O tratamento de canal é um procedimento realizado em apenas uma consulta, visando preservar o dente ao máximo e evitar a extração. Caso haja necessidade de extração, na maioria das vezes é feito o implante dentario na sequencia.
O número de sessões para o tratamento de canal depende do estado do dente. Se o dente não estiver infectado, uma sessão de tratamento é suficiente. Em casos de infecções maiores, duas ou mais sessões podem ser necessárias para promover uma boa limpeza e descontaminação da câmara pulpar.
O tratamento de canal normalmente é feito em apenas uma consulta. Contudo, se houver complicações, tais como o grau de inflamação, calcificação ou a anatomia dental, o dentista poderá necessitar de mais etapas.
A sessão do tratamento de Canal dura em média 1h30. O tratamento pode ser realizado em uma única sessão ou em sessões múltiplas, dependendo de alguns fatores como anatomia das raízes ou grau de infecção, por exemplo.
Segundo passo: remoção do tecido infectado ou inflamado
São usadas limas especiais nessa fase. Depois de remover por completo toda a inflamação, o canal é modelado para receber o material da restauração. Além disso, é realizado o processo de irrigação, que limpa os canais e remove todos os resíduos.
Depois do tratamento de canal, é preciso fazer uma avaliação sobre o dente que foi desgastado. A partir daí, será decidido entre uma restauração simples ou a instalação do núcleo com coroa, por exemplo.
Sim, atualmente é possível fazer o tratamento de canal em sessão única. Isso não deve ser o objetivo e sim a consequência de um diagnóstico e técnica adequada.
A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido. Esse procedimento sela o canal radicular.
Em alguns casos o tratamento de canal pode sofrer contaminação sem ter alterações clínicas visíveis. Essa contaminação pode atingir o ápice da raiz, a alteração pode ser confirmada com uma radiografia. Sempre manter uma revisão com o tempo estipulado pelo seu dentista de acordo com a sua necessidade.
No caso de tratamento de canal, por exemplo, o período para retirada do curativo no dente é entre 7 e 40 dias. “Períodos maiores podem trazer riscos de infiltração no curativo, cárie na região e até a perda do dente, mesmo que já tenha tratado o canal”, revela.
O preço do tratamento de canal costuma variar entre R$ 700,00 e R$ 2000,00. A variação de valores acontece por diversos fatores. Uma das principais variantes é a localização da peça dentária que deverá ser tratada.
O curativo se trata de um selante paliativo que é feito à base de óxido de eugenol e zinco. O uso dele está relacionado ao tratamento que o dentista irá realizar, como, por exemplo, a restauração e o canal.
Como a polpa do dente está em uma parte mais profunda, pode causar extremo desconforto. Uma dor constante e latejante no dente pode ser um desses sinais. Há também o incômodo com a ingestão de comidas quentes e geladas. Algumas pessoas podem sentir mais dor até com baixas temperaturas do ar-condicionado.
Se a dor de dente espalhar para outras áreas da face, pode indicar a necessidade de um tratamento de canal do dente. Um exemplo é se o incômodo se estende para a cabeça ou maxilar. Por vezes, um molar comprometido pode causar dores de ouvido.
Os sintomas são os de uma "dor de dentes", para usar uma linguagem comum: uma dor intensa, constante, súbita e disseminada por toda a área do rosto onde se encontra o dente afetado. A dor deve-se ao facto de a polpa ser um tecido que contém muitos nervos.
Cirurgiões dentistas especialistas em prótese dentária experientes nunca recomendam a realização de uma restauração simples, sobre um dente que recebeu tratamento de canal. A resposta é simples: o dente fica “oco” quando tem seu canal tratado, e portanto fica mais frágil.
Nesses casos, esta dor pode durar alguns dias, mas se ela persistir por muitos dias ou meses, é importante ficar atento. Essa dor recorrente não é normal. Na verdade, o tempo de desconforto varia caso a caso, mas, até 15 dias depois do tratamento, pode haver incômodo.
O dente aberto é o estado em que o dente se encontra sem alguma parte de sua estrutura. Quando está nesse estado, o dente fica mais frágil, o que pode levar a novas fraturas e também causar infecção. Estar com o dente aberto pode causar dor, além de poder gerar complicações.
Após a finalização do tratamento de canal deve ser realizada a restauração coronária para preservar o tratamento realizado e restabelecer a funcionalidade e estética do dente. Muita Atenção! Adiar o tratamento restaurador após a finalização do tratamento de canal não é a melhor opção.
Depois do tratamento de canal, você pode exercer as atividades normais do seu dia a dia: trabalho, estudos… com exceção à mastigação de alimentos duros. Nesse caso, é importante esperar mais tempinho para que a restauração fique mais assentada no dente.
De acordo com a Lei 5081/66 (Art. 6º, inciso III), o cirurgião dentista pode sim dar atestado para funcionários. Portanto, as empresas não podem se negar a receber esse tipo de documento para justificar uma ausência ou falta.