O apagão no Brasil em 2023 teve início às 08h31min (UTC-03:00) de 15 de agosto, uma terça-feira, em decorrência da abertura da interligação Norte-Sudeste, a qual gerou uma interrupção de 16 mil MW de carga em todo o país.
Um apagão cibernético marcou o dia 19 de julho de 2024. Afetando especialmente meios de pagamento, aeroportos e serviços de saúde, a falha nos sistemas operacionais atingiu o mundo todo, inclusive o Brasil.
“Não há previsão de risco imediato de desabastecimento, racionamento ou apagão relacionado à redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas”, resumiu.
Uma tempestade solar pode causar um "apagão" na internet do mundo em 2024. O fenômeno foi previsto pelo pesquisador da Universidade George Mason, Peter Becker (Virgínia, Estados Unidos), autor de um sistema de detecção de atividade solar.
A próxima tempestade solar de alta intensidade pode acontecer a qualquer momento entre hoje e 2025, aponta monitoramento da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês).
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) declarou nesta 5ª feira (5. set. 2024) que “não há risco de faltar energia” no Brasil. A declaração foi feita a jornalistas durante um evento da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em Brasília (DF).
Portanto, considerando os dados disponíveis no presente momento, não há elementos concretos que permitam afirmar que um apagão mundial em 2024 teria alta probabilidade de acontecer. Contudo, devido à complexidade do sistema, não se pode descartar esse cenário adverso completamente.
Quanto tempo dura um apagão? A duração de um apagão pode variar significativamente, desde alguns minutos até várias horas, dependendo da causa do problema, da complexidade da solução e dos esforços da concessionária para restaurar a energia.
Durou quase um ano e deixou brasileiros que vivenciaram o período se perguntando se voltaria a acontecer. Não há uma resposta exata para a questão, dado que o apagão daquela época foi uma medida de governo pensada para meses e tomada para diminuir o consumo em um período de seca.
O apagão ocorrido entre a noite do dia 10 e a madrugada do dia 11 de novembro de 2009 atingiu 18 Estados e afetou 70 milhões de brasileiros. O blecaute durou entre 4 minutos, em Sergipe, e 7h17, no Rio de Janeiro.
A Nerc prevê que o risco de insegurança energética só será afastado em 2028, por conta das mudanças climáticas que tem ficado cada vez mais frequentes com o aquecimento global causado pela humanidade.
O apagão nacional que deixou 25 Estados e o Distrito Federal sem energia na 3ª feira (15. ago. 2023) foi causado por 2 problemas, ao que tudo indica. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a 1ª razão foi uma sobrecarga em linhas de transmissão no Ceará, mas não detalhou o que teria provocado isso.
Insuficiência de manutenção e de substituição de equipamentos ultrapassados. Ausência de sistemas de proteção das redes. Falta de poda preventiva em regiões de maior risco.
Por que novo apagão cibernético global está mais perto do que você imagina. O dia 19 de julho de 2024 vai entrar para a história da tecnologia como um dia de caos.
Uma tempestade solar pode causar um "apagão" na internet do mundo em 2024. O fenômeno foi previsto pelo pesquisador da Universidade George Mason, Peter Becker (Virgínia, Estados Unidos), autor de um sistema de detecção de atividade solar.
As quedas de energia podem ser provocadas por diferentes motivos. Entre as causas mais comuns estão as falhas na rede elétrica, causadas por condições climáticas adversas, erros humanos e sobrecargas. As condições climáticas adversas são um dos principais fatores que afetam o fornecimento de energia elétrica.
A principal causa dessa crise foi a falta de chuvas, que reduziu drasticamente o nível dos reservatórios das hidrelétricas. Na época, o Brasil dependia de energia hidrelétrica para 90% de sua geração. A escassez hídrica, combinada com a falta de planejamento e investimentos no setor elétrico, levou ao colapso.
Só no Amazonas, segundo dados do Censo de 2010, são quase 160 mil pessoas sem energia elétrica em suas casas. “Temos comunidades rurais e ribeirinhas em toda a região Amazônica sem acesso sequer a um gerador movido a diesel.
Segundo o professor e pesquisador Peter Becker, da Universidade George Mason, em Virgínia, nos Estados Unidos, poderemos ter um 'apocalipse da internet' já em 2024. De acordo com o profissional, o acontecimento seria por conta de uma forte tempestade solar.
Para quando está prevista a tempestade solar em 2024?
Maio de 2024 tem se mostrado um mês particularmente tempestuoso para o nosso Sol. Na primeira semana do mês, uma série de grandes erupções solares e ejeções de massa coronal (CMEs) lançaram nuvens de partículas carregadas e campos magnéticos em direção à Terra.
O eclipse total do Sol em 2024, que acontece nesta segunda-feira (8), será visível nos três países da América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México) e também poderá ser observado de forma parcial em quase toda a América Central e em uma faixa da Europa Ocidental.