Então, dessa forma, 1kg de feijão já cozinhado, renderia aproximadamente 10 porções de feijão na marmita. Afinal, 2500g (2,5kg) dividido por 250g rende 10 marmitas.
Rendimento - Um quilo rende de 15 a 20 porções, dependendo da casa. Mas você não vai conseguir cozinhar de uma vez – a não ser que tenha um caldeirão. De todo modo, teria que ter bastante espaço no congelador. Cada 1 xícara (de feijão medido cru) serve bem de 3 a 4 porções.
Proteínas (25%): A proteína é fundamental para uma refeição equilibrada. Varie entre fontes animais (como carnes, peixes e frango) e vegetais (lentilha, grão de bico, feijões, ervilha, tofu). A quantidade ideal varia de 100g a 130g por marmita.
Caso a ideia seja fazer quentinhas maiores, o planejamento deve ser diferente: calcule ½ xícara de arroz cru (100 g) para a confecção de apenas uma quentinha grande. Nesse caso, um saco de 2 kg de arroz cru rende 20 marmitas grandes.
A quantidade de marmitas que 1 kg de feijão pode render pode variar dependendo do tamanho da porção e dos demais ingredientes utilizados na receita. Antes de comerçamos tenha em mente que estamos falando do feijão já cozido e não dele cru. Assim, 1 kg de feijão cru, rende em torno de 2,5kgs de feijão cozido.
FAÇA FACIL Lembre-se 500 grs de feijão cru rende o dobro do seu peso depois de cozido. Praticidade: cozinhe o feijão para semana e congele em pequenas porções.
O mesmo acontece para alimentos que são cozidos e sofrem alteração no peso. Se você considerar a quantidade de ferro de 100g de feijão cru (8g) vai ver que tem mais que o dobro da quantidade de 100g de carne (3g). Mas 100g de feijão cru, rende pelo menos 400g de feijão cozido.
FEIJÃO – como acompanhamento, meça meia xícara de chá de feijão (ainda cru) por pessoa; como prato principal (na feijoada, por exemplo), a média é uma xícara de chá. CARNES, AVES E PEIXES – cada pessoa consome, em média, 120g de proteína sem molho e 150g com molho. Portanto, o indicado é comprar 200g por pessoa.
É bem simples: cada porção individual de feijão equivale a ⅓ xícara de chá. Assim, basta multiplicar esse valor pelo número de pessoas que vai comer e pelos dias da semana que ele será servido. Lembrando que congelar feijão é uma boa forma de evitar que o alimento estrague!
Como calcular a quantidade de comida para marmita?
Para explicar como isso acontece, vamos usar o exemplo de um marmitex com custo mais comum: com arroz, feijão, carne e salada. Vamos supor que você vai montar uma marmita com 125g de arroz e 125g de feijão, então terá que dividir o valor do quilo por 8. Já com a carne, você pode separar, ou seja, 250g por pessoa.
O saco de feijão pesa 1 kg, que significa 1000g totais, dividindo-se este valor pelo peso médio dos caroços, 1000g/0,278g = 3.597 caroços, ou seja, para se fazer uma feijoada são necessários 3.597 caroços.
Por fim, vamos transformar a unidade em kg, conforme o enunciado. Para isso, devemos dividir o resultado por 1000 e a resposta será: 2 kg. Portanto, são necessários 2 kg de feijão para 40 pessoas.
Quantas marmitas dá para fazer com 1 kg de feijão?
Dessa forma, 1 concha de feijão é o suficiente para uma marmita pequena. Logo, 2 conchas são suficientes para uma marmita grande. De modo geral, 1kg de feijão dá pra fazer até 10 marmitas grandes.
Antes de mais nada, você precisa calcular cerca de ½ xícara de chá de arroz cru, ou 100g por pessoa. Essa é a medida exata para um marmitex médio. Caso você não trabalhe com diferentes tamanhos, a quantidade de arroz para 20 marmitex será de aproximadamente 2kg de arroz.
Marmita Normal - arroz (200g), feijão (200g), macarrão (300g), carne (150g), legumes ou outros (150g); é usual colocar macarrão + arroz e feijão e aqui estou considerando 150g de massa e 150g de molho.
Conclusão: Dos resultados foi possível obter o custo médio de R$ 12,55 por marmitex. Observaram-se pelos levantamentos do cardápio e cálculos que o principal fator que encarece os cardápios é os insumos utilizados, como a carne e mão de obra.
Após somar o custo dos alimentos, materiais e mão de obra, você vai precisar calcular o valor do seu lucro. Ele pode ficar entre 40 a 50%, isso pode variar de acordo com o trabalho que você teve durante a produção.