Quando utilizar a palavra "como"?
A PALAVRA COMO. Modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. É sempre invariável.Quando usar o conectivo bem como?
Patrícia bem como sua irmã apreciam a leitura de bons clássicos. O que equivale a dizer que “Patrícia e sua irmã apreciam a leitura de bons clássicos”. Nesse caso, como não se trata mais de uma intercalação, o sujeito se classifica como composto, requisitando, portanto, concordância feita por meio do verbo (apreciam).Como usar o pronome "se" corretamente?
O pronome se será partícula integrante de verbos, quando fizer parte de um verbo pronominal. Outros pronomes oblíquos átonos – me, te, nos, vos – também podem ser partícula integrante do verbo. Ex.: Feliciano suicidou-se. Não existe o verbo "suicidar", e sim o verbo "suicidar-se"; o pronome faz parte do verbo.Quando se usa o ponto de exclamação e interrogação juntos?
Se nossa frase for majoritariamente INTERROGATIVA, podemos iniciar com interrogação e acrescentar uma exclamação para indicar admiração ou surpresa. Podemos usar em frases como “O que você está fazendo aqui?!” ou simplesmente “Você por aqui?!”. Esse uso também é comum para expressar dúvida e espanto: “Quê?!”.ONDE ou AONDE? Qual é o Correto? Quando Usar? (Aprenda com Exemplos)
Quando não usar o pronome se?
Em frases negativas (com advérbios ou pronomes de valor negativo como não, nunca, jamais, nada): «Não se recomenda a substituição», «Ele nunca se feriu», «Eles não se casaram». Em frases interrogativas iniciadas por pronomes ou advérbios interrogativos (quem?, porque?): «Quem se feriu?», «Onde se casaram eles?»Tem vírgula depois de "como"?
No entanto, tal como a frase se encontra, é facultativa a vírgula entre plantas e a conjunção como, separando os dois termos. Quanto à sequência introduzida por como, esta conjunção introduz a enumeração de várias espécies (que constituem sucessões) entre as quais se deve empregar a vírgula (cf.Tem vírgula depois de às vezes?
Desta forma: – uma locução adverbial como às vezes não exige vírgula, a não ser que na frase esteja contígua a outra expressão: «À noite, às vezes, faz frio.» – uma partícula ou locução de explicação, correcção, continuação, conclusão, concessão requerem vírgula (ver Bechara, op. cit., pág.Tem vírgula depois de assim?
Antes de qualquer conjunção coordenativa, deve-se empregar a vírgula. Exemplos de conjunções coordenativas: mas; porém; contudo; todavia; entretanto; não obstante; no entanto; portanto; assim; logo; portanto; por isso; por conseguinte; de modo que, de maneira que; porque; pois; senão, etc.Quando utilizar o como?
- Serve para introduzir as Orações Subordinadas, e assume alguns significados diferentes, dependendo da oração da qual faz parte:
- Pode ser substituída por quando ou logo que.
- Assume a mesma função do por que.
- Tem valor de conforme.
- Serve para introduzir as Orações Coordenadas, e assume o valor de uma conjunção aditiva:
Qual a função do como?
Relaciona-se a um verbo ou a um adjetivo, exprimindo circunstância de intensidade ou de modo. Sintaticamente exerce a função de adjunto adverbial de modo ou intensidade: Como você se veste bem!Qual é a classificação de como?
Refere-se a um advérbio de modo. Introduz uma oração subordinada adverbial, podendo ser classificada, tendo como referência as seguintes circunstâncias adverbiais: * Causal – equivale a porque, já que, uma vez que. Como não foi convidado, optou por não comparecer ao aniversário.É correto dizer "para si"?
Quanto a considerar «para si» completamente incorreto, porque se diz que «o português é uma língua regulamentada internacionalmente e tem regras» e «seja em Portugal, no Brasil ou alhures, a regra gramatical só permite o uso do si como pronome reflexivo (ou reflexo)», trata-se de uma perspetiva muitíssimo discutível e ...Qual é o correto: si ou se?
O termo "se" é, na maioria das vezes, conjunção ou pronome: "Se não ocorrer engarrafamento, irei a Brasília hoje." "Após a sessão, os deputados abraçaram-se." Já o termo "si" é um dos pronomes oblíquos átonos.Qual é o certo: se ou ser?
Tanto é correcto ser empresário como ser-se empresário. Em ser-se, o elemento se é uma palavra, também chamada partícula, indeterminante do sujeito, porque não é por ela que sabemos qual é o sujeito. É muito vulgar esta função do se: 1. Aqui está-se bem.Quais são as 5 regras do SE?
5 regras do SI, se não te chamaram, não vá. Se não te contaram, não pergunte se mentir pra você 1 vez, nunca mais confie. Se não te incluírem, não faça questão. Se não te responderam, não pergunte mais do que 2 vezes.Quando colocar se?
O uso do “se” como índice de indeterminação do sujeito.A indeterminação do sujeito é aquela na qual não conseguimos identificar quem realizou a ação. Neste caso, o “se” acompanha os verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação, que obrigatoriamente são conjugados na terceira pessoa do singular.
Qual a forma correta de usar o SE?
Conjunção condicional “se”Essa palavra será conjunção, caso expresse uma condição. Perceba que, na frase anterior, poderíamos trocar a palavra “caso” pelo vocábulo “se”. Um exemplo desse emprego seria o seguinte período: “Se eu estudar muito, serei aprovado no vestibular”.