Séfora é conhecida como a única esposa de Moisés, no entanto, no livro dos Números, nós encontramos uma passagem que diz: “Maria e Aarão criticaram Moisés por causa da sua mulher etíope.” (Números 12,1).
Resumo: Na micronarrativa em Ex 4,24-26, Séfora, esposa de Moisés, se torna modelo para o protagonismo daquelas personagens que, em geral, são avaliadas como secundárias, destacando-se a fundamental importância delas para a história da salvação.
Zípora, Tzipora ou Séfora (do hebraico צִפּוֹרָה; pássaro, no árabe Safura) foi a mulher de Moisés e filha de Jetro (ou Reuel) de acordo com a tradição judaico-cristã.
Moisés demorou 40 anos para atravessar o deserto do Sinai com os israelitas, que fugiam da escravidão no Egito. Ele morreu pouco antes de entrar no seu destino, a Terra Prometida. Acontece que o Sinai ocupa uma península de apenas 200 quilômetros de largura.
Êxodo 18.1-27 - Moisés reencontra-se com Zipora e seus filhos, a nomeação de auxiliares - Através da Bíblia - RTM Brasil. Episódio com o tema "Moisés reencontra-se com Zipora e seus filhos, a nomeação de auxiliares".
no lugar de pernoite. Encontrou-o Yahweh" e procurou matá-lo. (25) E tomou Zípora uma pedra e cortou o prepúcio de seu (dela) filho e tocou os pés dele e disse: "esposo sanguinário és tu para mim." (26) E Ele o deixou.
Um dia, Moisés viu um egípcio batendo em um israelita. Para defender o israelita, Moisés matou o egípcio. Quando o Faraó ficou sabendo, ele quis matar Moisés, mas Moisés fugiu do Egito.
Bíblia é encontrada no livro de Êxodo, nos capítulos dois, quatro e dezoito zípora foi a esposa de Moisés, um dos grandes líderes do povo de Israel. zípora era filha de getro, também conhecido como hewel, um sacerdote de midian. Moisés fugiu para midian depois de matar um egípcio. que estava maltratando um hebreu.
Zípora é um nome feminino de origem hebraica, sendo uma variante de “Séfora". O nome está associado à simbologia dos pássaros, representando características como inteligência e liberdade. Por extensão, Zípora pode ser interpretado como "mulher inteligente" ou "mulher livre".
Povo de pele escura, originário da terra de Cuxe (Gênesis 2.13). Terra de Cuxe localizava na Etiópia. Povo descendente de Cam, filho de Noé( Gênesis 10.6).
Quem desobedece à lei de Moisés é condenado sem dó à morte, se for julgado culpado depois de ouvido o testemunho de duas pessoas, pelo menos. Então, o que será que vai acontecer com os que desprezam o Filho de Deus e consideram como coisa sem valor o sangue da aliança de Deus, que os purificou?
Assim, lhes tirarei água da rocha, e dareis a beber ao povo e a seus animais. Então Moisés levantou a mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara". Esse foi o pecado que Moisés cometeu.
Moisés é salvo pela filha do faraó e condicionado aos conhecimentos do povo egípcio durante 40 anos. Pode-se observar que as condições as quais o nascimento de Moisés estava submetido era de intensa opressão; o que vem a desenvolver características de liderança em Moisés.
Aos quarenta anos, após ter matado um feitor egípcio levado pela raiva, foi obrigado a partir para um autoexílio, a fim de escapar à pena de morte. Fixou-se na região montanhosa de Midiã, situada a leste do Golfo de Acaba. Por lá, casou-se com Zípora e com ela teve dois filhos, Gérson e Eliézer.
Balaão hipnotiza o oficial e Betânia entra na cela de Jetro. O sacerdote confirma que Balaque ordenou matar Menahem. Jetro diz a Betânia que eles precisam fugir do palácio e avisar Moisés.
E, quanto a Moisés, homem de Deus, seus filhos foram contados entre a tribo de Levi. Foram, pois, os filhos de Moisés: Gérson e Eliézer. O filho de Gérson foi Sebuel, o chefe. E, quanto ao filho de Eliézer, foi Reabias o chefe; e Eliézer não teve outros filhos; porém os filhos de Reabias se multiplicaram grandemente.
Zípora não era cuxita (ou etíope); ela era midianita, descendente de Ismael, irmão de Isaque; portanto, descendente de Abraão. Esse foi um comentário racista da parte de Miriã, provavelmente porque ela possuía pele mais escura que os israelitas. Zípora era adoradora do mesmo Deus.
Aí Zípora, a sua mulher, pegou uma pedra afiada, cortou o prepúcio do seu filho e com ele tocou o pé de Moisés. E disse: — Você é um marido de sangue para mim. Ela disse isso por causa da circuncisão. E assim o SENHOR deixou Moisés viver.