Passadas as comemorações de fim de ano, tradicionalmente, a decoração de Natal, como árvore e luzes de pisca-pisca, são retiradas das casas no dia 6 de janeiro. Nesta data é comemorado o Dia de Reis pelos cristãos, em celebração ao dia em que Jesus recebeu a visita dos três reis magos, guiados por uma estrela.
O momento de retirar e guardar a Árvore de Natal é em 6 de janeiro. Há uma razão de ser. Na data fixa pra desmontagem é celebrado o Dia de Reis, homenagem aos três Reis Magos que foram visitar e conhecer o menino Jesus em Belém, levando seus presentes: ouro, mirra e incenso.
Porque tem que desmontar a árvore de Natal no dia 6 de janeiro?
Cada um deles tem um significado, conforme explica um texto publicado no site da Arquidiocese de São Paulo. É por causa da entrega desses itens ao menino Jesus que alguns países, como Portugal, Espanha e Itália, fazem a troca de presentes entre familiares no dia 6 de janeiro, em vez de 25 de dezembro.
A árvore e todo os enfeites devem ser desmontado até 6 de janeiro. Para os católicos, esse dia se comemora Dia de Reis, que é quando os três reis magos se encontram com Jesus Cristo para presenteá-lo.
VIAGEM ENTRE AMIGOS 😁 JANTAR DANÇANTE PASSEIO DE BARCO E CLARO SHOW E MUITA FESTA 🤣
Quando tirar os enfeites de Natal em 2024?
Dia 6 de janeiro, o Dia de Reis, é o fim das festas natalinas. A data remonta a chegada dos três reis magos ao encontro de Jesus, celebrando o início de um novo ciclo.
O Dia de Reis é celebrado 12 dias após nascimento de Cristo. Por ser conhecido como o fim do ciclo natalino, o dia passou a ser tradicionalmente conhecido como o dia em que as famílias arrumam e guardam os enfeites. A data ganhou um significado importante no Brasil, sendo comemorado sob o nome de “Folia de Reis”.
Qual é o dia certo de colocar os enfeites de Natal?
Olha, a tradição do Natal diz que a data certa pra montar a árvore em 2023 é o dia 03 de dezembro! Na verdade, isso quer dizer que tem que ser sempre no primeiro domingo do advento. O advento começa quatro semanas antes do Natal, tá? Por isso que esse ano vai cair no dia 03!
Segundo a tradição cristã, a árvore deverá ser montada no primeiro domingo Advento, neste ano comemorado no dia 28 de novembro, quatro semanas antes do Natal.
O que acontece se desmontar a árvore de Natal antes do Dia de Reis?
Ainda segundo o padre Francisco Lima, a tradição de desmontar a árvore de Natal ocorre no Dia de Santos Reis justamente porque essa data marca o fim do ciclo natalino. "Pela tradição católica, o encerramento do Natal é hoje (Dia de Reis). A partir de hoje, entra um novo ciclo, o ciclo da missão de Jesus.
Ele deve ser colocado embaixo da árvore após duas semanas, no terceiro domingo do Advento, que este ano cai no dia 11 de dezembro. A data representa o Evangelho da anunciação de Jesus pelo anjo Gabriel à Maria. Não é por acaso que enchemos as nossas Árvores de Natal de pisca-pisca!
Qual é o dia para desmontar a árvore de Natal? Após as festas e celebrações, chega a hora de desmontar e guardar as decorações para o próximo ano. Segundo a tradição cristã, a retirada da árvore deve ser no dia 6 de janeiro.
O dia também encerra os festejos natalinos litúrgicos e vem daí, então, a tradição cristã de se retirar a decoração em 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Reis.
Depois das festividades de fim de ano, é hora de desfazer a decoração natalina e desmontar a tradicional árvore de Natal. Mas quando fazer? De acordo com frei Faustino Paludo para o Portal A12.com, o dia correto para desmontar a árvore e o presépio é hoje, 06 de janeiro, quando é comemorado o Dia dos Reis Magos.
Qual o dia certo para montar a árvore de Natal em 2024?
O Advento é o período de quatro semanas que antecede o Natal e representa a preparação para o nascimento de Jesus Cristo. A data do primeiro domingo do Advento varia de acordo com o calendário litúrgico da Igreja Católica. Em 2024, a data certa para montar a árvore será em 1º de dezembro.
🎄 De acordo com a tradição católica, tem sim. Segundo o padre Filipe Gouvêa, os enfeites devem ser montados quatro domingos antes do Natal. “Esses símbolos são apresentados no Primeiro Domingo do Advento que, neste ano, vai ser dia 3 de dezembro, porque varia de acordo com o calendário litúrgico da Igreja Católica.
Passadas as comemorações de fim de ano, tradicionalmente, a decoração de Natal, como árvore e luzes de pisca-pisca, são retiradas das casas no dia 6 de janeiro. Nesta data é comemorado o Dia de Reis pelos cristãos, em celebração ao dia em que Jesus recebeu a visita dos três reis magos, guiados por uma estrela.
Na tradição católica, a data correta para retirar e guardar a árvore e os outros enfeites de Natal é 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Reis. Contudo, nem todas as famílias seguem isso, seja por não fazerem parte da religião ou mesmo por questões de praticidade.
Na tradição cristã, ela deve ser montada sempre no primeiro domingo do Advento, período que compreende as quatro semanas anteriores ao Natal e representa a preparação para o nascimento de Jesus Cristo. Sendo assim, em 2024, a árvore deve ser montada no dia 1 de dezembro.
De 22 de novembro a 23 de dezembro de 2024, a cidade será palco de uma das maiores programações natalinas do Brasil, com decoração natalina podendo ser apreciada até o Dia de Reis, em 6 de janeiro de 2025.
A tradição católica tem a resposta: 6 de janeiro, data em que se celebra o Dia de Reis. O dia simbólico lembra a ocasião em que os reis magos levaram presentes ao menino Jesus, felicitando e revelando seu nascimento para o restante do mundo. Essa festa também é conhecida como Epifania do Senhor.
Porque montar a árvore de Natal no dia 6 de novembro?
A tradição católica histórica no Brasil indica que a data para inaugurar sua árvore seria o primeiro domingo do Advento, que neste ano cai em 27 de novembro.