Conceito de segmentação de mercado Backer (1992) reconhece isso como a primeira declaração coerente de uma visão distinta de marketing de estrutura de mercado, representando um compromisso entre uma visão de mercado de um economista e o foco de cientistas comportamentais em diferenças de compradores individuais.
Em 1967, Philip Kotler, conhecido como “pai do marketing”, lançou o livro “Administração de Marketing” em coautoria com o professor Kevin Lane Keller. Kotler introduziu conceitos fundamentais como segmentação de mercado, estudo de comportamento do consumidor e posicionamento das marcas.
Kotler (2002, p. 278). Segmentação de mercado é o processo de tornar-se o mercado global, heterogêneo, de um produto e dividi-lo em diversos subgrupos, sendo que um destes tende a ser homogêneo nos seus aspectos fundamentais.
A segmentação de mercado, segundo Weinstein (1995, p. 18) pode ser definida como: “Segmentação é o processo de dividir mercados em grupos de consumidores potenciais com necessidades e/ou características similares, que, provavelmente exibirão comportamento de compra similar”.
A segmentação de mercado consiste, basicamente, em dividir o seu público em diferentes grupos e segmentos com base em suas características, ou seja, localizando os aspectos comuns entre eles.
O QUE É SEGMENTAÇÃO DE MERCADO (Exemplos e Sua Real Importância)
Quais os 4 tipos de segmentação do mercado?
Os quatro principais tipos de segmentação de mercado são: demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental, que abordaremos mais detalhadamente na próxima seção. Um exemplo de variável de segmentação de marketing seria a idade.
Quais são as principais bases de segmentação de mercado?
Existem muitas maneiras de segmentar mercados para encontrar o público-alvo certo. Cinco dessas maneiras são a segmentação demográfica, psicográfica, comportamental, geográfica e firmográfica.
Maior conhecimento sobre o cliente. Com a segmentação, você acaba se tornando um especialista no assunto, e com isso, consegue ouvir, entender e responder melhor seus clientes. ...
Algumas características mais básicas de categorizar o público da sua segmentação de mercado são: localização, hábitos de compra e consumo, gênero, faixa etária, classe social e muitas outras que podem ser relevantes para o seu negócio.
Suas teorias e métodos são considerados pilares essenciais para a construção de marcas de sucesso. Kotler defende que a marca não é apenas um nome ou um símbolo, mas o conjunto de percepções e emoções que os consumidores associam a uma empresa ou produto.
O que é segmentação de mercado e como ela impacta na minha estratégia?
Segmentar um mercado, ou dividir sua participação total em grupos menores, é uma estratégia de marketing que permite criar ações de forma direcionada. A segmentação ajuda a selecionar porções focadas de um mercado-alvo para criar mensagens, produtos e serviços personalizados para esses nichos.
Quais são os requisitos para uma boa segmentação de acordo com Kotler?
Quais são os requisitos para uma boa segmentação de acordo com Kotler? Segundo Kotler (2002, p. 285) : A segmentação geográfica requer a divisão do mercado em diferentes unidades geográficas, como nações, estados, regiões, condados, cidades ou bairros.
Por que é importante estudar a segmentação de mercado?
A segmentação de mercado permite organizar o público-alvo para otimizar seu tempo, orçamento e outros recursos. Além disso, você também perceberá que os riscos das ações de marketing serão reduzidos. Assim, aquelas campanhas que um dia foram mal-sucedidas ou ineficazes ficarão no passado.
Quais são as desvantagens da segmentação de mercado?
A grande desvantagem da segmentação de mercado na contabilidade é a possível recusa de clientes que não pertencem ao nicho de atuação de sua empresa contábil. Caso isso aconteça, pense sempre no seu objetivo final, que é se tornar uma referência no mercado em certo nicho.
Qual alternativa define corretamente o conceito de segmentação?
A alternativa correta que define corretamente o conceito de segmentação é a letra c. A segmentação é uma ferramenta que difere clientes com necessidades semelhantes.
Quais são os requisitos para uma segmentação de mercado eficaz?
Requisitos para a segmentação: o seguimento deve ser identificável, mensurável, acessível, rentável e estável. Não é possível para uma empresa satisfazer todos os consumidores de um dado mercado, ou pelo menos, da mesma maneira.
A segmentação de clientes tem contribuído para o sucesso das estratégias de negócios de diferentes portes e setores. Ao decidir segmentar sua base, a empresa consegue definir o seu cliente ideal, rever seu posicionamento, encontrar novos nichos ou adotar processos mais eficientes de prospecção, vendas e distribuição.
Por que é importante separar os clientes em segmentos?
Segmentar é importante para trazer mais clareza, foco e objetividade na hora de captar, atender clientes e direcionar abordagens da sua empresa. Quando combinada com a análise das métricas de vendas, a segmentação permite direcionar abordagens específicas aos segmentos de maior retorno financeiro.
Quais são as etapas do processo de segmentação de mercado?
Uma estratégia de segmentação costuma seguir três etapas: segmentação, público-alvo e posicionamento. Em cada uma das etapas existem ações a serem desmembradas. Assim, é possível identificar um mercado-alvo, conhecer oportunidades de atuação e definir os caminhos da comunicação.
Qual é a maior característica da segmentação de mercado?
Algumas características mais básicas de categorizar o público da sua segmentação de mercado são: localização, hábitos de compra e consumo, gênero, faixa etária, classe social e muitas outras que podem ser relevantes para o seu negócio.
É possível dividir o mercado em segmentos? Há diversos tipos de segmentação de mercado conforme o marketing. Como a segmentação geográfica, demográfica e psicográfica, comportamental e por canal de consumo. O ideal é cruzar informações de cada segmento para aprimorar o atendimento ao cliente e aumentar as vendas.