Primeiramente, é importante dizer que a durabilidade do kit transmissão depende muito de como a moto é utilizada. Dependendo do modo de direção, ele pode ter mais ou menos desgastes. Os kits transmissão da VAZ duram em média 25 mil km.
No entanto, mesmo com todos os cuidados, chega um momento que é preciso fazer a substituição do kit, por motivo de segurança. Rodar com uma coroa ou pinhão com dentes desgastados ou a corrente muito frouxa pode significar uma queda desnecessária. Em média, a vida útil dos componentes do kit é de 30.000 km.
Normalmente, o kit transmissão tem uma média de duração, que depende de cada fabricante. Na VAZ, o conjunto de corrente, coroa e pinhão costuma durar cerca de 25 mil km.
De acordo com a maioria dos fabricantes e especialistas, a corrente da moto deve ser inspecionada regularmente, especialmente após 500 a 1000 km de uso. Além de sua manutenção adequada, isso também implica observar sinais de desgaste que possam afetar seu funcionamento.
Um dos sinais de que é hora de trocar a relação da moto é o desgaste perceptível nas peças. Isso pode incluir dentes arredondados na coroa e no pinhão ou elos esticados na corrente. Um exame visual cuidadoso pode revelar esses sinais, indicando a necessidade de substituição.
Afinal, uma relação desgastada, pode deixa-lo na rua porque os dentes do pinhão quebraram e não há tração na roda traseira, ou pode lhe causar um acidente, caso a corrente rompa e se venha a enroscar. Para ter boa durabilidade, o conjunto de relação deve funcionar alinhado.
As três causas que mais influenciam no desgaste do conjunto são: sujeiras provenientes do pavimento, seja ele asfalto ou terra; falta de lubrificação externa; folga da corrente.
A tensão da corrente é outro fator importante que deve ser verificado regularmente. Se a corrente estiver muito frouxa, pode se soltar da engrenagem ou da roda traseira. Por outro lado, se a corrente estiver muito apertada, pode causar desgaste prematuro da corrente e da engrenagem.
A cada 250 a 350 km de distância percorrida, você deve se atentar à corrente da moto. Devemos ressaltar que essa quilometragem pode variar de acordo com o tipo de motocicleta. Caso a corrente de moto esteja com folga, é recomendado realizar um ajuste, conhecido como regulagem de tensão.
Em média, pneus para motos que rodam regularmente em asfalto têm vida útil de 15 mil quilômetros. Alguns fabricantes comercializam itens de alta performance, podendo chegar a até 25 mil quilômetros rodados. Para motos que circulam em terrenos mais acidentados, a vida útil média é de 10 mil quilômetros.
Porém, a moto parada por uma semana é uma excelente estimativa. Isso porque esse período de aproximadamente 7 dias de inatividade pode acarretar defeitos em partes essenciais, como na bateria. Muitos fatores podem diminuir esse intervalo, como o estado de conservação do veículo, o clima frio e a umidade do ar.
Quanto dura? Tomados todos os cuidados como lavar, lubrificar a relação e conduzir a moto de modo suave, o sistema tem tudo para durar até 40.000 km ou até mais.
Para ajudar a identificar a hora certa de trocar o kit relação, fique de olho nesses primeiros sinais de problemas: desgastes nos dentes do pinhão e da coroa, corrente muito frouxa ou escapando, ruídos ou trancos durante o funcionamento.
Estalos na corrente com moto pesada são causados por pouca aceleração do motor ao sair em primeira marcha, embreagem mal regulada ou tentativa de retomar velocidade usando uma marcha mais alta do que o necessário. Elimine essas causas possíveis antes de partir para a troca da embreagem.
Dirigir com a marcha engrenada garante estabilidade, além de oferecer mais eficiência no momento de frenagem do motor. Esse cuidado permite com que o freio não precise ser acionado o tempo todo durante a descida, preservando todo o sistema do veículo.
A "relação" de uma moto é calculada de forma muito simples: divide-se o número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão. Então, se a coroa tem, por exemplo, 48 dentes, e o pinhão tem 15, a relação da moto será de 3,2.
Ainda, um travamento de um elo, seu rompimento ou se a corrente escapar de uma das engrenagens, pode acarretar um acidente pela perda da tração ou pelo travamento repentino da roda. Por isso, separamos algumas dicas que ajudam a manter uma corrente de moto em dia.
O kit de relação é composto por uma coroa, um pinhão e uma corrente, que trabalham juntos para transmitir a energia do motor para a roda traseira. A escolha do kit de relação certo é essencial para garantir o desempenho adequado da moto, especialmente em condições de corrida e terrenos acidentados.
Tudo vai depender – e muito – dos hábitos do motociclista. Se tudo correr normalmente, ou seja, se você não sofreu acidentes o motor da moto pode durar entre 12 e 15 anos. Esse prazo pode aumentar se a moto for de alta categoria e o dono respeitar os prazos de manutenção e revisão.