Ademais, a lei islâmica permite a um homem ter até quatro esposas simultaneamente desde que tenha condições de mantê-las de forma confortável. O adultério masculino é punível com prisão ou multas, mas não dá a mulher o direito de se divorciar.
Normalmente, mehrieh consiste numa oferenda em moedas de ouro ou uma casa. Ambas as famílias discutem sobre quantas moedas devem ser combinadas e anotadas no certidão de casamento. É um acordo entre famílias e este gesto faz com que a família da noiva se sinta segura em relação à sua filha.
Os homens também têm o direito exclusivo de ter ao menos duas esposas permanentes em matrimônio polígamos e todas as esposas que desejem em matrimônios temporários ( sigheg).
Assim como em qualquer país, algumas regras devem ser seguidas: álcool é proibido, mulher deve vestir o véu, homens, calça, e por aí vai. Mas se respeitar tudo, não terá problema algum. Quem mais sofre com as proibições do Irã, são os iranianos e não os turistas.
No entanto, o trabalho envolve grandes riscos. "Os homens sabem que a prostituição é ilegal no Irã e incorre em graves punições para as mulheres, então eles usam isso a seu favor", diz Mahnaz, que trabalha como prostituta em meio período, enquanto estuda em uma universidade em Teerã.
IRANIANAS CONTAM COMO FOI FUGIR DO IRÃ PARA O BRASIL - MULHERES MUÇULMANAS
O que acontece com LGBT no Irã?
Atualmente, o Irã é o único país que confirmado e abertamente executa homossexuais a nível federal, embora a pena de morte para a homossexualidade também possa ser decretada no Afeganistão. Os direitos LGBTs no Irã estão em conflito com o Código Penal do país desde os anos 1930.
E não para por aí: além do véu, é exigido que mulheres cubram os braços e pernas, evitando roupas muito justas que revelem as curvas do corpo. Apesar das restrições, isso não significa que não haja senso estético no Irã. Pelo contrário, as mulheres iranianas prezam pelo fashion e capricham nas cores e tecidos.
Irã: Roubo com arma, de acordo com os atenuantes, pode ser um crime punido com a morte se gera uma atmosfera de insegurança pública. Brasil: Prisão de 4 a 10 anos e multa (se envolve arma de fogo, por exemplo, a pena pode ser aumentada).
Em casos de divórcio, a mulher é protegida por leis que forçam o marido a ceder parte de seu patrimônio, porém a guarda dos filhos geralmente permanece com a família do homem. Ademais, a lei islâmica permite a um homem ter até quatro esposas simultaneamente desde que tenha condições de mantê-las de forma confortável.
O Irã insiste em dizer que os números de execução alegados por grupos de direitos humanos sejam exagerados e que as execuções só são realizadas após um longo processo judicial.
A poligamia não é muito difundida no Irã atual por motivos econômicos e pela rejeição de muitas mulheres, mas é comum homens se casarem com uma segunda mulher sem que a primeira saiba.
Dentro do título que trata dos crimes contra a família, o nosso Código Penal prevê, em seu art. 235, o delito de bigamia, que consiste em “contrair alguém, sendo casado, novo casamento”. A pena é de reclusão, de dois a seis anos.
Líbano – o homem pode ter até 4 esposas, desde que dê sustento a elas, vivendo na mesma casa, porém não poderá se divorciar, seguindo a tradição islâmica. Afeganistão – se o homem desejar, segundo o Alcorão, ele pode tomar no máximo quatro esposas, e não pode se divorciar.
O Irã é famoso por sua arquitetura tradicional, com prédios de formas estruturais aparentes, mosaicos de azulejos e vitrais coloridos. Porém, grande parte dessa arquitetura está se perdendo com a construção cada vez mais acelerada e inspirada em projetos ocidentais.
Entre os grupos não autorizados estão as Testemunhas de Jeová, qualificadas, a exemplo do que ocorre no Egito, de "associação pró-sionista". O Irã é um caso difícil. Diluídos em meio a 60 milhões de muçulmanos há 80 mil cristãos e 30 mil zoroastristas.
No caso do homem, ele pode ser casado — até quatro vezes segundo a lei; embora seja uma prática muito pouco comum na sociedade — mas a mulher tem que ser solteira.
Com um PIB (PPP) de 842000 milhões de dólares (est. 2008), a economia do Irã é um misto de planejamento centralizado, propriedade estatal do petróleo e de outras grandes empresas, agricultura tradicional e comércio e serviços privados de pequeno porte.
O Governo do Irã é uma República Islâmica que a nação do Irã, baseada na sua crença eterna num governo de verdade e justiça do Alcorão, em seguimento à vitoriosa Revolução islâmica, liderada pelo Ayatollah Imam Khomeini, confirmou por Referendo Nacional que teve lugar em 10 e 11 de Farvardin, 1358, da Hégira Solar, ...
O Líder Supremo ou Guia Supremo é o chefe de Estado do Irã. É eleito pela Assembleia dos Peritos para um mandato vitalício, em função dos seus conhecimento de teologia islâmica; aquele órgão pode também destituí-lo. O cargo é ocupado pelo Aiatolá Ali Khamenei desde junho de 1989, quando sucedeu Ruhollah Khomeini.
A população do Irã é composta por diversas etnias que se miscigenaram durante séculos de migrações. Os persas ou Parsi representam mais de 51% da população e são descendentes dos Elamitas e Arianos, primeiros grupos a habitarem a região e que deram a região o nome de Pérsia.
Sem dúvidas, o povo iraniano é o mais receptivo do mundo! Eles levam muito a sério o que o Alcorão diz a respeito de como as pessoas devem ser bem tratadas e sobre boa hospitalidade. Mas, além disso, parece que esse costume já se tornou parte da cultura persa.