A duração de um tornado é outra importante característica desse fenômeno. A partir do momento em que entram em contato com o chão e a depender da sua velocidade, os tornados não duram mais do que alguns minutos: de dez a 20 minutos em média. Tornados mais intensos, no entanto, podem ter duração de uma até três horas.
Tornado é um redemoinho de ventos girando com muita velocidade que se forma em condições especiais num ambiente de tempestade muito forte. Diferente de um furacão ou de um tufão, tornados têm duração de 10 minutos a 1 hora e diâmetro médio de 2 km.
Eles formam-se em águas quentes dos oceanos, aquelas que possuem temperaturas médias de aproximadamente 26ºC. Seu tempo médio de duração é de dois ou três dias.
Se a sua residência não tem porão, fique em corredor interno e deitado próximo ao chão; – Se você for surpreendido por um tornado, fora de casa, deve deitar-se, em uma vala ou depressão do terreno; – Procure lugares seguros em sua residência ou sala de aula.
Ambos são ventos muito fortes, com velocidades que podem ultrapassar 120 km/h e com um diâmetro que pode variar entre 200 km e 400 km. Já os tornados são mais intensos e destrutivos que os ciclones, porém têm tamanho e duração menores.
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), os ciclones surgem normalmente nos oceanos, podendo durar vários dias e percorrer um longo caminho, com bastante intensidade.
O dia era 31 de maio de 2013. Ela acompanhava um tornado EF-3 extremamente grande e poderoso, perto de El Reno, no centro do Estado americano de Oklahoma. A velocidade do vento era de 475 km/h. O tornado de El Reno foi o mais potente já registrado.
O principal fator que causa o surgimento desse fenômeno é a diferença de pressão atmosférica derivada da sobreposição de massas de ar com temperaturas contrastantes, isto é, uma quente e uma fria, que se encontram na origem desse tipo específico de nuvem. Um tornado pode surgir em qualquer horário do dia.
Mesmo tornados relativamente fracos podem capotar veículos, e os mais fortes podem levantá-los no ar completamente, jogando-os a longas distâncias e causando ferimentos e até morte para os seus ocupantes.
O melhor lugar para se estar é dentro de um edifício robusto, que tem maior probabilidade de resistir aos ventos que podem chegar a 500 km/h. É importante também ficar atento a alertas de órgãos oficiais. E fazer de tudo para não estar ao ar livre durante um tornado.
Meteorologistas da Universidade do Estado do Colorado (CSU, em inglês) aumentaram a quantidade de furacões previstos para 2024. "O Beryl, um furacão tropical profundo categoria 5, é provável prenúncio de temporada hiperativa", segundo a previsão divulgada nessa terça-feira (9).
O sul dos EUA, com os estados da Flórida, Louisiana e Texas, é, portanto, o mais freqüentemente afetado. Os estados mais setentrionais da Carolina do Sul, Carolina do Norte e Virgínia também são freqüentemente afetados, mas os furacões geralmente têm menos poder destrutivo neste extremo norte.
As mortes caíram substancialmente agora que as pessoas podem evacuar a zona com tempo. Mas ainda há mortes nos países em desenvolvimento, principalmente. Além disso, há danos a fazendas, gado, casas, estradas. É bem possível sobreviver à tempestade apenas para viver nas piores condições.
Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre rápida elevação, subindo em espiral e cria um mini centro de baixa pressão. Devido ao princípio da conservação do momento angular esse redemoinho ganha velocidade e acaba levantando a poeira do solo, fazendo com que um funil de 'sujeira' seja visível.
Os tornados só podem ser considerados como tal se tocarem o solo, caso contrário, são chamados apenas de “funis”. Os tornados e furacões costumam ser diferenciados também pela seguinte forma: um tornado pode ser percebido inteiramente a olho nu, enquanto os furacões são grandes demais para isso.
O campeão em tornados no mundo são os Estados Unidos. A região central do país é conhecida como Alameda dos Tornados, faixa que inclui Texas, Oklahoma e Kansas, que juntos registraram 15,3 mil tornados de 1950 a 2009. No Brasil, os números são mais tímidos e a potência destrutiva dos eventos é menor.
Danos. A destruição provocada pelos tornados é altamente concentrada e extremamente violenta. O efeito chaminé provoca o arrastamento das árvores, a destruição das habitações e a elevação no ar dos destroços resultantes.
O Atlântico Sul, portanto, não apresenta condições favoráveis à formação das tempestades tropicais. E o fenômeno meteorológico conhecido como tesoura ou cisalhamento do vento é raro nos países próximos à, Linha do Equador que é o caso do Brasil.
"O tornado é talvez o elemento meteorológico mais difícil de prever. Você pode prever uma tempestade severa, como foi feito", explica Souza. De acordo com o especialista, 98% das grandes tempestades não geram tornados.
Se a sua residência não tem porão, fique em corredor interno e deitado próximo ao chão. Se você for surpreendido por um tornado, fora de casa, deve deitar-se, em uma vala ou depressão do terreno. Procure lugares seguros em sua residência ou sala de aula.
O tornado é um tipo de ciclone, com dimensões e duração bem menores que a de um furacão. Porém, esse fenômeno é capaz de gerar grandes catástrofes. O tornado é um tipo de ciclone, ou seja, redemoinhos atmosféricos que giram em torno de um centro de baixa pressão atmosférica.
A Escala de Furacões de Saffir-Simpson é uma escala estadunidense usada para classificar o potencial de danos dos furacões. Segundo ela, todo ciclone tem potencial de dano, mas apenas os classificados na categoria 3 em diante são considerados grandes furacões.
Houston; Nova Orleans; Miami; Mobile, Alabama, Tampa, Flórida; e Charleston, na Carolina do Sul, estão entre os locais onde o clima quente parecerá mais julho do que final de maio durante o fim de semana de feriado. Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
O Tornado dos Três Estados de quarta-feira, 18 de Março de 1925 , foi o tornado mais mortal na história dos Estados Unidos. Ele também foi o mais forte durante uma grande onda de, pelo menos, 12 tornados significantes, abrangendo uma grande parte do centro-oeste e sul dos Estados Unidos.
O ar mais quente e úmido fica menos denso e, por isso, começa a subir, diminuindo a pressão atmosférica na superfície e criando uma área de baixa pressão. Contrariamente, nos arredores dessa superfície, tem-se uma região de ar frio e alta pressão atmosférica.