Cada um dos 25 Trens Unidade Elétrica (TUE) Série 100, popularmente conhecidos como trens série 100, pesa em torno de 203 toneladas. Eles vieram do Japão para Porto Alegre, de navio pelos mares, em 1984. Conta pra gente qual a sua melhor lembrança ou curiosidade sobre os trens desse modelo.
Componentes principais. Design Aerodinâmico: Os trens-bala possuem um design aerodinâmico que minimiza a resistência do ar. Suas formas alongadas e pontiagudas ajudam a cortar o ar de maneira mais eficiente, reduzindo o consumo de energia e permitindo que o trem mantenha altas velocidades.
Enquanto na China um quilômetro de comboio de alta velocidade custa entre 15 e 18 milhões de euros, na Europa a mesma unidade custa entre 22 e 34 milhões de euros.
Um trem de alta velocidade (TAV), informalmente conhecido como trem-bala, é um comboio para transporte público que se locomove em velocidades superiores à 210 km/h. Em sua maioria, os TAVs alcançam uma velocidade de cruzeiro de 250 à 300 km/h, podendo chegar à 320 km/h.
Outra grande vantagem dos trens de alta velocidade é que eles só utilizam eletricidade para se mover, enquanto as tradicionais locomotivas queimam carvão e fazem uma poluição danada. A eletricidade necessária para fazer os magnetos funcionarem pode vir de fontes não poluentes, como as usinas atômicas, por exemplo.
A linha, que conecta a capital da província, Lanzhou, à cidade de Wuwei, contará com trens que operam a uma velocidade máxima de 250 km por hora, passando por seis estações e se estendendo por 193 km.
Segundo a Casic, o trem atingiu a velocidade máxima de 600 km/h nos testes. O resultado ficou muito acima dos 320 km/h dos E5, os trens-bala operados pela Japan Railways East e considerados os mais rápidos do mundo. O objetivo dos chineses, no entanto, é chegar ainda mais longe, atingindo impressionantes 2 mil km/h.
Qual é o preço para construir 1 km de ferrovia? Geralmente, existe um número médio de R$6 milhões por km de ferrovia construída. No entanto, isso depende de fatores como a topografia, se a área é urbana ou rural, além de outros dados.
Como o trem levita? O Trem Maglev utiliza o princípio da atração e repulsão que se cria entre dois campos magnéticos. Tanto o trem como as vias possuem potentes eletroímãs, por isso a repulsão permite que o trem se eleve uns centímetros sobre as vias. Ao mesmo tempo, o atrai para que ele possa deslizar com suavidade.
As razões pelas quais não há rede de trens de alta velocidade para passageiros na América Latina são variadas: as distâncias, o custo e a opção pelo carro e avião como meios de transporte principais para viajar distanciaram o continente das viagens de trem de longa distância.
É a geração dos trens Maglev, de alta velocidade, que utilizam a levitação magnética para flutuar sobre suas vias. Eles fazem parte de um sistema mais complexo que conta basicamente com uma potente fonte elétrica, bobinas dispostas ao logo de uma linha guia e grandes imãs localizados embaixo do trem.
Os primeiros comboios Shinkansen, as Séries 0 - Shinkansen, foram construídos pela Kawasaki Heavy Industries - muitas vezes chamado de "trens-bala" por conta do nome original em japonês Dangan Ressha (弾 丸 列車?) - ultrapassou os primeiros trens rápidos comerciais em serviço.
Conhecidos E5, os “trens-bala” operados pela Japan Railways East (JR East) podem atingir incríveis 320 km/h! Esses trens têm espaço para até 731 passageiros e são equipados com 32 motores elétricos de indução que fornecem uma potência de 12.900 cavalos.
Tem 12 cilindros, enquanto em geral o de um carro tem 4. O diâmetro do cilindro é 228,6mm enquanto o de um carro 1.0 é em média 70mm. Pesa 12 toneladas.
Inglaterra foi o país natal da locomotiva a vapor, que é essencialmente uma máquina a vapor usada para impulsionar um veículo sobre os trilhos. A primeira locomotiva a vapor foi construída em 1804 por Richard Trevithick para a Penydarrem Iron Works em Wales.
Acima de 800 km, o avião é mais rápido e o trem-bala não é capaz de com- petir em tempo de viagem [Gleave (2004)]. Algumas características físicas fazem a diferença entre aviões e trens. Os aviões possuem normalmente apenas duas portas, enquanto os trens podem ter várias portas por vagão.
Uma ótima maneira de chegar a St. Moritz é por meio do lendário Glacier Express. Conhecido como o “trem expresso mais lento do mundo” (e, sem dúvida, uma das rotas cênicas mais belas), ele conecta Zermatt e outras cidades ao redor da montanha Matterhorn a St. Moritz, do outro lado do país.
Sistema conhecido como hyperloop prevê túnel de 150 km de extensão e levitação eletromagnética. A China deu início aos estudos relacionados à criação da primeira linha ferroviária hyperloop do país. O trem de alta velocidade deve conectar as cidades de Xangai e Hangzhou em um túnel a vácuo de 150 km de extensão.
Os conhecidos como “trens-bala” E5 da Japan Railways East (JR East) conseguem chegar a uma velocidade de 320 km/h. Com capacidade de levar até 731 passageiros, o trem JR East E5 possui 32 motores elétricos por indução e 12.900 cavalos de potência.
O ICE (InterCity Express) é um trem de alta velocidade que liga todas as principais cidades da Alemanha. Chegando a até 300 km/h, é um dos meios mais rápidos de viajar entre cidades como Berlim, Hamburgo e Colônia. O ICE oferece conexões internacionais para os Países Baixos, a Bélgica, a França, a Suíça e a Áustria.
Um dos maiores sonhos dos Brasileiros, se tornou realidade no Chile. O transporte ferroviário de alta velocidade é uma realidade em muitas partes do mundo e a China lidera este campo com propostas tão surpreendentes como o novo Maglev com levitação magnética que é capaz de atingir 600 km/h.
O trem consegue acomodar até 1.323 pessoas. Os assentos ganharam um novo tecido, e têm tomadas elétricas para cada passageiro, em vez de serem limitadas às janelas.