial de seis meses.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dspace.mj.gov.br

Quando não cabe retratação?

Portanto, para que não haja punição, a retratação precisa necessariamente ser feita antes da sentença de primeira instância, exceto nos casos de ação penal pública. Vale ressaltar que não é admitida a retratação no crime de injúria, apenas nos crimes de calúnia e difamação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Qual o prazo para impugnar uma decisão?

Por regra, a parte tem o prazo de 15 dias úteis para apresentar a impugnação. Lembrando que o prazo pode ser dobrado (para 30 dias) caso existam mais executados no processo, sendo esses representados por profissionais do direito de escritórios distintos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Quando uma decisão pode ser anulada?

Da sentença cabe apelação". Dessa forma, pode ser pleiteada a reforma ou a anulação da sentença quando se verificar os seguintes erros: Error in judicando: Quando a pessoa não concorda com a decisão proferida, está relacionado com o mérito da decisão, dessa forma pleiteia para que o Tribunal reforme a sentença.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É possível reverter uma decisão judicial?

O Código de Processo Civil (CPC) prevê essa possibilidade de invalidação por meio de ação rescisória, instrumento jurídico por meio do qual se pode anular uma decisão definitiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Pode juiz reforma decisão de outro juiz?

As matérias que foram decididas em juízo não podem ser reexaminadas pelo mesmo magistrado, uma vez caracterizada a preclusão pro judicato, segunda a qual nenhum juiz decidirá novamente as questões já decididas, relativas à mesma lide (art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Tem como recorrer da decisão de um juiz?

Juiz tem legitimidade para recorrer de decisão que o declara suspeito. O magistrado, apesar de não ser parte na ação submetida à sua jurisdição, é parte no incidente de suspeição que possa surgir no processo – situação em que poderá defender interesses próprios.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Quem pode mudar a decisão do juiz?

Publicada a sentença, o juiz só poderá alterá-la: I – para corrigir-lhe, de ofício ou a requerimento da parte, inexatidões materiais ou erros de cálculo; II – por meio de embargos de declaração.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quanto tempo vale uma decisão judicial?

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que o juiz não pode?

Aos juízes é vedado: I - exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou função, salvo uma de magistério; II - receber, a qualquer título ou pretexto, custas ou participação em processo; III - dedicar-se à atividade político-partidária.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

É possível mudar uma sentença transitada em julgado?

Estas sentenças não podem ser modificadas, nem se pode iniciar um novo processo com o mesmo objetivo, em virtude da necessidade de promover a segurança jurídica, para que não se possa discutir eternamente questões que já foram suficientemente analisadas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www4.trf5.jus.br

Tem como revogar uma sentença?

De acordo com o CPC 463, o juiz só poderá alterar a sentença publicada para "corrigir, de ofício ou a requerimento da parte, inexatidões materiais, ou lhe retificar erros de cálculo"e também "por meio de embargos de declaração".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é erro material na decisão?

O que é o erro material? É um erro que precisa de correção, porém não interfere no resultado do julgamento e são perceptíveis à primeira vista, como por exemplo um erro de cálculo, grafia equivocada, informação incorreta, troca de nomes ou ausência de palavras relevantes ou imprescindíveis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em baccin.com.br