As canetas de insulina abertas e em utilização, podem ser mantidas em temperatura ambiente (máximo 30 graus) por até 28 dias. Descarte Canetas descartáveis, agulhas e seringas e algodão sujo de sangue devem ser descartados em recipientes especiais apropriados.
Quanto tempo dura a caneta de insulina do SUS? A duração de uma caneta de insulina fornecida pelo SUS depende da dosagem diária do paciente. Por exemplo, se um paciente usa 30 unidades por dia, uma caneta com 300 unidades durará cerca de 10 dias. É essencial seguir as orientações médicas para garantir o uso adequado.
Além de ser uma opção mais prática para a aplicação, as canetas de insulina tem armazenamento e transporte fácil (podem ser carregadas na bolsa ou no bolso), e podem ser conservadas fora da geladeira por um período de até 30 dias, em média.
Segurando a caneta na mesma posição, pressione o botão injetor e verifique se uma pequena gota de líquido (insulina) apareceu na ponta da agulha. Se necessário, repita o procedimento até observar que o fluxo de insulina está ocorrendo.
A caneta apenas administra uma dose maxíma de 60 unidades por vez. Se você precisa aplicar 90 unidades: 1) Teste o fluxo de insulina; 2) Selecione a primeira dose com 60 unidades; 3) Injete as 60 unidades; Para obter a dose completa de 90 unidades, você precisa injetar mais 30 unidades.
Quantas vezes pode ser usada a agulha da caneta de insulina?
A higiene das mãos e dos locais de aplicação é fundamental para proporcionar a necessária segurança quanto à reutilização do conjunto seringa/agulha. Com base nessas considerações, consideramos adequada sua reutilização por até 08 aplicações, sempre pela mesma pessoa.
Desde 2019, as canetas de insulina humana NPH e Regular para o tratamento do diabetes são fornecidas gratuitamente nas farmácias das unidades de saúde municipais. São dispositivos de fácil manuseio, maior comodidade e precisão na aplicação.
A insulina deve ser aplicada em temperatura ambiente, pois quando aplicada gelada pode ocasionar alteração no tempo de absorção e de difusão do medicamento. A aplicação da insulina gelada também pode causar dor.
As canetas lacradas devem ser armazenadas e/ou transportadas na geladeira em uma temperatura entre 2º e 8º graus. Enquanto as canetas que estão em uso devem ser armazenadas e/ou transportadas em temperatura ambiente, em local limpo, sem unidade, sem incidência direta de luz solar e com temperatura amena.
Pacientes com Diabetes Mellitus 1 ou 2, nas seguintes faixas-etárias: a) Menor ou igual a 19 anos; b) Maior ou igual a 45 anos (Nota Técnica nº 169/2022 - CGAFB/DAF/SCTIE/MS).
Os refis e as canetas descartáveis podem, da mesma forma que os frascos, serem guardadas em temperatura ambiente ou na geladeira. Os refis abertos e as canetas descartáveis abertas tem validade de um mês também.
Insulina fechada (lacrada), conservar em geladeira (entre 2ºC e 8°C), na prateleira próximo a gaveta de verduras. Não guardar na porta da geladeira, e nem no congelador ou próximo dele. Insulinas perdem sua estabilidade e sofrem alteração quando temperaturas altas (acima de 30°C) ou baixas (abaixo de 2º).
Qual a taxa de glicose que é necessário tomar insulina?
A terapêutica com insulina deve ser iniciada quando: Apesar do uso de doses máximas de duas ou três drogas orais por alguns meses, o paciente mantiver níveis de HbA1c > 7% (ou > 8% em populações específicas como idosos, maior risco de hipoglicemias, etc.)
As seringas para insulina possuem graduação em Unidade Internacional (UI), cada UI equivale a 0,01 mL. Geralmente são encontradas em capacidades de 30, 50 e 100 UI (equivalente a 0,3 - 0,5 e 1mL).
A insulina NPH pode ser usada em dose única diária em todos os pacientes utilizando doses até 40 UI/dia. Pacientes que necessitam de doses maiores que 40UI/dia deverão ter a dose fracionada para se evitar a hipoglicemia.
Quantas vezes posso usar a agulha da caneta de insulina?
No caso da reutilização da seringa devemos acrescentar o risco de alterações na escala de graduação o que provoca o risco de imprecisão da dose injetada e descontrole glicêmico 7-10. Sendo assim, entendemos que as agulhas devem ser utilizadas apenas uma vez e devem ser descartadas após.
A resistência à insulina acontece quando a ação desse hormônio, de transportar a glicose do sangue para o interior das células, está diminuída, fazendo com que a glicose se acumule no sangue, dando origem a uma diabetes.
Porque não se pode aplicar insulina no mesmo lugar?
Outro ponto muito importante: realizar rodízios dos locais de aplicação! Isso porque, usar uma mesma área por muito tempo pode provocar formação de depósitos de gordura chamados lipodistrofia insulínica.