A ardência ao urinar e a hematúria (presença de sangue na urina), são sintomas comuns de problemas relacionados à bexiga, rins e vias urinárias. Embora muitas vezes sejam um sinal de cistite, também podem estar relacionadas a doenças malignas, como o câncer de bexiga.
Quando a infecção chega até a bexiga, a condição é chamada de cistite. Em casos mais graves, a infecção urinária provoca sangue na urina. Além disso, causa sintomas como necessidade urgente de urinar, ardor ao fazer xixi, febre e dores na região da barriga, costas e baixo ventre.
Isto é, pode não existir dor associada, ou qualquer outro sintoma. Porém, na maioria das vezes, o sangue na urina pode indicar a presença de tumores, infecções urinárias, cálculos ou outras patologias nos órgãos e canais por onde a urina passa.
As principais, são: Infecções urinárias: a cistite, especialmente nas mulheres, é a ocorrência infecciosa mais comum. Nestes casos, o sangramento costuma acontecer no fim da micção e pode ser acompanhado de ardência. Outra possibilidade é a infecção do rim.
ARDÊNCIA PARA URINAR: VEJA AS PRINCIPAIS CAUSAS E COMO CUIDAR DISSO!
É perigoso urina com sangue?
Então, se você está com sangue na urina, não espere mais tempo e procure ajuda com um especialista agora mesmo. Afinal, essa condição pode estar relacionada a doenças mais graves como câncer de próstata, e somente um médico de confiança é capaz de diagnosticar e tratar o problema com segurança.
A infecção do trato urinário é a causa mais comum da ardência ao urinar. Ocorre quando as bactérias entram no trato urinário e provocam inflamação. Além da ardência ao urinar, o problema pode causar dor e vontade frequente de ir ao banheiro, urina com presença de sangue, além de febre, calafrios e mal-estar.
Quando está com infecção urinária é normal sair sangue?
Infecção urinária: situação preocupante, pois quando chega-se ao ponto do aparecimento de hematúria, pode significar que um processo já avançado de infecção se instalou, com grande presença de bactérias e acometimento dos órgãos do sistema urinário.
A saber, essa infecção pode desaparecer sozinha em alguns dias, principalmente quando do tipo leve. No entanto, muito embora às vezes seja preciso tomar antibióticos. No geral, o médico pode prescrever antibióticos. Por exemplo, um comprimido ou cápsula 2 a 4 vezes ao dia por 3 dias, dependendo de cada caso.
Quando urino sai um pouco de sangue no papel higiênico?
Alguns exemplos de causas de sangue na urina
As possíveis doenças e causas subjacentes incluem: Infeções do trato urinário. Se entrarem bactérias no trato urinário, a causa do sangue na urina pode ser uma infeção no trato urinário inferior. Por vezes, a infeção pode propagar-se através do uréter até aos rins.
Pode estar relacionada à ingestão excessiva de alimentos com corante vermelho, mas que não deve ser permanente. Também pode indicar presença de sangue, infecção, problemas nos rins, fígado, próstata e vesícula.
A cistite intersticial muitas vezes pode ser confundida com infecção urinária, apesar de serem doenças diferentes. Por isso, é necessário avaliar os sintomas para diferenciar cada uma dessas condições. Os sintomas podem variar de acordo com cada caso, assim como a intensidade desses sinais.
Frequentemente a causa é uma infecção e antibióticos propiciam alívio em um dia ou dois. Em caso de dor intensa, os médicos podem receitar fenazopiridina por um dia ou dois para aliviar o desconforto até o antibiótico começar a fazer efeito.
Cistite infecciosa: representa 80% dos casos e é causada por uma bactéria, geralmente alguma que habita a nossa pele, como a Escherichia coli (E. coli), encontrada normalmente no intestino e que pode entrar na uretra durante a evacuação (no momento da limpeza) ou durante as relações sexuais sem proteção.
Normalmente, surge quando as bactérias que estão presentes na região da vagina e o ânus se multiplicam e acabam invadindo a uretra, um dos órgãos que são atingindo com maior frequência é a bexiga, por isso as principais características da infecção têm haver com a micção, que é o ato de expelir a urina.
A presença de sangue na urina pode ser um sintoma preocupante e requer atenção. Pode indicar várias condições, desde infecção urinária até cálculos ou doenças renais. Por isso, é importante buscar avaliação médica para determinar a causa e realizar o tratamento.
Basicamente, o que difere a cistite de uma infecção urinária é a região em que está acometida pela doença. Na prática, as cistites se caracterizam pela inflamação da bexiga. Já a infecção urinária pode acometer todo o sistema urinário, desde os rins até a uretra.
Na maioria dos casos, a ITU é simples e facilmente tratada com antibiótico, mas se a infecção “subir” para o trato urinário, atingindo ureter e rins, a doença pode ser muito perigosa, pois há o risco de a bactéria chegar à corrente sanguínea, causando febre e até infecção generalizada.
Infecção urinária: quando a infecção já está avançada, é possível que, além de dor, o paciente também note sangue ao urinar. Então, a dica é sempre começar a cuidar do problema quanto antes. Pedras nos rins: as pedras podem ferir os canais do sistema excretor e, assim, deixar sangue na urina.
Em geral, o tratamento é direcionado para a causa do sangramento. Se o fluxo de urina for bloqueado por conta do sangue, o médico insere um tubo flexível na região para fazer a lavagem e retirar o coágulo que está impedindo a passagem. A Rede D'Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros.
Qual antibiótico tomar para infecção urinária com sangue?
Fluoroquinolonas, como ciprofloxacino ou levofloxacino; Penicilinas ou cefalosporinas, como amoxicilina, cefalexina ou ceftriaxona; Azitromicina; Doxiciclina.
Pessoas que notam sangue em sua urina devem consultar o médico em um dia ou dois. Entretanto, as pessoas que estão urinando uma grande quantidade de sangue, que não conseguem urinar ou que têm dor intensa devem procurar um médico imediatamente.
Cystex 15 mg + 250 mg + 20 mg + 15 mg 24 drágeas | Antisséptico Das Vias Urinárias | EMS. Cystex® é indicado como antisséptico das vias urinárias, em infecções do trato urinário agudas e para prevenir a formação de pedras de oxalato. Também é indicado nos casos de uretrites, pielonefrites, cistites e pielites.
Alguns dos sinais típicos de uma infecção urinária, como dor ao urinar, vontade frequente de fazer xixi e alteração na cor ou cheiro da urina também podem surgir em caso de ISTs, as infecções sexualmente transmissíveis.