Oferendas: as oferendas a Exú devem ser realizadas em encruzilhadas, ou seja, em cruzamentos de ruas ou lugares semelhantes. Isso porque estes lugares representam a conexão entre dois pontos diferentes. Cores: vermelho e preto são as cores que representam essa entidade e devem ser usadas em seus trabalhos.
Alguidar são os pratos de argila, demoram muito a se decompor e normalmente a maioria das oferendas são para Exus e Pomba Giras que vão receber aquele ageum. Para isso, o alguidar pode ser substituído por uma folha de mamona”, explica Pai Nilton D'Ogum.
É possível levar sua oferenda no meio do mar através de um barco, deixar os presentes na colônia dos pescadores, para depois serem entregues em alto-mar, coloca-las à beira d'água ou joga-las na mesma.
Se for comida, coma a oferenda se não estiver estragada como forma de comunhão com seu Deus/Deusa. Você pode queimá-la, mas a maioria das pessoas não tem acesso ao fogo.
Uma das oferendas que pode ser dada a Exu é o padê, um prato à base de farinha, dendê e pimenta. Na umbanda, entidades como Tranca-Rua e Zé Pelintra, embora chamadas de Exu, não são consideradas Orixás. Na semana, o dia de Exu é segunda-feira.
Oferenda para Exu ou pomba gira, quanto tempo devo deixar e onde despachar.
Onde deixar a oferenda para Exu?
Oferendas: as oferendas a Exú devem ser realizadas em encruzilhadas, ou seja, em cruzamentos de ruas ou lugares semelhantes. Isso porque estes lugares representam a conexão entre dois pontos diferentes. Cores: vermelho e preto são as cores que representam essa entidade e devem ser usadas em seus trabalhos.
Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.
Você pode entregar o seu padê na sua casa, o padê, a bebida, o cigarro, o charuto, rosas pra pomba gira. ou aquilo que você deseja entregar. ao seu Exu pra sua pomba gira. Pode colocar na sua sala, na sua cozinha, pode colocar numa mesinha, num altarzinho ou pode colocar no chão.
as oferenda. Exu mirim pode entregar numa estrada de terra, numa mata, num pé de uma árvore, numa encruzilhada. São os locais bom de entregar pro Exu mirim.
Sim, você pode criar um Espaço Sagrado, nome dado à lâmina do Alinhamento Energético que nos mostra " o espaço de limite que existe dentro de nós, fisicamente ou internamente, onde reside a nossa inteligência divina.
As oferendas devem ser realizadas no espaço do cemitério destinado as religiões de matriz africana; Os alimentos cozidos devem ser consumidos ou enterrados após o tempo mínimo de exposição. O que sobra pode e deve ser enterrado ou encaminhado para a compostagem, para produção de adubo orgânico.
Como Saber Se O Exu Mirim Recebeu Minha Oferenda. A melhor forma pra saber se uma oferenda foi aceita. é através do jogo de obi e de urubu. Ali você consegue o contato direto com o orixá, você faz o jogo, sai as caídas.
Depois de realizar a oferenda, rezar e fazer seus pedidos oferecendo a Exú, acenda uma vela branca e quando a vela apagar o ideal é que você leve em uma encruzilhada e deixe lá, ou então nos pés de uma árvore frutífera bem bonita em alguma praça, aconselho que deixe lá apenas o que for orgânico e o restante você deve ...
é comida, você coloca numa sacola, já coloca do lado de fora, no lixo, não há problema nenhum. A mesma coisa o resquício da vela, porque o que ficou sobrando ali.
Embaixo de uma árvore, deixar na natureza o melhor local. Se você prefere deixar em casa você pode deixar assim, porém a sua casa, ela tem que estar preparada para receber sua oferenda, tá. a energia de Erê, energia da invejada, é uma energia muito boa, muito bonita. e ela merece ser respeitada.
As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.
Coloque o Padê preparado no centro do altar, em frente às velas acesas. Derrame a bebida alcoólica sobre o Padê, em um gesto de libação e comunhão com os espíritos. Faça suas preces e invocações aos Exus e Pombagiras, expressando seus pedidos, agradecimentos e reverências.
Mas também é um ritual primordial para que não haja problemas, brigas, desentendimentos no momento da Festa e do Louvor aos Orixás. É preciso pedir a Exu que proteja a casa e se afaste, daí o termo “Despachar Exú”, dando-lhe de comer na rua, mas sempre perto da Casa.
O de Exu, malicioso e ambíguo, detesta óleo-de-coco. O de Oxóssi, caçador que vive embrenhado nas matas, evita a carne de assanhaço, coruja e urubu. E assim segue com os outros orixás. Costa Lima alega que toda iniciação ao candomblé passa pelos tabus alimentares.
Exu: é um Orixá que aceita tudo que a boca come, inclusive as frutas, mas ele tem predileção pelo caju, maçã e até pela cana de açúcar, que apesar de não ser uma fruta, ela é usada no culto a Exu, no intuito de amenizar situações adversas.