A medicação intracanal na endodontia é indicada para as seguintes situações clínicas: presença de exudato, manutenção da cadeia asséptica, modular a resposta inflamatória e diminuir a dor, preservação do coto pulpar e no tratamento de apicifação, perfurações e reabsorções radiculares.
Quais as indicações para realizar a medicação intracanal?
Casos em que há persistência de infecção, dor, exsudação, por exemplo, é imprescindível o uso de medicação intracanal, pois pode reduzir a inflamação perirradicular, atuar como barreira físico-química, impedir a proliferação de microrganismos, induzir reparo tecidual e neutralizar toxinas.
Qual é a medicação intracanal utilizada em casos de polpa viva?
O hidróxido de cálcio é a medicação mais usada, podendo ser associada a veículos aquosos ou oleosos, sendo indicado tanto em casos de polpa viva quanto de necrose.
Na limpeza e desinfecção de canais radiculares em situações que envolvam tratamentos de urgência de dentes portadores de polpa viva após a pulpectomia, pulpectomia parcial ou preparo químico cirúrgico não finalizado.
O formocresol é o medicamento mais comumente usado na terapia pulpar de dentes decíduos. Normalmente o formocresol é usado como medicação de escolha em pulpotomias, ou seja, o tratamento de dentes decíduos vitais com exposição pulpar por cárie.
4 INDICAÇÕES REAIS PRA USAR MEDICAÇÃO INTRACANAL - Endolovers
Quando usar o UltraCal?
Indicação de uso: A pasta de hidróxido de cálcio UltraCal XS é indicada para ser utilizada como: - Curativo temporário para canais radiculares. - Apicificação e/ou perfuração. - Pulpotomia vital. - Capeamento direto da polpa.
Em que situações a medicação intracanal é indicada na endodontia?
A medicação intracanal na endodontia é indicada para as seguintes situações clínicas: presença de exudato, manutenção da cadeia asséptica, modular a resposta inflamatória e diminuir a dor, preservação do coto pulpar e no tratamento de apicifação, perfurações e reabsorções radiculares.
Indicação: - Indicado para Desinfecção de Canal Radicular; - Utilizado como medicação intracanal. Possui ação bactericida inespecífica destruindo um grande espectro de microorganismos.
Com a análise das resposta pode-se concluir que as pastas de hidróxido de cálcio tem sido utilizadas com bastante frequência para casos de polpa viva ou necrosada. O tricresol formalina ainda é a medicação de 1ª escolha para casos de necrose pulpar.
Ele é indicado para facilitar a instrumentação endodôntica, especialmente dos condutos atresiados e para melhorar a qualidade da cimentação de núcleos, atuando na remoção da smear layer do interior dos condutos preparados. Além disso, é um produto efetivo na remoção de raspas dentinárias durante a terapia periodontal.
Sua função é fixar as polpas vivas, mantendo-as inertes e possibilitando a conservação do dente decíduo até uma época próxima da queda fisiológica (pulpotomia). Possui ação antibacteriana potente pela ação de seus componentes, o que justifica seu uso em curativos de demora em tratamentos endodônticos.
O Paramonoclorofenol Canforado Biodinâmica é um produto endodôntico indicado como medicação intracanal, destinado para desinfecção de canal radicular. Ele conta com ação bactericida, atuando na destruição de um grande espectro de micro-organismos.
O hipoclorito de sódio tem sido a solução de escolha entre os cirurgiões dentistas por agir como solvente tecidual e ser capaz de dissolver tecidos orgânicos, talvez seja sua principal vantagem quando comparado à clorexidina.
Um sintoma que pode demonstrar rapidamente que é necessário um canal é o inchaço ao redor do dente. Isso ocorre por causa da infecção na ponta da raiz do dente, dentro do osso no maxilar ou mandíbula.
É uma solução antisséptica e desinfetante de alto teor de pureza, utilizada na desinfecção de canais radiculares. Aliando as propriedades do formaldeído e do orto-cresol, a Tricresol Formalina Biodinâmica é essencial para o tratamento de necrose pulpar, atuando como um curativo de demora eficaz.
Os antissépticos usados no interior do canal radicular, à base de formaldeído, como é o caso do tricresol formalina e do formocresol, são capa- zes de controlar a infecção de origem endodôntica, porém podem causar irritação ou destruição dos tecidos vivos.
O dentista usa água sanitária em canais radiculares?
A solução de hipoclorito de sódio nas suas mais diversas concentrações, é ainda o material mais utilizado para irrigação de canais radiculares por cirurgiões dentistas em casos de emergências, e por endodontista na irrigação de seus procedimentos.
O uso de Desventag ajuda a corrigir o desequilíbrio químico da serotonina e da noradrenalina no cérebro que é a causa bioquímica da depressão. O tempo estimado para o início da ação do medicamento é de até 7 dias.
A Pasta de Hidróxido de Cálcio Calen com PMCC é indicado para tratamento de canais radiculares de dentes com necrose pulpar, sem lesão periapical aparente (necropulpectomia I) e de canais radiculares de dentes com necrose pulpar, sem lesão periapical crônica (necropulpectomia II).
O Formocresol Biodinâmica é ideal para endodontia, sendo o seu uso indicado como medicação curativa intracanal e em tratamentos endodônticos de dentes decíduos com a finalidade de mumificar o tecido pulpar.
Como o Otosporin funciona? Otosporin® é uma associação de um anti-inflamatório corticosteroide, a hidrocortisona, e dois antibióticos, a neomicina e a polimixina B. Enquanto a hidrocortisona trata a inflamação do conduto auditivo externo, os antibióticos controlam a infecção bacteriana eventualmente a ela associada.
Indicação: Solução Endodôntica NDP - Fórmula & Ação é utilizado durante a higienização e desinfecção dos canais radiculares em casos de tratamento de urgência em dentes com polpa viva após pulpectomia, pulpectomia parcial ou preparo químico cirúrgico incompleto.
A Solução PRP Endodôntica é indicada como curativo intracanal no caso de polpa morta ou retratamento antes do preparo do canal. Sua composição a base de paraclorofenol, atua na desinfecção dos canais radiculares.