Esses insetos desenvolvem asas para sair do cupinzeiro e formar novas colônias; indivíduos alados voam em épocas específicas do ano. Em dias quentes, principalmente depois de chuva, é comum observar insetos voando próximo à luz.
Com o início da primavera, dia 22 de setembro, também se inicia o período da Revoada dos Cupins, que dura até o final do verão, e é nesses meses que você deve ficar atento para que uma infestação de cupins não ocorra.
São cupins em sua fase alada. Logo que nasce, o cupim ganha asas e se torna um siriri. Esse voo, que acontece em dias quentes, geralmente no final da tarde e ao anoitecer, serve para o macho e a fêmea reprodutores se encontrarem. É uma espécie de voo de acasalamento.
Isso porque os bichos não vão embora. Na verdade, eles deixam as asinhas para trás quando encontram um local para criar sua colônia. E, se tem asas de cupim no chão, significa que eles já podem estar dentro de algum móvel, batente, estrutura ou peça de madeira.
A presença de cupins voadores está relacionada à maturidade de uma colônia de cupins subterrâneos ou de cupins de madeira seca nas proximidades. A busca por um novo local para estabelecer uma nova colônia muitas vezes leva esses cupins voadores a entrar em edifícios residenciais e comerciais.
Para se livrar dos cupins voadores, a primeira alternativa é a mistura de aproximadamente 500 ml de álcool, com cerca de 10 pequenas porções de cravinho da índia e óleo de andiroba.
Esses insetos desenvolvem asas para sair do cupinzeiro e formar novas colônias; indivíduos alados voam em épocas específicas do ano. Em dias quentes, principalmente depois de chuva, é comum observar insetos voando próximo à luz.
Umidade – A umidade excessiva é um dos principais fatores que atrai cupins para uma casa. Eles precisam de água para sobreviver, então qualquer área que esteja úmida ou úmida é um lugar perfeito para eles. Madeira molhada – A madeira molhada é particularmente atraente para os cupins.
Entre os seus predadores naturais, destacam-se outros insetos (formigas, libélulas, louva-a-deus, besouros, percevejos, vespas, etc.) e vertebrados (tatus, tamanduás, aves, sapos, lagartos, cobras, morcegos e peixes). No entanto, as formigas são destacadamente as principais predadoras dos cupins.
E o atrativo perfeito para eles são estrutura de telhado, pisos, portas, móveis e qualquer item de madeira não tratada corretamente. Isso porque eles conseguem se abrigar facilmente nesses espaços desprotegidos.
Além de uma boa dedetização, dependendo da situação, é possível ter pequenas atitudes que podem manter esses insetos indesejados longe do guarda-roupas. Uma boa solução para evitar traças e cupins é usar bolinhas de naftalina ou cânfora penduradas junto aos cabides e nos cantos do armário.
Cupins costumam viver em galerias e em colônias. Depois que eles comem, eles liberam suas fezes que se parecem muito com pó de madeira. Assim, fica muito mais fácil de achar onde eles podem estar, é só segui o rastro.
A rainha e o rei são os mais importantes membros da colônia. Suas únicas funções são o acasalamento e a postura de ovos. Outros cupins alimentam e cuidam da rainha, que pode viver de 25 a 50 anos.
Esses pequenos insetos não costumam picar os humanos, apenas outros insetos. Apesar de o cupim soldado ter mandíbulas em formato de pinça que ajudam no processo de alimentação, o ataque às pessoas não faz parte das características da sua natureza. Além disso, eles também não transmitem nenhum tipo de doença.
Umidade. O cupim de madeira seca é uma exceção nesse quesito. Mas, a maioria desses insetos são atraídos por locais com alta umidade. A hidratação é fundamental para a sobrevivência dos insetos.
A broca, um besouro que destrói madeira, faz um farelinho bem fino. Na dúvida, chame uma imunizadora especializada em controle de cupins e brocas para realizar uma inspeção técnica e identificar qual é a praga.
Querosene. Essa solução é muito eficiente para eliminar grandes colônias de cupim de madeira ou outros insetos de uma superfície. No entanto, para usar o produto, é preciso usar luvas e máscaras de proteção. Óleos lubrificantes ou desengripantes também são ótimos para eliminar o inseto.
Vinagre, naftalina, querosene, etc. Essas são algumas das substâncias que muitos costumam utilizar na tentativa de acabar com os ataques de cupins, tanto em móveis de madeira prontos quanto em peças e materiais em marcenarias.
Os cupins ganham asas nessa época e saem para encontrar um parceiro. Após a reprodução, o cupim perde as suas asas e parte para encontrar um lugar seguro e com alimento em abundância para começar a sua colônia.
A revoada de cupins é o período da reprodução desses insetos e acontece na primavera e no verão. O tempo quente e úmido dessas estações do ano proporciona a proliferação dessas pragas urbanas, que ganham asas e rumam para formar novas colônias.
Primeiro, você deve criar barreiras físicas para impedir o avanço de cupins com asas. Instalar telas nas portas e nas janelas dificulta o acesso dos siriris ao interior da edificação. O uso de armadilhas luminosas, que capturam insetos noturnos, também pode ser útil.
Os cupins costumam construir pequenos túneis por paredes, pilares de apoio e vigas de piso. Dessa forma, eles abrem um caminho seguro do ninho até a fonte de alimento. Para confirmar se esses túneis foram feitos pelos insetos, basta desfazê-los e verificar se existe a presença de cupins no local.