É importante que se espere pelo menos 5 minutos após o motor ter sido desligado para se medir o nível do óleo. Isto porque, neste tempo, o óleo vem descendo das partes mais altas do motor para o cárter e assim podemos ter a medida real do volume do óleo.
Há um consenso entre as engenharias das fábricas de que o razoável é baixar um litro cada cinco mil quilômetros. Mas à medida que a quilometragem aumenta, pode haver também um acréscimo nesse consumo de óleo, mas que não deve ser superior a um litro cada mil quilômetros.
Para se ter uma noção, em um veículo novo, é comum abaixar cerca de 1 litro de óleo a cada 5 mil quilômetros rodados. Com o tempo e o aumento da quilometragem, o consumo de óleo pode chegar até a 1 litro por mil quilômetros rodados.
A primeira razão é o consumo por evaporação, devido ao fato de o lubrificante trabalhar aquecido. Outra fonte do consumo é por diluição de combustível não queimado, o qual diminui sua viscosidade, permitindo que uma pequena parcela passe para a câmara de combustão e seja queimada.
Quanto ele pode baixar na vareta? Não existe uma regra, mas há um consenso na indústria automobilística de ser razoável o óleo do motor baixar cerca de um litro a cada 5.000 km em um carro pouco rodado. Se sua quilometragem for elevada, perto de 100 mil km, admite-se um consumo de até um litro por mil quilômetros.
Ideal é baixar 0ml, mas normal (Formado pela maioria das motos) é baixar mal e mal 20-40ml por 1000km. Sua moto tá um pouco acima do normal (A maioria), mas tá MUITO pior que o ideal (Que é baixar nada, que existe sim em algumas motos).
Agora, é hora de checar qual nível o óleo está marcando. Se estiver no nível mínimo, você terá que completar com o óleo igual ao que já está no motor, sem deixar que ele passe do nível máximo da vareta. Se estiver entre o nível mínimo e o máximo, tudo certo.
Dentro dos limites que o fabricante estabelece, é normal haver uma variação no nível do óleo e ser preciso completa-lo. O ideal é utilizar a mesma marca e as mesmas especificações do lubrificante que está no motor.
Frequência recomendada para verificar o óleo de motor. Você só precisa de um minuto para verificá-lo, uma vez por semana, o que pode evitar que o motor tenha problemas graves.
Quanto tempo devo esperar para medir o óleo do motor?
Você deve verificar o nível de óleo do carro uma vez por mês, a cada mudança de estação ou antes de embarcar em uma longa viagem. Se seu veículo for antigo, é aconselhável medi-lo a cada duas semanas.
É normal um carro novo baixar óleo? Sim, é normal que o nível de óleo do motor de um carro novo baixe um pouco entre as trocas. No entanto, se for necessário repor muito óleo entre as trocas, pode ser um sinal de um problema no motor.
Quanto tempo depois de desligar o carro posso medir o óleo?
O ideal é medir o óleo com o motor frio ou em pelo menos 5 minutos após o motor ser desligado e num terreno plano, porém ao se medir com motor quente, o nível da vareta deve estar acima do mínimo.
Aguarde pelo menos 10 minutos, para que o óleo drene do motor para o cárter. Levante e prenda o capô. Depois, encontre a parte superior da vareta de nível. Em geral, ela é muito fácil de se ver e de se alcançar.
Desgastes internos. Desgastes internos no motor, como cilindros e guias de válvula desgastados, podem causar uma rápida diminuição do nível de óleo. Por exemplo, os cilindros desgastados permitem que o óleo passe pelos anéis de pistão e entre na câmara de combustão, onde é queimado.
O nível de lubrificante no motor é decisivo. Se não for adequado, pode resultar em avarias como: problemas no filtro de partículas (DPF ou FAP), quebra do turbo, cames ou válvulas ou gripagem do motor devido ao aumento da temperatura e fusão de peças metálicas.
Evite misturar óleos de tipos diferentes (mineral ou sintético) ou completar um óleo antigo com óleo novo; Mantenha o motor sempre regulado e faça a substituição das velas; Faça a substituição do filtro sempre que trocar o óleo; Evite abastecer o veículo com combustível de má qualidade (adulterado).
Para evitar esse tipo de problema, verifique o nível do óleo sempre com o motor frio e desligado. O veículo tem de estar em local plano para evitar que o lubrificante fique acumulado em um único lado do cárter.
Deve haver duas pequenas marcas na ponta da vareta, uma correspondente ao nível máximo de óleo, e a outra, ao nível mínimo. A marcação do nível mínimo é a mais próxima da ponta. Em um carro com a quantidade correta de óleo, cujo motor está frio, o nível na vareta deve estar na metade da distância entre as duas marcas.
A frequência recomendada para a troca de óleo do motor pode variar de acordo com o fabricante do veículo e o tipo de óleo usado. No entanto, como regra geral, a maioria dos fabricantes recomenda a troca de óleo a cada 5.000 a 7.500 quilômetros ou a cada 6 meses, o que ocorrer primeiro.
Se o nível de óleo do motor do veículo for baixo, podem ocorrer vários sintomas, como uma luz de aviso no painel de instrumentos, sons do motor mais fortes ou ruidosos que o normal, uma perda de potência do motor ou um aumento do consumo de combustível.
Sem o óleo do motor, uma folga entre os tuchos e os ressaltos do comando é criada, resultando em barulho e mais atrito. Minutos depois, o esperado acontece: uma explosão no motor do carro, uma nuvem de fumaça e algumas peças de metal saindo do motor.
Ele estima, nos motores atuais, um consumo normal de lubrificante entre 200ml e 300ml a cada 7.000 quilômetros, aproximadamente. Porém, Tomanik adverte que, se for necessário ficar repondo o óleo entre as trocas, é sinal de que há algo errado com o motor.
Confira debaixo do carro se tem uma pocinha de óleo. Mas, se você procurou o óleo vazando ou gotejando e não achou, se tudo estiver sequinho, o óleo pode estar abaixando porque ele está queimando junto com a gasolina. E esse óleo queimado sai pelo escapamento.
Ao notar o nível do óleo baixo, considere extremamente necessário realizar a troca desse lubrificante, principalmente quando ele apresentar uma coloração escura. A cor normal do lubrificante deve ser semelhante à cor de mel.