Quando usar a pesquisa-ação?

A pesquisa-ação se desenvolve na medida em que pesquisadores investigam um problema e sugerem possíveis soluções, visando melhorar sua prática profissional, as estratégias por eles utilizadas em sua forma de trabalho e ampliar o conhecimento acerca de questões que afetam diretamente a produtividade ou a qualidade do ...
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Quais as características de uma pesquisa-ação?

A pesquisa-ação é individualizada e age em determinado grupo, realidade ou problemática. Portanto, contexto, processos e resultados da prática rotineira se limitam aos da prática envolvida, enquanto a pesquisa científica visa a uma generalização mais ampla possível.
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Qual a diferença entre pesquisa-ação e pesquisa intervenção?

Diferenciam-se metodologicamente quando a pesquisa intervenção se propõe a radicalizar o uso do conceito de implicação, preconizando sua análise sistematizada na empreita da pesquisa. Ainda, esta última sustenta- se no arcabouço da socioanálise, enquanto a pesquisa-ação crítica pode estar apoiada noutros referenciais.
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Quais são as três modalidades de pesquisa-ação?

Diante do exposto, Barbier (2007) expõe que a Pesquisa-ação ou Action-Research pode se apresentar de quatro tipos: Pesquisa-ação diagnóstica, Pesquisa-ação participativa, Pesquisa-ação empírica e Pesquisa-ação experimental.
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Qual é a diferença entre a pesquisa-ação da pesquisa participante?

Ou seja, a PA pode, dependendo de quem a pratica, ter um caráter emancipatório. Já a pesquisa participante só é escolhida por quem de antemão se propõe a lutar junto a comunidades excluídas. Essas diferenças têm relação direta com a origem das duas modalidades de pesquisa.
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O que é Pesquisa-Ação? Quando utilizar a Pesquisa-Ação?

Qual a função da pesquisa-ação?

Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles instituições, escolas, ou organizações comunitárias.
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Qual a natureza da pesquisa-ação?

Neste sentido, a pesquisa-ação é entendida pelo autor como uma estratégia metodológica da pesquisa social na qual há uma ampla e explícita interação entre pesquisadores e sujeitos da pesquisa. Desta interação busca-se elencar problemas a serem pesquisados e soluções a serem encaminhadas.
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Como se faz uma pesquisa-ação?

Fases da pesquisa-ação

Conforme Stringer (1996), a pesquisa-ação compreende uma rotina composta por três ações principais: observar, para reunir informações e construir um cenário; pensar, para explorar, analisar e interpretar os fatos; e agir, implementando e avaliando as ações.
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O que é pesquisa-ação Segundo Gil?

Assim, definiu pesquisa-ação como uma pesquisa que não apenas contribui para a produção de livros, mas também conduz a ação social. (GIL,2019).
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Qual a diferença entre pesquisa-ação e estudo de caso?

O estudo de caso é um método recomendado para pesquisas que requerem análise aprofundada do objeto de estudo, com muitos elementos e categorias envolvidas. Já a pesquisa-ação pressupõe uma prática, uma intervenção no contexto estudado para resolver determinado problema.
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O que é uma pesquisa-ação qualitativa?

Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico sob o olhar qualitativo. A pesquisa-ação se caracteriza pelo e no relacionamento de dois tipos de objetivos: o objetivo prático e o objetivo de conhecimento.
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Como surgiu a pesquisa-ação?

O termo pesquisa-ação foi criado por em 1946 por Kurt Lewin, nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, com propósitos de integração social, ao desenvolver trabalhos que tinham como finalidade a integração de minorias étnicas à sociedade norte-americana.
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Por que optar pela pesquisa-ação ou estudo de caso nas pesquisas em educação?

Por se tratar de investigação empírica dentro de um contexto da vida real, conclui-se que o Estudo de Caso, se aplicado corretamente, pode contribuir de forma significativa nas pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica.
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Quais são as etapas básicas da pesquisa-ação participante?

Como se pode inferir, o processo que o pesquisador utiliza para orientar os envolvidos em uma Pesquisa-Ação Participativa pode ser visto como ciclos de aprendizado; que consistem nas fases de planejamento, ação, observação e reflexão.
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O que é pesquisa-ação exemplo?

"Pesquisa-ação é uma forma de investigação baseada em uma autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justiça de suas próprias práticas sociais e educacionais, como também o seu entendimento dessas práticas e de situações onde essas práticas ...
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Qual a importância da pesquisa-ação?

A pesquisa-ação tem por finalidade possibilitar aos sujeitos da pesquisa, participantes e pesquisadores, os meios para conseguirem responder aos problemas que vivenciam com maior eficiência e com base em uma ação transformadora.
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Qual o ciclo da pesquisa-ação?

O ciclo da investigação-ação

A solução de problemas, por exemplo, começa com a identificação do problema, o planejamento de uma solução, sua imple-mentação, seu monitoramento e a avaliação de sua eficácia.
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O que é pesquisa-ação Segundo Lewin?

Para Lewin (1978

216), pesquisa-ação é “um tipo de pesquisa de ação, uma pesquisa comparativa acerca das condições e resultados de diversas formas de ação social e pesquisa que leva à ação social”. Ele propôs como objetivo da pesquisa-ação, além da investigação teórica, a resolução do problema social.
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Como a pesquisa-ação pode ser pensada no contexto escolar?

É através da pesquisa-ação que o docente tem condições de refletir criticamente sobre suas ações. Ela possui uma base empírica que é concebida e realizada através de uma relação estreita com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo.
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Como identificar a natureza da ação?

A ação se identifica e se difere de outra pela existência e configuração de três elementos: partes, causa de pedir e pedido.
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