Para a dispensação das canetas de insulinas NPH e Regular é necessário fazer o cálculo da dosagem mensal que cada usuário utilizará, visto que uma caneta possui 3 mL, o que corresponde a 300UI.
Para a aplicação das insulinas contidas em frascos são necessárias seringas especiais. No Brasil, as seringas disponíveis no mercado são de 30, 50 e 100 unidades. Nas de 30 e 50 unidades, cada traço da seringa equivale a uma unidade.
A caneta apenas administra uma dose maxíma de 60 unidades por vez. Se você precisa aplicar 90 unidades: 1) Teste o fluxo de insulina; 2) Selecione a primeira dose com 60 unidades; 3) Injete as 60 unidades; Para obter a dose completa de 90 unidades, você precisa injetar mais 30 unidades.
As seringas para insulina possuem graduação em Unidade Internacional (UI), cada UI equivale a 0,01 mL. Geralmente são encontradas em capacidades de 30, 50 e 100 UI (equivalente a 0,3 - 0,5 e 1mL).
✅O cálculo é simples: 1 unidade internacional é igual a 0,01 mL. Sendo assim, a seringa de 100 UI tem 1 mL, a seringa de 50 UI tem 0,5 mL e a seringa de 30 UI tem 0,3 mL. fonte: maconequi Gostou do post?
O cálculo consiste em dividir 1700 (ou 1500) pela dose total média das insulinas utilizadas em 24 horas (basal + ultrarrápida ou basal + rápida). O valor obtido corresponde ao FS. ultrapassa a meta estabelecida. O BC leva em consideração o Fator de Sensibilidade (FS).
NPH – a dosagem inicial recomendada é de 6-10 unidades ou 0,1-0,2UI/kg (aplicada entre às 20-22hrs se a monitorização capilar do paciente estiver sendo feita às 7 ou 8hrs da manhã), sendo mais conveniente sempre iniciar com doses menores (4-6 unidades, para minimizar os riscos de hipoglicemia).
Quantas vezes pode ser usada a agulha da caneta de insulina?
A higiene das mãos e dos locais de aplicação é fundamental para proporcionar a necessária segurança quanto à reutilização do conjunto seringa/agulha. Com base nessas considerações, consideramos adequada sua reutilização por até 08 aplicações, sempre pela mesma pessoa.
As insulinas humanas NPH e regular, na apresentação frascos 10 ml, são disponibilizadas pelo SUS há mais de 10 anos. A Portaria SCTIE/MS nº 11, de 13 de março de 2017, tornou pública a decisão de incorporar caneta para injeção de insulina humana NPH e insulina humana regular no âmbito do SUS.
A insulina NPH pode ser usada em dose única diária em todos os pacientes utilizando doses até 40 UI/dia. Pacientes que necessitam de doses maiores que 40UI/dia deverão ter a dose fracionada para se evitar a hipoglicemia.
Já no caso da insulina, uma unidade internacional (U.I) equivale a 0,01 mL (mililitro). As insulinas comercializadas no Brasil possuem U-100 (100 UI/mL), ou seja, 100 unidades de insulina por mililitro (mL) de líquido dentro da embalagem ³.
Quantas unidades de insulina para baixar a glicemia?
Quanto às doses de insulina prandial, pode-se iniciar com 2 a 4 unidades de insulina rápida ou ultrarrápida antes da refeição, ajustando posteriormente conforme valores de glicemias pós-prandiais (2 horas após refeições).
Para a dispensação das canetas de insulinas NPH e Regular é necessário fazer o cálculo da dosagem mensal que cada usuário utilizará, visto que uma caneta possui 3 mL, o que corresponde a 300UI. O cálculo para dispensação do número de canetas deverá sempre ser arredondado.
A seringa com capacidade de 100 U é graduada de 2 em 2 unidades, a de 50 U a escala é de 1 em 1 unidade e as seringas de 30 U com escala de 1 em 1 unidade OU de 0,5 em 0,5 unidade. Seringas com graduação de 1 em 1 unidade --> cada traço (linha) corresponde a 1 unidade.
Mas sabe que medida é essa? Olha só, a insulina é calculada em unidades, identificadas pela letra U. Cada 100U equivale a 1 mililitro. Se o médico receitou 0,5ml, significa que você deve injetar 50 unidades.