Os níveis sonoros considerados seguros para a audição são de até 85 dB durante um período de 8 horas por dia. Para cada aumento de 3 dB no nível sonoro, o tempo de exposição seguro é reduzido pela metade. Ou seja, se o nível sonoro aumentar para 88 dB, o tempo de exposição seguro é de apenas 4 horas por dia.
Para não prejudicar a audição, é necessário limitar o tempo em que nos submetemos a atividades muito barulhentas. Por isso, o ideal é usar fones de ouvido no máximo uma hora por dia, segundo a OMS.
Em média, a maioria dos fones de ouvido Bluetooth tem uma duração de bateria de cerca de 4 a 8 horas de reprodução contínua de música. No entanto, alguns modelos mais avançados podem durar até 12 horas ou mais.
Quanto tempo demora para ficar surdo com fone de ouvido?
O volume máximo dos fones de ouvido é 105 a 110 decibéis. E o ouvido pode começar a ter danos se você passar mais de duas horas com nível acima de 85… No volume máximo, pode começar a causar danos em 5 minutos! Um dado importante: 1 hora por dia, com fone acima de 88db, corresponde à perda de 5% da audição em 5 anos.
Os perigos de usar o FONE DE OUVIDO com um otorrinolaringologista sem estes cuidados.
Pode usar fone de ouvido todos os dias?
O tempo gasto com fones de ouvido, por exemplo, é um risco para a audição, principalmente se utilizado de forma contínua e em volumes altos. Isso porque as células auditivas, que são insubstituíveis, vibram intensamente ao receber o estímulo sonoro e o excesso dessa vibração pode diminuir o tempo de vida das células.
Enfim, concluímos que os melhores modelos de fone de ouvido para quem deseja preservar a audição são os circumaurais e intra-auriculares com cancelamento ativo de ruído. E o título de piores vai para os supra-auriculares e os auriculares sem cancelamento ativo de ruído.
que consiste basicamente em não utilizar o fone de ouvido por mais de uma hora, em um volume acima de 60%. Evite também utilizar os fones para dormir, para que não haja uma exposição prolongada, e, em casos de ambientes muito barulhentos, opte por fones que protejam mais seus ouvidos por meio do cancelamento do ruído.
Outros riscos. O uso prolongado de headphones não consegue amassar o crânio, mas pode muito bem ferir a audição. “O recomendado é em 8 horas não ultrapassar 85 decibéis.
A cada hora de música ouvida no fone, recomenda-se dez minutos de pausa. O “repouso auditivo” também serve quando vamos a um show ou ficamos expostos a um som muito alto em um determinado dia. Evitar ficar dois dias seguidos exposto a ruídos altos ajuda a “descansar”, evitando o dano auditivo.
Uma das causas mais comuns de entupimento do canal auditivo por cera é o uso de cotonetes ou outros objetos com intuito de limpar o ouvido. O cotonete é muito grande e acaba que empurra a cera muito mais do que consegue remover.
Para referência, a exposição a níveis de som acima de 85 decibéis (igual a um cortador de grama, por exemplo) pode causar possíveis danos aos ouvidos por mais de duas horas seguidas. Já a exposição a sons de 105 a 110 decibéis pode causar danos em apenas cinco minutos.
Use os fones nas duas orelhas em intensidade baixa. Utilizar um fone só faz com que você coloque o volume ainda mais alto. Faça pausas para descanso dos seus ouvidos. Observe se mesmo ouvindo música com fones você consegue ouvir conversas a sua volta, caso não consiga abaixe o volume.
Em algumas situações, como em transportes públicos, o ruído externo pode atrapalhar a ouvir músicas ou podcats, e, consequentemente, fazer com que as pessoas aumentem mais o volume. Nesse caso, a recomendação é não se expor por mais de uma hora. “Alguns fones já avisam o limite de segurança se você aumenta muito.
Faça pausas de dez minutos a cada hora de uso dos fones; Prefira os modelos externos; os intra auriculares expõem mais o canal auditivo; Sempre que necessário higienize o utensílio com álcool; Jamais empreste ou use fones de ouvidos de outras pessoas.
Em sua maioria, os fones de ouvido disponíveis no mercado atingem volumes superiores a 110dB, intensidade acima do limite mais seguro de 85dB, a partir do qual a audição começa a estar em risco. Joyce desencoraja o uso de fones por muitas horas seguidas.
Ouvir um som alto nos fones até pode ser prazeroso e relaxante, mas o volume excessivo diretamente no ouvido pode causar surdez momentânea e até irreversível.
O uso excessivo de fones também pode levar ao desenvolvimento de zumbido, uma sensação de apito constante nos ouvidos na ausência de qualquer estímulo externo. Além disso, algumas pessoas podem experimentar sensação de dor no ouvido, ouvido entupido, ou sensibilidade aumentada ao som.
É importante portanto que, como ouvinte, esteja ciente de que a maioria dos fones pode ser usada de maneira prejudicial. Portanto, busque sempre um volume confortável para você. A duração da exposição ao som também é um fator que contribui para possíveis danos aos ouvidos.