Como saber se a declaração retificadora foi aceita?
A situação de cada tributo/ente da declaração retida poderá ser consultada na página do Simples Nacional, no campo PGDAS-D, opção Declaração Mensal > Consultar Declarações.
Quanto tempo a Receita leva para processar uma declaração?
A Receita Federal tem 5 (cinco) anos para analisar qualquer declaração, retida ou não em malha, e pode solicitar documentos e informações adicionais. O prazo de conclusão depende muito do estoque de declarações retidas, da complexidade dos casos e do tempo de resposta do contribuinte.
entre no Portal de Serviços do Contribuinte da Receita Federal. clique em Meu Imposto de Renda. Acesse com sua conta gov.br. Assim que abrir a página, o status aparecerá ao lado de "IRPF 2024"
Procedimentos para PAGAMENTO E RESTITUIÇÃO após a RETIFICAÇÃO da Declaração de Imposto de Renda
Porque a declaração fica muito tempo em processamento?
Primeiramente: se a sua declaração está em processamento, isso significa que a Receita Federal entende que ela foi entregue. Portanto, se você entregou no prazo, não precisa ter medo de multa. O que acontece é que, agora, a sua declaração está sendo analisada pelo Leão.
Ao entrar no site Meu Imposto de Renda com a conta gov.br, é possível selecionar a aba “Consultar meu imposto de renda”, na qual, em seguida, o declarante pode conferir todas suas declarações e os respectivos status.
Essa posição indica que a declaração foi recebida e está na base de dados da Receita, mas o órgão aguarda documentos solicitados ao contribuinte. Outra possibilidade é a declaração ainda não ter sido processada, por estar à espera do fim da análise de documentos entregues pelo contribuinte.
É possível retificar uma declaração já processada?
É possível retificar uma declaração já processada? Sim, mesmo uma declaração que já está como “processada” pode ser retificada. Querendo ou não, a Receita Federal tem até 5 anos para analisar as declarações, desse modo, se existem erros, é melhor corrigir.
Após o prazo de entrega da declaração, os contribuintes podem retificar no máximo cinco vezes e por até cinco anos, desde que o documento não esteja sob procedimento de fiscalização da Receita Federal — ou seja, desde que o contribuinte não tenha sido convocado pelo órgão para prestar contas.
O que acontece quando retificar o Imposto de Renda?
A declaração retificadora anula a declaração enviada anteriormente, então o prazo da restituição conta a partir da retificação. Há alguns cenários em que o contribuinte precisa prestar atenção, se fizer a retificação após o dia 31 de maio – fim do prazo da declaração.
Se você se lembrou de alguma informação ou percebeu que cometeu um erro antes de ser avisado pela Receita, basta enviar uma declaração retificadora. Isso pode ser feito quantas vezes forem necessárias.
Você receberá, em cerca de 30 dias, no endereço informado na declaração, uma Notificação de Restituição Indevida a Devolver (RID), acompanhada das informações necessárias para preenchimento do Darf para pagamento.
Qual a mensagem que aparece quando cai na malha fina?
Ao checar a situação da declaração poderão aparecer as seguintes mensagens: não entregue; declaração na base de dados da Receita Federal; em processamento; processada; em fila de restituição; com pendências; em análise; retificada; cancelada; e em tratamento manual.
Após a retificação, o contribuinte pode acessar o e-CAC novamente para verificar o status da declaração retificadora na aba 'Meu Imposto de Renda'. “Normalmente, após um ou dois dias, o contribuinte já consegue conferir esse status.
Você pode consultar, a qualquer momento, a situação da sua declaração no extrato de processamento, disponível no sistema Meu Imposto de Renda, no e-CAC; ou de forma simplificado no sistema de consulta de restituição.
Se o contribuinte recebeu notificação sobre alguma pendência, mas não fez nada para retificá-la, a multa a ser paga é de 75% sobre o imposto devido, corrigida pela variação da Selic. “Além disso, a Receita Federal não está obrigada a realizar as análises assim que receber a declaração do contribuinte.
Qual a mensagem que aparece quando a restituição do Imposto de Renda está liberada?
Se a mensagem do sistema indicar que a declaração está "processada, em fila de restituição", então significa que o reembolso está esperando para cair na conta bancária.
O tempo de duração da retificação judicial depende da localidade. Existem lugares onde o processo não dura mais de 03 (três) meses. Contudo, em outros o mesmo processo poderá durar mais de um ano. Em comparação, dificilmente uma retificação administrativa dura mais do que um mês.
Acesse o Portal e-CAC; realize o login com sua conta gov.br; na barra de pesquisa, digite “Meu Imposto de Renda” e clique na primeira opção; você será redirecionado para uma página com suas declarações de IRPF e os seus respectivos status.
Porque meu Imposto de Renda ainda está em processamento?
A mensagem “processada” significa que a análise foi concluída, mas o resultado ainda pode estar pendente. Já a mensagem “com pendências” significa que o contribuinte precisa consultar as pendências e resolvê-las.
Quanto tempo a declaração fica na base de dados da Receita Federal?
No geral, o prazo médio é de até 5 dias úteis para declarações simples e sem pendências. Enquanto a Receita Federal processa sua declaração, você pode acompanhar o status do documento no site ou no aplicativo “Meu Imposto de Renda”.
Na prática, significa que o contribuinte que já enviou a declaração pode, por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Cidadão (e-CAC), verificar se a declaração têm pendências ou está correta.
Segundo Valdir Amorim, especialista em IR da IOB, desde 2019, os contribuintes que caem na malha fina são comunicados normalmente 24 horas após a entrega, mas esse prazo pode variar conforme a demanda da Receita.