Quando se aplica o art 27 do CDC?

Diz o art. 27 do CDC que "prescreve em cinco anos a preten- são à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço prevista na Seção II deste Capítulo, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em emerj.tjrj.jus.br

Quando se aplica o prazo decadencial?

O prazo decadencial é aplicável aos vícios e o prazo prescricional à pretensão indenizatória decorrente de acidentes de consumo, na forma dos arts. 26 e 27, respectivamente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Qual o prazo para consumidor ajuizar uma ação indenizatória?

A pretensão para reparação de danos causados por fato do produto ou do serviço, também conhecido como acidente de consumo, prescreve em cinco anos. A contagem do prazo inicia-se com o conhecimento do dano e da autoria, na forma do art. 27 do CDC, dispensada reclamação prévia do consumidor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando o cliente tem direito a indenização?

Para que seja caracterizado o dano moral no Direito do Consumidor, é necessário que exista uma relação de consumo estabelecida e que haja uma conduta ilícita do fornecedor de produtos ou serviços. Essa conduta pode envolver desde práticas abusivas de venda até a comercialização de produtos defeituosos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando começa a contar o prazo de prescrição?

Enunciado 14: 1) O início do prazo prescricional ocorre com o surgimento da pretensão, que decorre da exigibilidade do direito subjetivo; 2) o art. 189 diz respeito a casos em que a pretensão nasce imediatamente após a violação do direito absoluto ou da obrigação de não fazer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Art. 27 - Código do Consumidor - Prazo de prescrição da reparação de danos

Como é feita a contagem da prescrição?

Quando começa a contar o prazo da prescrição penal? No Brasil, o prazo da prescrição penal começa a contar a partir da data em que ocorreu o fato criminoso, também conhecida como “dia do crime”. É a partir desse momento que se inicia a contagem do tempo para a ocorrência da prescrição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O que diz a Súmula 150 do STF?

SÚMULA 150

Prescreve a execução no mesmo prazo de prescrição da ação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Qual o prazo para o consumidor pedir a reparação do produto com vício?

Segundo orientação jurisprudencial desta Corte, conforme disposto no art. 18, § 1º, do CDC, no caso de o vício de qualidade não ser sanado no prazo de 30 (trinta) dias, cabe ao consumidor, independentemente de justificativa, optar pela substituição do bem, pela restituição do preço, ou pelo abatimento proporcional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Em que tipo de situação o consumidor pode ser indenizado?

Todo e qualquer ato grave que gere dano deverá ser indenizado, conforme cita o art. 927 do Código Civil: Art. 927.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando cabe dano moral no CDC?

O dano moral é configurado quando há violação a algum dos direitos ou atributos da personalidade, ou seja, o prejuízo reflete sobre o nome, a honra, a liberdade, a integridade física da pessoa ou até o seu estado anímico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é prescrição no CDC?

Tradicionalmente aprende-se que: prescrição é perda do direito à utilização de determinado tipo de ação judicial, em face do decurso de certo prazo, previsto em lei; decadência é a perda do próprio direito, em decorrência da não utilização de qualquer tipo de ação para protegê-lo ou reivindicá-lo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem pode pleitear indenização com base no CDC?

O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em consumidor.gov.br

Quais são os prazos prescricionais?

O Código Civil, no seu artigo 206, estipula os prazos de prescrição de um, dois, três, quatro e cinco anos para determinados direitos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o prazo para entrar com ação de reparação de danos?

No entanto, a indenização por danos morais decorrentes da violação daqueles direitos está sujeita ao prazo de prescrição de três anos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

É um exemplo de prazo decadencial?

Prazo decadencial de 30 (trinta) a 90 (noventa) dias para reclamações envolvendo relação de consumo, conforme artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990). Prazo decadencial de 120 (cento e vinte dias) para impetração do Mandado de Segurança, conforme artigo 23 da Lei nº 12.016/2009.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Como contar prazo decadencial de 6 meses?

Destaca-se que o prazo de 6(seis) meses é contado do dia em que o ofendido vem a saber quem é o autor do crime(CP, art. 103). Nota-se que o prazo não é contado da data do crime, mas sim da data do conhecimento da autoria por parte do ofendido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em estrategiaconcursos.com.br

O que diz o artigo 35 do Código Defesa consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que é uma situação vexatória?

Ou seja, se enquadra em cobranças vexatórias, qualquer cobrança de dívidas, sob ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, ao ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.pe.gov.br

Quais são os 4 princípios do Código de Defesa do Consumidor?

Em 15 de março de 1962, o presidente dos Estados Unidos erigiu a proteção e defesa do consumidor como Política Nacional de Estado, fixando quatro princípios básicos que foram reconhecidos pelo ordenamento jurídico pátrio, são eles: direito de ser informado, de ser ouvido, de escolha, e à segurança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Qual a diferença entre vício e defeito no CDC?

VÍCIO X DEFEITO: AS DIFERENÇAS PRÁTICAS NO CDC

Como vimos, vício e defeito não são sinônimos, uma vez que o primeiro diz respeito à qualidade e à quantidade do produto ou serviço, enquanto o segundo diz respeito à segurança da pessoa do consumidor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como contar prazo decadencial CDC?

Com efeito, segundo o Código, tratando-se de vícios aparentes ou de fácil constatação o prazo de decadência será de trinta dias em relação ao fornecimento de serviço e de produtos não duráveis e de noventa dias quanto ao fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro por defeito?

Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro

Produtos com defeitos ou vícios: caso o produto apresente defeitos que comprometam sua qualidade ou segurança, ou haja vícios ocultos que impossibilitem seu uso adequado, o consumidor pode exigir o ressarcimento do dinheiro ou a troca do produto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em serasa.com.br

O que diz a Súmula 608 do STF?

Caracterizada a ocorrência de violência real no crime de estupro, incide, no caso, a Súmula 608/STF: "No crime de estupro, praticado mediante violência real, a ação penal é pública incondicionada".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

O que diz a Súmula 683 do STF?

SÚMULA 683/STF. 1. Conforme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, o limite de idade como critério para ingresso no serviço público apenas se legitima quando estritamente relacionado à natureza e às atribuições inerentes ao cargo público a ser provido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

O que diz a Súmula 510 do STF?

SÚMULA 510

Praticado o ato por autoridade, no exercício de competência delegada, contra ela cabe o mandado de segurança ou a medida judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br