É fácil verificar essa folga. Basta segurar o eixo com as mãos e tentar movimentá-lo para cima e para baixo. Se houver algum sinal de batimento ou folga, já é um indicativo de que é necessário fazer uma manutenção. A manutenção do eixo cardan é muito importante.
Funcionamento do Cardan A função básica do eixo cardan é transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial, e, por sua vez, o eixo diferencial irá transferir esta energia recebida do eixo cardan para as rodas.
Folgas, falta de lubrificação ou lubrificação incorreta, excesso de peso, modo de dirigir podem comprometer a vida útil do cardan. Para garantir o bom desempenho e a vida útil do cardan é preciso que a lubrificação esteja em dia e seja feita com a graxa adequada.
Os problemas mais comuns que podem afetar o eixo cardan são: Folgas: geralmente esse problema indica algum defeito nas cruzetas. Excesso de vibração e de ruídos: quando o veículo produz ruídos e oscilações acima do normal, é possível que haja folga no mancal ou no rolamento.
O papel desse conjunto é garantir que o eixo cardan faça movimentos de vai e vem para atender às necessidades do veículo. Isso acontece porque a ponteira desliza por dentro da luva, o que faz com que o eixo cardan obtenha comprimentos diferentes em sua extensão.
Para saber se as cruzetas ou se o rolamento do cardan estão ruins, você deve prestar atenção se há estalos durante as arrancadas e as trocas de marchas. Também é importante observar sinais de vibração na transmissão.
O ângulo normal para trabalho do cardan convencional é de 15°. Em curtos períodos de tempo como em manobras de cabeceira por exemplo, este pode atingir 35°. No caso do cardan homocinético este ângulo máximo pode atingir até 70°.
Acidentes: Qualquer golpe direto na parte traseira ou dianteira do veículo pode danificar o eixo. Mesmo que não seja um golpe direto, podem ocorrer danos ao eixo quando a pressão é exercida. Ferrugem: O a presença de ferrugem ou metal desgastado pode causar sérios danos à resistência e capacidade de carga do eixo.
Quando o veículo atinge velocidades mais altas e o eixo cardan começa a vibrar, é sinal de que alguma coisa não está certa. Continuar operando com vibração causa danos nos rolamentos dos mancais centrais, rolamentos do pinhão, diferencial e caixa de câmbio.
Com o aumento da quilometragem, o anel de vedação do semieixo envelhecerá e endurecerá, resultando em lubrificação insuficiente. Sob a condição de retificação a seco por muito tempo ou alto torque, o eixo pode quebrar, o que ameaça seriamente a segurança da direção.
As cruzetas do cardan são um tipo de junta utilizadas frequentemente em aplicações que pedem mais articulação e capacidade de transferência de torque. Embora bem mais resistentes, as cruzetas ou juntas homocinéticas ainda assim irão se desgastar e quebrar quando submetidas a grandes estresses e ao uso prolongado.
A carda (também chamada cardadeira ou cardadora) é uma máquina que realiza o processo de cardagem (ou cardação) utilizado pelas indústrias de fiação e tecelagem no tratamento da fibra a ser utilizada no fabrico de fios.
Fique atento a estes sinais! – Estalos durante a aceleração ou em freadas algumas vezes são sinais do desgaste do eixo cardan e se ignorados pode levar a um sério acidente. – Travamentos podem ocorrer após ruídos bem audíveis no cardan ou quando há desgaste excessivo dos componentes.
O eixo cardan é uma peça metálica e mecânica. Além de caminhões, é possível encontrá-lo em ônibus, motos e veículos com tração 4×4, bem como nos segmentos industrial, naval e agrícola. Essa peça foi projetada com o objetivo de transmitir a força necessária para que as rodas em um caminhão pudessem se movimentar.
A folga é o pequeno espaço – da ordem micrométrica, de milésimos de milímetro – entre os elementos rolantes e os anéis de um rolamento, essa característica é necessária e está diretamente ligada a sua vida útil.
A substituição do eixo de transmissão deve ser realizada quando houver indicações claras de desgaste, como vibrações excessivas, ruídos estranhos e vazamento de óleo nas juntas universais. Além disso, a quilometragem do veículo e as condições de uso também devem ser consideradas.
A substituição do eixo não é uma problema comum em carros. No entanto, dependendo do dano e do modelo do seu carro, um mecânico experiente pode fazer isso em poucas horas por US$ 200 – US$ 1000. Saiba quando você deve levar o carro à oficina e como é estimado o custo de troca do eixo.
Se a trepidação ocorrer já com o veículo parado, as causas podem ser muitas. O motor talvez não esteja recebendo combustível ou ar suficiente. Outra causa comum para a vibração excessiva é a vela de ignição. Verifique se elas estão sujas ou se os cabos estão bem conectados.