Quanto tempo de atraso de voo gera dano moral?

O atraso de até quatro horas, em decorrência de reestruturação da malha aérea ou impossibilidade de decolagem do voo, configura atraso tolerável e mero aborrecimento, em razão da complexidade da vida moderna e das imprevisões das relações cotidianas, não sendo apto para caracterizar danos morais”.
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Quantas horas de atraso no voo gera indenização?

As regras de indenização para voos atrasados variam dependendo do país e da companhia aérea, mas em geral, os passageiros podem ter direito a uma compensação financeira se o atraso for superior a 4 horas ao destino final.
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O que o passageiro tem direito quando o voo atrasa?

Com 2 horas ou mais de atraso, a Gol deve oferecer lanches ou voucher de alimentação. Já se o voo atrasou a chegada ao destino em 4 horas ou mais em relação ao horário previsto, você poderá exigir indenização por danos morais.
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Quanto tempo de atraso gera dano moral?

Em relação ao dano moral, o que interessa são os atrasos superiores a 4 horas. Neste caso, é possível pleitear indenização. Importante consignar que, nas decisões judiciais, o atraso em período menor do que 4 horas é considerado mero aborrecimento.
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Qual o tempo máximo de atraso de um voo?

cancelamento ou preterição

Caso o voo atrase por mais de 4 horas, seja cancelado ou, ainda, o passageiro tenha seu embarque negado (preterição de embarque), a empresa deverá reembolsar o passageiro de acordo com a forma de pagamento utilizada na compra da passagem.
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ATRASO DE VOO | TENHO DIREITO A DANOS MORAIS?

Em Quais situação de atraso a companhia aérea estará isenta de responsabilidade?

Em caso de cancelamento ou atraso superior a quatro horas, as companhias devem, ainda, oferecer, gratuitamente, assistência material, reacomodação, reembolso integral ou execução do serviço por outra modalidade de transporte, cabendo ao passageiro escolher a mais conveniente.
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O que diz a Resolução 400 da Anac?

Regras atuais

Tendo como base a Resolução nº 400/2016, a partir de 1º de janeiro de 2022, se a empresa cancelar o voo, os passageiros têm direito de escolher entre reacomodação, reembolso integral do valor pago ou execução por outras modalidades.
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Qual o prazo para entrar com ação contra companhia aérea?

O Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou que as ações que visam ao pagamento de indenização por danos morais decorrentes de problemas em contratos de transporte aéreo internacional, como atraso de voos, podem ser ajuizadas em até cinco anos, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
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Quanto tempo eu tenho para entrar com danos morais?

Qual o prazo para ajuizar ação de indenização por danos materias e/ou morais? Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, material ou moral, fica obrigado a repará-lo, no prazo de 3 ou 5 anos.
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Quando não cabe indenização por dano moral?

Exercício regular de um direito: O simples exercício regular de um direito não gera o dever de indenizar por danos morais. Quando alguém age dentro dos limites legais e no exercício legítimo de sua liberdade, mesmo que isso cause desconforto a outra pessoa, não configura uma violação passível de indenização.
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Como provar que o voo atrasou?

Se perdeu ou chegou atrasado por conta do atraso, é necessário que tenha também: fotos e demais registros eventualmente realizados, demonstrando o tamanho das filas para check-in ou o atraso do voo no painel de embarque, e/ou comprovantes de eventos perdidos em razão do ocorrido.
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Quanto tempo a companhia aérea pode alterar o voo?

De acordo com as normas da ANAC, se o voo da Gol ou de qualquer outra companhia aérea sofrer uma alteração superior a 30 minutos (no caso de voos nacionais) e não for conveniente para o passageiro, ele tem o direito de solicitar o reembolso integral do valor pago sem qualquer ônus.
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O que diz a Resolução 280 da ANAC?

34 da Resolução nº 280, de 2013, da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac, com o objetivo de permitir que pessoas com sessenta anos ou mais possam ocupar assento adjacente a saída de emergência, em aeronave. Sala das Sessões, em de de 2024.
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Quanto posso ganhar por voo atrasado?

