Em propriedades leiteiras com sistemas intensivos de produção em pastagem de capim-Mombaça têm sido observadas taxas de lotação de até 8-9 vacas/ha durante a estação chuvosa.
Segundo Sales e Valentim (2002), a cultivar Mombaça produz aproximadamente 33 toneladas de massa seca foliar/ha/ano com cerca de 13,4% de proteína. Atualmente, cerca de 80% das pastagens Brasileiras encontra-se em algum estágio de degradação.
Em geral, os índices de lotação no país variam entre 0,5 e 2 unidades animais por hectare (UA/ha), sendo que 1 UA equivale a um bovino adulto de 450 kg de peso vivo (PV). A unidade animal (UA) é utilizada para padronizar os diferentes tipos de categoria animal em pasto.
Caso você adquira sementes do capim mombaça (Panicum), divide-se 250 pelo VC% apresentado na sacaria (ex.: Mombaça VC 25% - 250 dividido por 25 dá uma quantidade de 10 quilos por hectare).
Menor palatabilidade e digestibilidade: Comparado com as outras opções mencionadas anteriormente, o Capim-Mombaça tem uma palatabilidade e digestibilidade mais baixas, o que significa que os cavalos podem não aproveitar ao máximo os nutrientes fornecidos por esta forrageira.
Semeadura, Germinação e Tempo necessário para o uso
Semeadura a lanço ou de 20 a 40 cm, entre linhas, com compactação das sementes. Profundidade de 0,5 a 1 cm. Germinação de 7 a 28 dias, dependendo das condições climáticas. Tempo necessário para o uso, de 90 a 120 dias, após a emergência.
Quantos quilos de silagem produz um hectare de Mombaça?
Se a produtividade for de apenas 10 toneladas por hectare, mesmo sem o uso de adubo, o custo pode chegar a R$77,00 por tonelada ou mais: Portanto, o manejo da área para se ter uma produtividade no mínimo razoável é importante para que o custo da tonelada do produto ensilado seja viável.
O tamanho do piquete é calculado dividindo-se a área total pelo número de piquetes. No exemplo do capim-tanzânia, os 10 ha devem ser divididos por 33 piquetes. Assim, cada piquete deve ter 0,3 ha, ou 3.000 m2. Neste exemplo, cada vaca utilizará 60 m2 por dia.
Quantas cabeças de gado posso colocar em 2 hectares?
Em um sistema de confinamento, é uma técnica muito utilizada, o número de cabeças de gado cabe por hectare depende do consumo de concentrado e da forragem de pasto, onde você consegue colocar em média 10 cabeças de gado por hectare.
Sua adoção tem se dado especialmente em áreas de produção de leite e, mais recentemente, em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP). Tem persistência média de seis anos, com produção animal de 15 @/ha/ano. Comparado ao capim-colonião, o mombaça produz 130% a mais de matéria seca foliar.
Dentre estes, o capim-elefante ( Pennisetum purpureum Schum.) apresenta excelente potencial para ensilagem, pela elevada produção de biomassa e bom valor nutritivo.
O capim-tifton 85 é um híbrido do gênero Cynodon oriundo do cruzamento do cultivar tifton 68 com uma introdução PI-290884, proveniente da África do Sul (Burton et al., 1967).
Resistência: o vegetal é resistente a pragas e doenças, além de tolerar períodos de seca e estiagem, reduzindo a necessidade de aplicação de agrotóxicos. Fácil manejo: o capim-mombaça pode ser plantado em diversas condições de solo e clima, além de se adaptar bem a diferentes sistemas de pastejo e corte.
Vet., M.Sc., Embrapa Meio Norte, Caixa Postal 341, CEP 64200-000, Parnaíba, PI. A semeadura deve ser realizada no início do período chuvoso (outubro/novembro). O plantio pode ser em linhas espaçadas de 0,5 a 1,0 m entre si ou a lanço, a profundidade de plantio deve ser de 2 a 4 cm.
Diferentemente de algumas espécies, esse tipo de forrageira apresenta uma produção máxima que gira em torno de 15 arrobas por ano por hectare e uma persistência média de seis anos.