Sabendo a corrente máxima que teremos podemos ir para a escolha do cabo adequado, segundo a nossa tabela um cabo de 1mm tem a capacidade de corrente máxima de 12A.
Quanto maior a bitola, maior a capacidade de corrente elétrica. Por exemplo, bitolas de 1,5 mm² são indicadas para circuitos com corrente máxima de 15,5 ampères. Fios com bitolas de 10 mm² são usados para circuitos de até 50 ampères. Já bitolas de 120 mm² suportam uma corrente de até 239 ampères.
Sabendo a corrente máxima que teremos podemos ir para a escolha do cabo adequado, segundo a nossa tabela um cabo de 1mm tem a capacidade de corrente máxima de 12A.
O cabo de 10mm é frequentemente utilizado em instalações elétricas residenciais para alimentar circuitos de média potência, como iluminação e tomadas em diferentes cômodos da casa.
Nesse caso, por exemplo, se você tiver um chuveiro de 5500W de potência e 127V de tensão, a corrente será de 43A. Usando a tabela, é possível entender que o fio ideal, portanto, seria o de 10 mm, que suporta até 57A.
O cabo de 25mm é frequentemente utilizado em instalações elétricas residenciais para alimentar circuitos de iluminação, tomadas de uso geral e equipamentos de médio porte, como chuveiros elétricos e aparelhos de ar condicionado.
4 mm²: circuitos de tomadas simples, de torneiras e chuveiros elétricos e de aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte. 6 mm²: circuitos de torneiras e chuveiros elétricos e de aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte. 10 mm²: quadro de entrada de energia elétrica residencial.
Qual fio usar para ar condicionado 9000 btus 220v?
Os dados a seguir relacionam a potência do aparelho de ar-condicionado com o diâmetro da bitola em mm², para aparelhos de 220V: 9.000 BTU – 2,5 mm² 10.000 BTU – 2,5 mm² 12.000 BTU – 2,5 mm²
Todo eletricista e todo aquele que já fez casa tem alguns números na cabeça: 14A para fio 1.5mm2 de cobre, 21A para fio 2.5mm, 35A para fio 6mm, 50A para fio 10mm.
Exemplo: Se você se perguntar, “disjuntor de 40 amperes suporta quantos watts?”, basta se orientar pela tabela acima e a resposta será: em uma tensão de 127 V, um disjuntor para chuveiro elétrico de 40 A pode suportar um chuveiro de 4000 W, 4500 W ou 4700 W; já em uma tensão de 220 V, de 7500 W.
Ele é recomendado para instalações internas e fixas em circuitos de força, luz, comandos, sinalizações, etc., em construções residenciais, comerciais e industriais.
O Fio 1mm Preto Flexível Elétrico 750V da ED Cabos oferece segurança e eficiência para suas instalações elétricas. Com capacidade para suportar até 750V, este fio flexível é ideal para aplicações residenciais e comerciais, incluindo iluminação, tomadas, pequenos eletrodomésticos e sistemas de automação.
Esse cabo 750V possui maior facilidade de manuseio graças a sua boa flexibilidade sendo o mais eficiente para a maioria das instalações pois suporta até 750 volts de tensão, sendo o suficiente para a maior parte das utilizações residenciais e comerciais.
A perda com a distancia, ou a queda de tensão ocorre devido a resistência ôhmica, que existe em todos os cabos, visando manter a potência de entrada constante, o ideal seria utilizar um cabo mais grosso, que terá menor resistência ôhmica.