O posto de material mais resistente do mundo foi por muito tempo do diamante, capaz de suportar uma pressão de até 97 megapascals (cerca de 9 mil vezes a pressão atmosférica) antes de se romper e podendo ser riscado apenas por outro diamante.
Cientistas demonstraram que pedras de diamante podem suportar quase um milhão de vezes a pressão atmosférica antes de se espatifar. A unidade de pressão atmosférica (atm) é igual a 1,033 quilograma-força sobre 1 centímetro quadrado.
Embora um martelo de aço possa quebrar um diamante, ele não causará arranhões facilmente. Isso porque os diamantes são duráveis, mas têm baixa tenacidade. Ou seja, a força bruta em um ponto suave pode quebrar completamente ou esmagar um diamante.
Segundo um estudo, publicado na revista Advanced Materials, os nitretos de carbono conseguem ser mais duros que o nitreto cúbico de boro, o segundo material mais duro depois do diamante.
Outros materiais também muito resistentes são a lonsdaleíta e a wurtzita de nitrato de boro. Eles seriam 58% e 18% mais duros que o diamante, respectivamente.
Os diamantes são para sempre, exceto quando eles oxidam enquanto cortam metais como ferro, cobalto, níquel, cromo ou vanádio. O nitreto de boro cúbico é quimicamente mais inerte, mas apenas até cerca de metade da dureza do diamante.
O diamante possui pontos de fraqueza, ao longo dos quais ele pode ser partido. Isso é devido a uma propriedade das pedras preciosas com estrutura cristalina: a clivagem. Se, de fato, eles fossem invencíveis, não seria possível sequer estilizá-los para se tornarem parte de belas joias.
Uma pancada forte com um martelo "cliva" o diamante em pedaços mais pequenos: como os diamantes são incrivelmente duros e muito frágeis, tendem a dividir-se de forma bastante limpa. Em alternativa, o diamante pode ser cortado com uma serra de diamante ou com um laser, um processo que demora horas.
Pesquisadores australianos identificaram um novo mineral que é 58% mais forte do que os diamantes. Batizado de lonsdaleíta, o mineral tem sido teorizado há anos, mas somente agora foi confirmado em um meteorito caído na África.
Atribuiu valores de 1 a 10, sendo que o valor de dureza 1 foi dado ao material menos duro da escala, que é o talco, e o valor 10 dado ao diamante que é a substância mais dura conhecida na natureza.
Reflexo da luz- Quando o raio de sol incide sobre a superfície lisa cristalina do diamante, ele reflete o brilho e a luz do raio de sol para os olhos do observador. Por causa da bênção dos olhos, vemos um brilho de diamante.
Os átomos de carbono em diamantes, por outro lado, têm fortes ligações em três dimensões. Em diamantes, os átomos estão muito embalados e cada átomo está conectado a outros quatro átomos de carbono, dando-lhe uma estrutura muito forte e rígida em três dimensões.
Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra. Curiosamente, a maior parte da civilização viveu sem qualquer uso prático do metal.
Ou seja ele é uma pedra que não pode ser riscada com qualquer material. Portanto, apenas um diamante consegue riscar outro. Além disso, o diamante é um cristal com índice de refração super alto. Por isso, a lapidação feita por um especialista garante um diamante totalmente brilhante.
Atualmente, muitos diamantes são cortados com equipamento laser, que é muito mais preciso e eficiente. A serra a laser revolucionou o corte de diamantes quando foi introduzida na década de 1930.
Um diamante é quase que exclusivamente composto de carbono, e portanto pode ser queimado em presença de oxigênio com o auxílio de uma chama forte. e no final teremos apenas dióxido de carbono (CO2).
Os diamantes não são joias feitas para ter contato com a água. Evite usá-los durante o banho, nadar ou piscinas, ao lavar as mãos também é recomendado remover os anéis. O contato com a água pode causar danos aos metais que seguram a gema e podem afetar o brilho da pedra.
É o diamante. Ele ainda mantém o posto de material mais duro existente na natureza. O mineral suporta uma pressão de até 97 megapascals (cerca de 9 mil vezes a pressão atmosférica) antes de se romper e só é riscado por outro diamante.
Já o diamante é o mais duro. Sendo assim, risca todos os outros minerais e não pode ser riscado por nenhum deles, apenas por outro diamante. O valor de dureza 1 foi dado ao material menos duro que é o Talco.
O FipBit é ideal para perfurar superfícies lisas e com contornos, podendo ser usado para aumentar furos e fazer pequenos cortes. Para os fabricantes, o modelo 664DR é ideal para criar joias/bijuterias, enfeites, objetos de arte e decoração.
Os diamantes podem durar para sempre, mas isso não significa que precisem de eras para se formar. As gemas geralmente são criadas depois que o carbono é esmagado e aquecido bem abaixo da superfície da Terra ao longo de bilhões de anos – o que torna essas pedras preciosas tão cobiçadas.