Portanto, é direito do consumidor em caso de atraso de voo receber uma indenização por danos morais. O valor da indenização por atraso de voo está em média R$4.500,00 no Brasil. Mas, se você tiver que enfrentar um problema sério por causa do voo atrasado, a indenização pode ser maior e chegar a até R$10 mil.
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Como entrar com ação por atraso de voo?

Para entrar com uma ação para esse tipo de indenização, você precisa comprovar de alguma forma esse dano moral sofrido. Isso é possível por meio de recibos, comprovantes do evento perdido, passagens do voo atrasado ou cancelado, reservas no seu nome, etc.
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Como solicitar reembolso por atraso de voo?

O reembolso por voo cancelado pode ser solicitado junto à companhia aérea por meio dos canais de atendimento ao cliente. São eles: o serviço de atendimento telefônico, chat online do site da empresa ou e-mail. No site da companhia, é possível fazer o login e solicitar o cancelamento e o reembolso.
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Qual o valor mínimo de indenização por danos morais?

Já nos Danos Morais, como não é possível “desfazer” os danos que uma pessoa sofreu, nem estipular uma quantia em razão disso, o valor da Indenização vai depender muito da análise de cada caso. Mas, em regra, você pode pedir qualquer valor de Indenização, desde R$ 1.000,00 até mais de R$ 500.000,00.
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Como se dá a comprovação do dano moral?

O Trabalhador deve ter Testemunhas!

Portanto as provas apresentadas pelas testemunhas podem confirmar a veracidade sobre a conduta do chefe, ou do colega, e tornam-se fundamentais para o processo de danos morais.
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Qual o prazo para entrar com processo de danos morais?

Sobre o prazo prescricional, o Código Civil de 2002, define que uma ação indenizatória pelos danos moral e material seja de três anos. Mas, se o dano decorrer de uma relação de consumo, a vítima tem prazo de até 5 anos para mover uma ação, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor.
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Quando processar empresa aérea?

Os casos mais recorrentes para processo contra companhia aérea:
  • Overbooking.
  • Avião muito vazio.
  • Cancelamento de Passagem.
  • Condições Climáticas.
  • Manutenção em Espaçonave não programada.
  • Congestionamento de linha aérea.
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Precisa de advogado para processar companhia aérea?

O primeiro passo é contatar diretamente a companhia aérea, solicitando as providências legais para amenizar os danos causados. Com as provas em mãos, é necessário comparecer ao Juizado de Pequenas Causas ou buscar um advogado para dar continuidade ao processo.
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Quando a companhia aérea atrasa?

Atraso de voo: o que fazer? Qualquer reclamação deve ser feita, em primeiro lugar, à compnhia aérea do voo em questão. Caso não haja resposta no prazo de 6 semanas, ou esta não seja satisfatória, pode apresentar uma reclamação à ANAC no prazo máximo de 3 anos a contar da data do voo.
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Quanto tempo de atraso voo indenização?

O atraso de voo superior a 7 horas pode gerar indenização por dano moral de R$ 3 mil a R$ 15 mil por passageiro e a situação também pode render indenização por dano material. sobretudo quando há prejuízo financeiro por perda de reservas em hotéis, aluguel de carro, entradas em parques e outros passeios turísticos.
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Qual a tolerância de atraso de voo?

A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefonemas etc.). A partir de 2 horas: alimentação (lanche, bebidas etc.). A partir de 4 horas: acomodação ou hospedagem (caso o passageiro precise passar a noite e não more na cidade de onde parte o voo). Além do transporte de ida e volta ao aeroporto.
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Quais direitos voo atrasado?

oferecer gratuitamente, de acordo com o tempo de espera, assistência material; oferecer reacomodação, reembolso integral ou execução do serviço por outra modalidade de transporte, cabendo a escolha ao passageiro, quando houver atraso de voo superior a quatro horas ou cancelamento.
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