A medida que envelhecemos, a proporção de água no nosso corpo diminui. Nos idosos, apenas 50% do seu peso total é composto por água. Isso somado à falta de percepção de falta de água no corpo causado pelo próprio envelhecimento, podem causar uma desidratação inesperada.
Pessoas com mais de 60 anos sofrem uma diminuição do número e da sensibilidade de receptores corporais que controlam a sede. Sem perceber, eles sentem menos vontade de beber água - mas o corpo continua necessitando de uma boa quantidade de líquidos par que todo o organismo funcione bem.
- 70% do nosso corpo é composto por água, por isso quando perdemos e não repomos líquidos, nosso corpo não funciona mais da mesma forma. O processo de envelhecimento faz com que as pessoas percam mais água, mas, ao invés de sentirem mais sede, não percebem que precisam se hidratar.
Sabe-se que a cada década, o fluxo sanguíneo renal diminui cerca de 10%, contribuindo para uma maior perda de água. Envelhecemos, logo, desidratamos. Por fim, regulações hormonais fazem com que a sede e a reserva de fluidos seja menor em idosos.
Detalhes. Sentimos sede quando os rins têm menos volume de água. O cérebro recebe um alerta de que os rins estão com pouca água. No idoso, essa resposta da sede é diminuída.
CONSUMIR MUITA ÁGUA PODE FAZER MAL? MUZY EXPLICOU – IRONCAST CORTES
Quanto de água um idoso deve beber por dia?
Para o geriatra do HSPE, a quantidade necessária de água não é exata para todas as pessoas. Em média, recomendam-se dois litros de água por dia, mas tudo depende da atividade física, clima e umidade do ar local.
Algumas verduras e legumes têm grandes quantidades de água. Esses alimentos podem auxiliar no consumo de água por dia. Alface, pepino e chuchu, por exemplo, são algumas das opções ricas em água. Mantenha sempre a boa alimentação do idoso.
Como a perda de água entre os idosos ocorre rapidamente, é muito importante que haja ingestão de água mesmo quando não há sede. Se você convive com um idoso, procure incentivá-lo a se hidratar com mais frequência. O recomendado é que sejam ingeridos mais de dois litros de água por dia.
Porque a falta de água ajuda no envelhecimento acelerado?
Beber pouca água
O baixo consumo diário de água resulta em um corpo desidratado, e por sua vez, uma pele desidratada também. Isso, por consequência, acelera o envelhecimento da pele, visto que uma pele seca perde seu viço e está muito mais propensa a desenvolver rugas prematuramente.
Para idosos saudáveis, a recomendação é de 30 ml por quilo de peso corporal, ou seja, em um breve cálculo, uma pessoa de 70 quilos precisa consumir pouco mais de 2 litros de água por dia.
Quantos litros de água uma pessoa de 70 kg deve tomar?
Para determinar corretamente a quantidade de água para ingerir por dia, basta multiplicar o seu peso corporal por 0,03. Desse modo, se uma pessoa pesa 70kg, ela deve beber cerca de 2,1 litros de água.
Como os rins só conseguem produzir um máximo de 600 ml de urina por hora, caso o indivíduo por algum motivo resolva consumir 5 litros de líquidos de uma só vez, a quantidade de água excessiva irá se distribuir nas células, provocando inchaço das mesmas em um quadro potencialmente fatal chamado intoxicação por água.
Quantos litros de água uma pessoa de 60 kg deve tomar?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o cálculo de quanto de água devemos beber todos os dias é mais simples do que parece. São 35 ml diários para cada quilo que temos. Ou seja, uma pessoa de 60 kg deve fazer a conta 60 kg x 35 ml e descobrir que a recomendação é de 2,1 litros por dia.
Ter vontade de urinar muitas vezes pode ser uma situação completamente normal, principalmente se se tiver consumido muitos líquidos durante o dia. No entanto, a vontade frequente para urinar também pode indicar uma infecção urinária, incontinência e, até, diabetes, especialmente se for acompanhada de outros sintomas.
O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente.
A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco e a poluição ambiental, entre outros, são fatores que “aceleram” o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce.
Por que a pele do rosto parece envelhecer mais rápido que o resto do corpo? A pele do rosto fica com um aspecto mais envelhecido que a do restante do corpo mais rapidamente porque está constantemente exposta aos raios ultravioletas, visto que a área normalmente fica desprotegida da ação direta do sol.
Nos idosos, apenas 50% do seu peso total é composto por água. Isso somado à falta de percepção de falta de água no corpo causado pelo próprio envelhecimento, podem causar uma desidratação inesperada. Recomenda-se que pessoas com 70 anos ou mais façam a ingestão de 2,7 a 3,7 litros de água por dia.
O que acontece é que os idosos perdem a capacidade de sentir sede com o passar dos anos. "No cérebro, existe um centro regulador dessa função que transmite a percepção de desidratação e de que é preciso ingerir líquidos. Nos idosos, a sensibilidade desse centro regulador está limitada.
Por líquido, entenda-se água, sucos, chás, água de coco, leite. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O importante é ingerir algum líquido a cada duas horas. Os familiares devem oferecer constantemente líquidos aos idosos, pois, isso é vital.
Fique atento se o idoso apresentar olhos fundos, olheiras, boca e pele seca, pois estes são sinais de desidratação, além de reclamações sobre cansaço excessivo, fraqueza e casos de tontura.
Algumas estratégias podem ajudar a aumentar a ingesta de líquidos pelo idoso: – Beber água em pequenas porções, mas várias vezes ao dia; – Alternar água com sucos, água de coco, sopas e chás; – Ingerir frutas e vegetais ricos em água (abacaxi, melancia, melão, pepino, chuchu);