A fração de 0 sobre 9 equivale a 0. Este resultado pode ser calculado, ao compreender que qualquer fração que envolva o número zero no numerador e o denominador representando por qualquer número, então o resultado será 0.
Zero dividido por zero resulta em indeterminado, pois qualquer número (com exceção do infinito e do infinito negativo) multiplicado por zero, sempre irá resultar em zero e não é determinado o único valor de quociente para esta divisão.
QUANTO É 0÷0? | QUANTO É 10÷0? | QUANTO É 9 DIVIDIDO POR 0? | QUANTO É UM NÚMERO DIVIDIDO POR ZERO?
Quanto é 9 dividido por 0?
Nenhum número pode ser dividido por zero. Só que isso não significa que dividir por zero nos dá o resultado zero. Na verdade, o resultado não existe porque não existe esse tipo de operação.
Isso ocorre porque zero elevado a zero é um caso indeterminado na matemática, mas para qualquer outro número, a lógica da potência zero se mantém. Independente da base que escolhemos, se o expoente é zero, o resultado sempre será 1.
Para converter um número decimal em ma fração, coloque o número após a vírgula sobre o seu valor posicional. Por exemplo, em 0,6, o seis encontra-se na casa dos décimos, então colocamos 6 sobre 10 para criarmos a fração equivalente 6/10.
A qualquer número real, diferente de zero, elevado a zero é igual a 1. Isso acontece devido à definição de expoente como a quantidade de vezes que o número é multiplicado por si mesmo. Quando o número é elevado a zero, ele deve ser multiplicado por zero vezes.
Pelo fato de a regra ter se originado da divisão, e não esquecendo que um número nunca pode ser dividido por zero, a regra ficará mais precisa com o enunciado que todo o número diferente de zero elevado a zero terá como resultado o valor um.
Anulação: Qualquer número dividido por ∞ (infinito) ou -∞ (menos infinito) tende a zero, mas não é zero, pois se 1 divido por ∞ é 0, então 0 vezes infinito é 1, mas sabemos que zero vezes qualquer número é zero e 0 ≠ 1.
É possível que alguém queira discutir que 0/0 é 0, porque 0 dividido por qualquer número é 0. Também podem querer afirmar que 0/0 é 1, porque qualquer número dividido por ele mesmo é 1. E é exatamente este o problema!
Apesar de ser um número natural, ele não foi criado como unidade natural, isto é, não foi criado para a contagem. O zero foi o último número natural a ser criado. Sua origem deveu-se não à necessidade de marcar a inexistência de elementos num conjunto, mas uma concepção posicional da numeração.