- Após 30 anos de adoração pela torcida nas arquibancadas, o Porco Gobbato foi oficializado como mascote do clube em 2016, ganhando uma forma robusta e imponente e passando a animar os jogos do Verdão ao lado do Periquito - explica o site oficial do Palmeiras.
O nome faz referência a João Roberto Gobbato, diretor de marketing que era favorável à adoção definitiva do apelido já na década de 80. A origem do mascote remete à forma pejorativa pela qual os palmeirenses eram chamados pelos rivais.
O Verdão venceu quatro clássicos e perdeu dois, com destaque para um 3 a 0 sobre o SPFC, com dois gols de Artime, o grande nome do elenco no campeonato. O período ficou marcado pela ascensão do jovem goleiro Leão, de apenas 20 anos, ganhando a posição de Chicão e Neuri.
Por anos, a torcida do Palmeiras foi xingada de porco, uma ofensa que tinha relação com a origem imigrante do clube (os trabalhadores italianos eram considerados "porcos" por comerem com as mãos) e com um episódio envolvendo a morte de dois jogadores do Corinthians em 1969.
A provocação durou mais de uma década. Contudo, o Palmeiras acabou adotando o apelido e o mascote em 1986. Mais precisamente no dia 29 de outubro, quando os palmeirenses entoaram pela primeira vez o grito de "dá-lhe porco" após uma vitória contra o Santos.
Fundado por imigrantes italianos, seu primeiro nome foi Società Sportiva Palestra Italia. Em 1942, quando estava estabelecida como uma força do futebol paulista, a equipe foi obrigada a trocar de nome, passando a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras em decorrência da Segunda Guerra Mundial.
"Cruz de Savoia", foi o distintivo utilizado pelo Palestra Itália em 1916. O Palestra Italia (em italiano a palavra Itália não é acentuada) foi fundado em 26 de agosto de 1914 por imigrantes da colônia italiana da cidade de São Paulo.
No primeiro ano sem a parceria com a Parmalat, o Palmeiras fez em 2001 a pior temporada desde que entrou em um período vencedor, com o final em 1993 do jejum de quase 17 anos sem títulos. Pela primeira vez desde então, o clube encerrou a temporada sem disputar uma decisão.
Uma curiosidade é que o Palmeiras possui dois títulos brasileiros reconhecidos pela CBF e que foram conquistados no mesmo ano. Em 1967, o Verdão foi campeão da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, ambos chancelados pela entidade que controla o futebol nacional como equivalentes ao Brasileirão naquela época.
O time Palestra Itália, primeiro nome do Palmeiras, nasceu no dia 26 de agosto de 1914, após uma reunião entre italianos, brasileiros, dois portugueses e um espanhol, a qual decidiu por estabelecer a associação esportiva. Palestra é um termo que, traduzido do italiano, pode significar ginásio, academia.
Bandeira. A bandeira oficial do Palmeiras é verde e tem o escudo oficial do clube no centro sob uma faixa diagonal branca. Acima do símbolo é colocada uma estrela vermelha em referência ao título mundial do Torneio Internacional de Clubes Campeões – Copa Rio 1951.
Qual o motivo da rivalidade entre Palmeiras e Corinthians?
Segundo o historiador, a formação da rivalidade está ligada ao encerramento, no fim da década de 1930, do clube Paulistano, representante da elite paulistana da época, que enfrentou uma grave crise financeira.
Fundado em 19 de julho de 1900, o Sport Club Rio Grande, de Rio Grande (RS), foi o primeiro clube criado no País com o objetivo de manter equipes de futebol. A ideia de montar uma agremiação dedicada ao esporte veio da Europa, trazida pelo jovem alemão Johannes Minnemann.
A Sociedade Esportiva Palmeiras completa nesta quarta-feira exatos 106 anos de fundação. Hoje com status de maior campeão nacional e milhões de torcedores, o Palestra Itália foi criado no dia 26 de agosto de 1914 para congregar os integrantes da numerosa colônia em São Paulo.
Por que o Palmeiras deixou de ser Palestra Itália?
Inicialmente, a equipe mudou para Palestra São Paulo, mas a alteração durou pouco, pois o Governo alegou que a palavra “Palestra” ainda fazia referência à cultura italiana, exigindo mais uma alteração. Assim, deu lugar à Sociedade Esportiva Palmeiras, em homenagem à extinta Associação Atlétic das Palmeiras.
O Palestra Italia original escolheu o nome "Palmeiras" por ser a letra P a mesma inicial de Palestra, mantendo assim um vínculo com sua antiga denominação. O novo nome também é uma homenagem à extinta Associação Atlética das Palmeiras, na qual alguns jogadores do Palestra haviam jogado.
Quem tem mais títulos entre Palmeiras e Corinthians?
No campeonato brasileiro, o Palmeiras é quem lidera as estatísticas. Maior campeão da competição, o Porco tem 11 títulos, vencendo a última edição em 2022. Já o Corinthians é o atual terceiro colocado do ranking com 7 conquistas, sendo a última em 2017.
Por que o Palmeiras abandonou o Campeonato paulista de 1924?
O clube se revoltou com as suspensões de três rodadas impostas a dois dos seus jogadores, acusados de "jogo violento proposital" na partida contra o Paulistano, em 21 de abril. Segundo o Palestra, nem o relatório do juiz dizia isso.
Até 1917, o Palmeiras passou a utilizar o seu uniforme totalmente verde. A partir disso, nasceu a relação feita com o Periquito, ave natural da Mata Atlântica e que ocupava os bosques do Parque Antártica, antigo estádio e sede administrativa do clube.
A ave de rapina foi festejada pelas arquibancadas, levou "sorte" ao clube da Gávea, que quebrou jejum de quatro anos sem vitórias sobre o adversário e, no dia seguinte, foi citada na coluna de Nelson Rodrigues, no GLOBO. "A imensa, ululante, indescritível torcida rubro-negra teve uma ideia genial.