O equilíbrio rotacional indica que a resultante dos torques que atuam sobre um corpo é nula e, por isso, esse corpo rotaciona com velocidade constante ou nula. Em outras palavras, quando o torque resultante sobre um corpo é nulo, esse corpo não apresenta aceleração angular.
O torque do motor é calculado multiplicando a força aplicada (F) pela distância do centro do eixo (d), também chamado de braço de alavanca. Quanto mais distante a força aplicada estiver do eixo, maior será o torque. Nesse cálculo é importante observar o sinal da rotação produzida.
Quando um torque produz uma rotação no sentido anti-horário, seu sinal é positivo, quando a rotação produzida acontece no sentido horário, ele é negativo.
O torque mínimo pode ser medido usando um instrumento chamado torquímetro. Um torquímetro é uma ferramenta de medição que permite medir a força de torque aplicada a um objeto ou máquina.
O que é Torque (Momento Escalar) e como calcular? Teoria e resolução de exercícios
Quando o torque é nulo?
Em outras palavras, quando o torque resultante sobre um corpo é nulo, esse corpo não apresenta aceleração angular. O torque pode ser entendido como o agente dinâmico das rotações.
Qual o problema que a falta de torque pode causar?
Consequências do Erro de Torque
Quando o torque aplicado é insuficiente, a fixação pode ficar frouxa e, com o tempo, se soltar completamente. Isso pode resultar em vazamentos de fluidos, como óleo ou gás, comprometendo o desempenho do equipamento e causando danos ao ambiente de trabalho.
A direção e o sentido do vetor torque serão dados pela regra da mão direita. Enrolamos os dedos em torno do eixo de rotação, e fazemos com que os dedos apontem na direção e no sentido do vetor força. Com isso, o vetor torque vai apontar na mesma direção e sentido do dedo polegar.
É uma medida de força do motor: quanto maior o torque, melhor ele responderá às acelerações. Assim, o torque é muito importante na escolha não só de veículos leves, mas principalmente de veículos de transporte, como caminhões e ônibus.
O torque é efetivamente medido por meio de um braço de alavanca de propriedades conhecidas, conectado a um dinamômetro convencional, balança ou outra forma de quantificação de força. Tal técnica ficou conhecida como “freio de Prony” (Prony brake) e foi intensamente utilizada nas décadas posteriores.
O torque, geralmente expresso em kgf. m (quilograma força por metro) ou Nm (Newton por metro) é a capacidade do motor de fazer um esforço, ou seja, gerar energia.
Qual é a fórmula do torque de um motor? O torque em rotações baixas é encontrado multiplicando a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação, usando esta fórmula: T = F x D, onde T = torque (Nm), F = força (N) e D = distância (metro).
Normalmente o torque é medido em Nm (Newtons x metro) ou Kgfm (quilograma x força x metro). Para calcular, basta multiplicar a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação.
Caso o somatório das forças atuantes em um corpo seja zero, isso significa que ele está parado ou em equilíbrio. As leis de Newton foram formuladas por Isaac Newton e descritas em seu livro Princípios matemáticos da filosofia natural. A unidade de medida da força é Newton, representado pela letra N.
O torque máximo é sempre obtido em rotações mais baixas, enquanto o ápice da potência só é alcançado nos giros mais altos. O torque máximo de um carro geralmente se dá em um ponto específico, que pode ser entre 2.800 e 4.000 rpm.
Se você quer empurrar algo em linha reta (o carro sem bateria) é força, se você quer fazer algo girar, essa aplicação de força passa a se chamar torque. Quando você pedala uma bicicleta, você está aplicando torque sobre o pedivela. Torque é simplesmente a força rotacional.
Embora sejam coisas distintas, a potência tem tudo a ver com o torque. Do ponto de vista da física, ela é a energia gerada após um determinado tempo de trabalho. No caso dos automóveis, a potência nada mais é que a multiplicação do torque pela rotação do motor em um certo período.
De forma resumida, quanto maior o torque, mais rápida é a arrancada de um veículo. Quando o eixo que interliga as rodas motrizes é girado com mais agilidade, significa que a força realizada é alta e, portanto, é possível arrancar e retomar a velocidade rapidamente.
Portanto, quanto menor a marcha, maior a força e a rotação do motor. No caso contrário, quanto maior a marcha, maior a velocidade e menor a rotação do veículo.
O torque máximo é atingido na rotação onde se consegue a maior eficiência possível desses três fatores. Já a potência depende da multiplicação do torque pela rotação e geralmente atinge seu pico em giros mais altos.
Se você está girando no sentido horário, o torque é negativo, se você estivesse girando no sentido anti-horário, como estávamos nesse exemplo, a direção contrária da qual um relógio se move, o torque seria positivo. Se você girar no sentido horário, do outro lado, o torque é negativo.
De uma maneira bastante simples, o torque é calculado através da seguinte fórmula: Torque = Força X Comprimento da alavanca. A unidade de medida para o toque geralmente utilizada no Brasil é o Nm (Newton metro).
Um fraco desempenho do motor pode ser causado por diversos fatores. Desde combustível de má qualidade, problemas na vela e até filtro de ar sujo, que resulta no entupimento dos pistões. E as consequências podem ir muito além da perda de potência.
Dos dois, o torque é o responsável pela capacidade do motor produzir força motriz, ou seja, o movimento giratório. É essa força que faz o veículo sair da inércia, arrancar e vencer ladeiras íngremes sem que você precise efetuar muitas trocas de marchas.
A bomba de combustível é uma das principais razões para que o carro fique sem força e o motor falhe ao acelerar. O motivo é que a bomba tem a função de enviar o combustível do tanque até o motor. Caso ela não esteja funcionando bem, o fluxo do combustível e a pressão não são mantidos.