Hyundai. As transmissões automáticas de todos os modelos HMB (HB20, Creta e HB20 nova geração) são livres de manutenção, sem necessidade de inspeção periódica. Caso o veículo seja utilizado em condições severas, recomenda-se a substituição do fluido da transmissão automática a cada 100.000 km.
Verdade: as transmissões automáticas são projetadas para durar toda a vida útil do veículo. Em alguns carros, nem mesmo a substituição do óleo lubrificante é necessária, por usarem lubrificantes de ultrabaixa viscosidade.
Quando trocar o óleo do câmbio automático do HB20?
Seu carro já está com 50.000 km ? Tem câmbio automático ! Então fique ligado é necessário fazer a troca do fluído , evite problemas futuros ! Essa é uma indicação do fabricante do câmbio e do óleo de câmbio !
Caso seja automático, o valor fica na faixa de R$500 a R$5000. Isso mesmo. O conserto do mecanismo nos modelos automáticos costuma ser mais caro em comparação aos manuais. Sobretudo, porque as engrenagens do carro são muito mais complexas e o preço das peças de reposição não é nada barato.
O PREÇO ASSUSTOU? BYD SHARK LANÇADA NO BRASIL. QUANTO CUSTA E OS DETALHES DA CAMINHONETE HÍBRIDA
O que faz estragar o câmbio automático?
O atrito entre as partes internas é elevado e a temperatura alta pode ser a vilã, sendo algo pouco recomendado. Os problemas recorrentes com o fluido desgastado são trancos na troca de marchas. A transmissão também pode demorar para tracionar as rodas quando há aceleração.
Qual o valor da troca de óleo do câmbio automático?
O custo desta manutenção pode variar, mas em média, você deve esperar gastar entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00. Este valor pode ser influenciado pela região onde você mora, o modelo do seu carro e a oficina que você escolhe.
Nesse comparativo analisamos o Hyundai HB20 com câmbio automático de seis marchas e o Nissan March, que utiliza câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável).
Isso equivale a cerca de 8 anos de uso moderado do veículo. É claro que, só com cuidados preventivos a caixa se mantém nas condições ideais por tanto tempo. É necessário, por exemplo, ter bons hábitos de condução.
Isso pode ocorrer quando o sistema hidráulico do câmbio não está funcionando corretamente, o que pode ser causado por vazamentos, entupimentos ou problemas com as válvulas. Outra causa comum é o desgaste dos componentes internos do câmbio, como as embreagens e os discos de fricção.
Podemos concluir que as caixas de câmbio automáticas duram mais que as manuais pelo simples fato de exigirem menos intervenção humana, pois não há embreagem para pisar, nem erros de troca de marchas ou solavancos desnecessários. Mas há mais.
Quando o assunto é o câmbio CVT, o mesmo ocorre. Honda, Mitsubishi e CAOA Chery incluem a troca parcial do fluído a cada 40 mil km. Já a Toyota recomenda a inspeção do mesmo com essa periodicidade, com a troca sendo feita caso haja necessidade. Na Nissan a instrução é similar, porém a checagem é feita a cada 10 mil km.
HB20 Platinum Safety 1.0L TGDI com transmissão automática 2024/2025 preço público sugerido à vista (válido para todo o Brasil): de R$ 122.290 por R$113.990 à vista com pintura preto ônix e frete incluso.
O modelo com motor 1.6 e câmbio automático roda 7,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol, além de 11,5 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina.
Como saber se o óleo do câmbio automático está ruim?
Se você sente o câmbio emperrado, barulhos estranhos ou alguns vazamentos, pode ser sinal de que o óleo está baixo. Manter o óleo na quantidade correta é essencial para o bom funcionamento do câmbio, principalmente para evitar desgastes que podem levar a reparos caros ou até mesmo irreversíveis.
O que acontece se eu não trocar o óleo do câmbio automático?
Com o tempo, o óleo pode perder as propriedades devido às impurezas ou mesmo pela contaminação por partículas metálicas. Ao se deteriorar, o óleo do câmbio automático deixa de ter o poder de lubrificação. Desta forma, ocorre um aumento do atrito das peças internas e a aceleração do desgaste de cada uma.
Conforme orientações de nossos manuais de proprietário, para as transmissões CVT, recomenda-se a substituição do fluido a cada 40.000 km ou 36 meses. No caso da transmissão automática convencional, presente no Accord do nosso line-up atual, a troca do fluido deve ocorrer a cada 80.000 km.
Em geral, os veículos de câmbio automático podem rodar até 150.000 km, se tiverem a manutenção e cuidados preventivos em dia. Do contrário, seu carro pode apresentar problema no câmbio automático antes dos 50.000 km.
Dirigir constantemente com carga excessiva no veículo ou em condições severas, como subidas íngremes e terrenos acidentados, pode causar superaquecimento e sobrecarga no câmbio automático. Mudanças bruscas de marcha e acelerações rápidas também podem sobrecarregar o câmbio automático, levando a um desgaste prematuro.
Como saber se um câmbio automático está em boas condições?
Um dos primeiros e mais comuns sintomas de um defeito no câmbio automático são as mudanças de marcha irregulares. Você pode perceber que seu veículo está mudando de marcha de maneira errática ou não comum, ou talvez a transição entre as marchas esteja ocorrendo de maneira áspera ou desconfortável.