O botijão de 13 quilos, popularmente conhecido como “gás de cozinha” ou “botijão doméstico”, é o formato mais conhecido de comercialização do GLP e destina-se basicamente aos lares para preparação de alimentos.
Você deve pegar uma balança, colocar em um lugar plano e verificar se ele está muito leve. Não há, no entanto, uma forma precisa de saber quanto tempo o gás restante no botijão vai durar, mas é uma maneira de garantir mais tempo de uso e se planejar.
Os botijões de utilização industrial no mercado nacional, vendidos nos modelos P20 e P45 distribuídos no triciclo, possuem respectivamente em média tara 26 quilos e 35 quilos, portanto seu peso bruto total é de respectivamente 46 quilos e 80 quilos.
QUANTO PESA UM CILINDRO DE GNV DEPOIS DE CHEIO???? EPISÓDIO 01 DE 02
Quantos km faz 15m3 de GNV?
É possível fazer de 180 km a 230 km com um cilindro de GNV de 15 m³. Tudo vai depender do seu veículo. Aqui, o peso do veículo e o desempenho do motor são fatores fundamentais para responder essa pergunta. Mas é fato: carros mais econômicos ficam ainda mais econômicos com o GNV.
De acordo com a Nacional Gás, um botijão de gás cheio tem entre 25 kg e 27 kg. Deve-se saber que o peso do botijão irá depender também do modelo do botijão, por exemplo, existe um modelo chamado P45, de modo que se estiver cheio pesa 45 quilos.
Em média, um carro que faz 10 km/L a gasolina, faria 7 km/L com etanol e 13 ou 14 km/m3 com GNV. Esse veículo rodaria 100 km com apenas um cilindro de gás de 7,5 m3, o de menor volume disponível hoje.
O casco vazio tem em torno de 13 a 15 kg, depende da revendedora e para saber o valor exato, basta pesar o botijão cheio e diminuir o valor da tara que pode ser verificada no próprio botijão. Com isso o peso do gás fica entre o valor do botijão cheio acima descrito.
Mas dentro do botijão feito de aço, esse gás está submetido a uma pressão muito elevada, que faz com que ele se liquefaça, isto é, passe do estado gasoso para o líquido (daí o nome Gás Líquido Pressurizado). É por isso que, se você balançar o botijão de gás, sentirá um líquido lá dentro.
Além disso, o instituto verifica se a tara do botijão corresponde ao peso real do recipiente vazio, garantindo que os consumidores recebam a quantidade adequada de gás.