O cordão umbilical liga o bebê à placenta, órgão responsável por transferir oxigênio e micronutrientes da mãe para o bebê. Depois que o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado pois não tem mais função. O coto que fica ligado à barriga do recém-nascido resseca e cai de 7 a 15 dias depois do parto.
À medida que o coto umbilical for cicatrizando, é normal que o umbigo escureça até cair sozinho quando o bebê tiver entre 10 e 15 dias. Depois, se o coto não cair, a mãe deve procurar o pediatra, pois existem doenças, como o hipotireoidismo congênito, e um de seus sintomas é o atraso na queda do coto umbilical.
O coto umbilical costuma cair entre 7 e 15 dias de vida do recém-nascido. Mas essa é apenas uma média: a queda do umbigo pode demorar muito mais tempo, sem que isso seja razão para se preocupar. Se não estiver inflamado nem apresentar mau cheiro, é só continuar seguindo a orientação do pediatra.
O que fazer para o umbigo do bebê cair mais rápido?
Podemos acelerar o processo de queda usando um cotonete embebido em álcool e secar a base 1 a 2 X ao dia. Da mesma forma, quando o coto cai, essa mesma secreção aparece ao fundo do umbigo e pode ser secada com cotonete e álcool.
Se a região ao redor do coto umbilical apresentar-se excessivamente avermelhada, secreção exagerada ou forte sangramento pode ser infecção e o pediatra deve ser procurado. Em alguns bebês, depois que o coto cai, o umbigo pode inchar e continuar a vazar um pouco.
Como saber se o umbigo do bebê esta cicatrizando bem?
Dra. Giuliana Fongaro: Após a queda do coto, devemos continuar limpando com álcool 70% até que não haja sujeira no local. É comum após a queda que ainda fique com um pouco de sangue no local. O umbigo é considerado cicatrizado quando está seco e sem sujeira.
1ª FASE - Após o nascimento, o coto umbilical começa a secar-se e fica branco-azulado. Com o passar do tempo, o coto vai endurecer e cair, normalmente entre 5-15 dias. Não se preocupe se isso não acontecer dentro do previsto, pois há casos em que demora bem mais.
O cordão umbilical liga o bebê à placenta, órgão responsável por transferir oxigênio e micronutrientes da mãe para o bebê. Depois que o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado pois não tem mais função. O coto que fica ligado à barriga do recém-nascido resseca e cai de 7 a 15 dias depois do parto.
Após a queda do coto umbilical é normal que a cicatriz pareça estar estufada (pra fora), devido ao afastamento da musculatura do abdômen, formando uma hérnia, que é normal no recém nascido.
Após o coto umbilical cair é importante manter o local sob observação e a limpeza deve continuar até o local estar completamente cicatrizado. Depois do banho, é importante sempre secar o umbigo com uma compressa ou pano limpo, fazendo movimentos circulares suaves.
Doença infecciosa aguda também conhecida como “mal de sete dias”, grave, não contagiosa, que acomete o recém nascido nos primeiros 28 dias de vida, tendo como manifestação clínica inicial a dificuldade de sucção, irritabilidade e choro constante.
Dica: pode limpar sem medo, o bebê não sente nenhuma dor no processo, pois as células da região já estão mortas. O cordão umbilical deve cair entre uma e duas semanas de vida.
Geralmente, o coto umbilical cai entre 5-21 dias, Não se preocupe se isso não acontecer dentro do previsto, pois há casos em que demora bem mais. O importantes é que ele esteja sequinho, sem nenhuma área avermelhada na pele ao redor dele, sem secreção ou mau cheiro.
Alguns pais tentam cobrir a área umbilical com moedas, bandagens ou lenços, para mudar como o bebê nasceu – nada disso funciona e pode irritar a área ainda mais. Enquanto seu recém-nascido ainda tiver seu cordão umbilical, é melhor dar rápidos banhos de esponja do que submergir o coto do cordão.
Quanto tempo demora para cicatrizar o umbigo do bebê?
Normalmente, o coto umbilical leva de 10 a 21 dias para cair. Durante esse processo, vai se tornando seco e preto e, após cair, ainda leva aproximadamente de 7 a 10 dias para cicatrizar por inteiro.
3A cicatrização do umbigo do bebê após a queda do coto acontece normalmente entre 7 e 10 dias, podendo variar de bebê para bebê. 4Quando a cicatrização demora demais para acontecer ou quando o umbigo do bebê inflama, é necessário procurar um pediatra para verificar as possibilidades de tratamento.
Antigamente, a tradição era enterrar o umbigo do bebê em um lugar que determinasse o futuro da criança. Embaixo de uma roseira para uma linda mulher, na porteira da fazenda para um fazendeiro próspero e assim por diante.
O que fazer para o umbigo do bebê entrar para dentro?
O tratamento para hérnia umbilical é exclusivamente cirúrgico, de preferência de modo eletivo, evitando que a cirurgia necessite ser realizada em caráter de urgência, quando o intestino fica preso dentro da hérnia, prejudicando a circulação sanguínea, tornando a cirurgia mais complicada.
É comum que algumas gotas de sangue saiam do umbigo. Isso acontece por conta do rompimento dos vasinhos que se separam conforme o coto vai se desprendendo. Neste caso, você não precisa se preocupar! O médico também deve ser consultado se o coto demorar mais de 15 dias para cair.
Logo nos primeiros dias de vida, o cordão é gelatinoso, depois seca progressivamente, mumifica entre o 3º ou 4º dia e cai habitualmente entre o 6º e 15º dia de vida.
Ela pode começar ao redor do umbigo e, depois, passar para o lado direito do baixo ventre. Pode ocorrer de o sintoma piorar com a tosse. Vômitos. Febre, que, geralmente, começa após 1 ou 2 dias.
Como saber se o umbigo do bebê vai ficar estufado?
A hérnia umbilical, também conhecida como umbigo estufado, manifesta-se pela presença de uma saliência visível e palpável na região do umbigo. Pode se tornar mais evidente quando a criança chora, tosse ou faz algum esforço.
– Realizar a limpeza, no mínimo 1x/dia, lavando-o com água e sabão neutro, secando suavemente. – Após a limpeza, umedecer cotonete com clorexidina 2,3 ou álcool 70%³ e aplicar em toda a circunferência da base do coto (entre o coto e a pele), repetindo até que o cotonete saia limpo, apenas 1x/dia.
Quanto tempo demora para o umbigo volta ao normal depois do parto?
Em média, a cicatrização demora de 7 a 14 dias. O tecido cicatricial resultante forma o que conhecemos como o umbigo do recém-nascido. Embora sua função como ponto de ligação vital tenha terminado, o umbigo permanece como uma característica anatômica importante, mas agora sem uma função fisiológica específica no bebê.