O peso é, na verdade, uma força que portanto é medida em Newtons (N). Onde P é peso, m é massa e g é aceleracao gravitacional. Portanto, em massa, 10 litros de agua possui 10 kg.
Por exemplo: 1 litro de água tem o total de 1 de densidade, logo pesa 1 kg. No entanto, um litro de outra substância pode não ter o mesmo peso em quilos que a água.
Agora, uma dica: leve em conta que a capacidade da mala pode ser medida em quilos ou litros, tá? Pra se ter uma ideia, um mala de 45L, carrega mais ou menos uns 10kg, enquanto que outra de 85L leva uns 20kg.
Resposta: Divida a massa pelo volume para obter a densidade; nesse caso, a densidade a ser calculada deve utilizar litros e quilogramas. Por exemplo, uma garrafa de 2 litros possui massa de 2 quilogramas: 2 kg / 2 litros = 1 quilograma por litro. Esse é o equivalente a 1 litro por quilograma.
Em um litro cabem 1.000 gramas de água, enquanto que, em relação ao óleo, cabem somente 900 gramas, conduzindo à conclusão de que 1 litro de água pesa mais que 1 litro de óleo. Um outro aspecto importante para interpretar a densidade é estar sempre atento às unidades que estão sendo usadas no problema.
Para determinar a massa de 10 mL de água, siga os seguintes passos: Multiplique o volume de água (10 mL) por sua densidade (1 g/mL) para obter a massa em gramas: 10 g. Divida 10 g por 1.000 para encontrar a massa em quilogramas. Seu resultado final é 0,01 kg.
Porém referente a densidade Kg/ml, segundo estudo da Associação Brasileira de Química, o açaí tem densidade média de 1.0175 g/cm³. É pouco diferente da água, que tem 0.997 g/cm³. Ou seja, enquanto 1 kg de água contém 997 ml, 1 kg de açaí contém 983 ml de açaí.
Usualmente, podemos fazer uma conversão direta e indicar que 1 litro é equivalente a 1 kg, pois essa é a densidade da água (1 kg/litro). Contudo, cada elemento possui a sua própria densidade, o que faz com que cada volume tenha uma massa diferente.